O uso de fantoches e a construção de narrativas por crianças da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Marcela Aparecida Moreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16356
Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com uma turma de 19 crianças, pertencentes a uma escola privada de Educação Infantil. O material empírico foi produzido pela proposição de atividades de leitura e de reconto de histórias. Foram realizados dez encontros, dos quais participaram as crianças, com idade entre 3 e 4 anos, sua professora e a pesquisadora. Para cada encontro escolhia-se um livro e era contada a sua história, utilizando-se também do apoio de fantoches que representavam os personagens principais e que foram especialmente produzidos para a atividade. Posteriormente à leitura, as crianças eram divididas em grupos; solicitava-se que elas recontassem a história, primeiramente sem nenhum apoio e, num segundo momento, dando-lhes a oportunidade de utilizarem os fantoches para a construção de suas narrativas. Fundamentando-nos na teoria Histórico-cultural, inicialmente o foco estava em analisar os usos que as crianças faziam dos fantoches, ou seja, verificar se e como eles interferiam na construção de suas narrativas e se poderiam ser considerados um recurso mediador para a memória e para a imaginação. Na medida em que o trabalho analítico foi sendo realizado, mostraram-se também muito relevantes as mediações da pesquisadora e dos colegas para o desenvolvimento das narrativas produzidas. Por esta razão, o objetivo central desse trabalho é investigar se e como o uso de fantoches e a presença de mediações de adultos e pares enriquecem as construções narrativas de crianças da Educação Infantil, através do possível desenvolvimento das funções psíquicas superiores, com foco na memória e na imaginação. Todos os encontros foram vídeo-filmados e áudio-gravados para possibilitar uma análise mais minuciosa dos resultados. As análises permitiram-nos identificar que os instrumentos mediadores, em especial os fantoches, acompanhados de uma mediação intencional da pesquisadora e da mediação dos colegas, além de aumentarem a motivação das crianças para recontarem as histórias, afetaram, positivamente, a estrutura das narrativas: as crianças usamnos para sustentar os enredos (ora reforçando o que foi dito, ora como elemento complementar ao texto, narrando mais coisas através da linguagem gestual); criam e incluem mais personagens (de maneira coerente com o argumento central das histórias); experimentam diferentes vozes (narrador e personagens); constroem diálogos entre personagens; atribuem características psicológicas aos personagens; alteram o direcionamento das narrativas... Esperamos que estes resultados contribuam para o que se tem refletido sobre a importância da literatura infantil, da construção de narrativas por crianças pequenas e do desenvolvimento das funções psíquicas, evidenciando a importância de uma permanente reflexão sobre as práticas pedagógicas em especial na Educação Infantil.
id PCAM_eb4843e56cd6124bec2daaf543cb6f87
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16356
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Araujo, Marcela Aparecida MoreiraPontifícia Universidade Católica de CampinasRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da2022-02-21T21:17:48Z2022-02-21T21:17:48Z2019-02-21http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/163566139433202248230Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com uma turma de 19 crianças, pertencentes a uma escola privada de Educação Infantil. O material empírico foi produzido pela proposição de atividades de leitura e de reconto de histórias. Foram realizados dez encontros, dos quais participaram as crianças, com idade entre 3 e 4 anos, sua professora e a pesquisadora. Para cada encontro escolhia-se um livro e era contada a sua história, utilizando-se também do apoio de fantoches que representavam os personagens principais e que foram especialmente produzidos para a atividade. Posteriormente à leitura, as crianças eram divididas em grupos; solicitava-se que elas recontassem a história, primeiramente sem nenhum apoio e, num segundo momento, dando-lhes a oportunidade de utilizarem os fantoches para a construção de suas narrativas. Fundamentando-nos na teoria Histórico-cultural, inicialmente o foco estava em analisar os usos que as crianças faziam dos fantoches, ou seja, verificar se e como eles interferiam na construção de suas narrativas e se poderiam ser considerados um recurso mediador para a memória e para a imaginação. Na medida em que o trabalho analítico foi sendo realizado, mostraram-se também muito relevantes as mediações da pesquisadora e dos colegas para o desenvolvimento das narrativas produzidas. Por esta razão, o objetivo central desse trabalho é investigar se e como o uso de fantoches e a presença de mediações de adultos e pares enriquecem as construções narrativas de crianças da Educação Infantil, através do possível desenvolvimento das funções psíquicas superiores, com foco na memória e na imaginação. Todos os encontros foram vídeo-filmados e áudio-gravados para possibilitar uma análise mais minuciosa dos resultados. As análises permitiram-nos identificar que os instrumentos mediadores, em especial os fantoches, acompanhados de uma mediação intencional da pesquisadora e da mediação dos colegas, além de aumentarem a motivação das crianças para recontarem as histórias, afetaram, positivamente, a estrutura das narrativas: as crianças usamnos para sustentar os enredos (ora reforçando o que foi dito, ora como elemento complementar ao texto, narrando mais coisas através da linguagem gestual); criam e incluem mais personagens (de maneira coerente com o argumento central das histórias); experimentam diferentes vozes (narrador e personagens); constroem diálogos entre personagens; atribuem características psicológicas aos personagens; alteram o direcionamento das narrativas... Esperamos que estes resultados contribuam para o que se tem refletido sobre a importância da literatura infantil, da construção de narrativas por crianças pequenas e do desenvolvimento das funções psíquicas, evidenciando a importância de uma permanente reflexão sobre as práticas pedagógicas em especial na Educação Infantil.This is a qualitative research performed with a class of 19 children, from a private nursery school. The empirical material was produced with the proposition of reading activities and storytelling. Ten meetings were held, with the participation of children aged between 3 and 4 years old, their teacher and the researcher. For each meeting a book was chosen and its history told, using the support of puppets who represented the main characters specially produced for the activity. After reading, the children were divided into groups; they were asked to recount the story, first without any support and, secondly, giving them the opportunity to use the puppets on the construction of their narratives. Based on the Historical-cultural theory, initially, the focus was on analyzing the use that children were doing of puppets, that is, to verify if and how the puppets interfered in the construction of the children's narratives and if the puppets could be considered as a mediating resource for memory and imagination. As the analytical work was being carried out, It got very relevant the mediations of the researcher and colleagues to the development of the narratives produced. For that reason, the central objective of this work is to verify if and how the use of puppets and the presence of adults and peer mediators enrich the narrative constructions of children from Nursery Education, through the possible development of higher psychic functions, focusing on memory and imagination development. All meetings were video-filmed and audio-recorded to enable a more thorough analysis of the results. The analyzes allowed us to identify that the mediating instruments, especially the puppets, accompanied by an intentional mediation of the researcher and the influence of the colleagues, increases children's motivation to recount the stories, positively, affected the structure of the narratives: the children use them to support the plots (sometimes reinforcing what It was said, and other times as a complementary element to the text, narrating more things through the corporal language); They create and include more characters (coherently with the storyline); They experience different voices (narrator and characters); build dialogues between characters; attribute psychological characteristics to the characters; alter the direction of narratives... We hope that these results contribute to the importance of children's literature, the construction of narratives by small children and the development of psychic functions, highlighting the importance of a permanent reflection on pedagogical practices, especially in the Childhood Education.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporPUC-CampinasLiteratura infantilMemória mediadaImaginaçãoPrática-pedagógicaTeoria Histórico-cultural.Literatura infantilMemória mediadaImaginaçãoPrática-pedagógicaTeoria Histórico-cultural.O uso de fantoches e a construção de narrativas por crianças da educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP5277455644761315Tortella, Jussara Cristina BarbozaPinto, Glaucia Uliana71265142566742371535239312403164CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Marcela_AMA.pdfcchsa_ppgedu_me_Marcela_AMA.pdfapplication/pdf4961171http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16356/1/cchsa_ppgedu_me_Marcela_AMA.pdf0076cc2dd695de75807bd83eeb0fc86cMD51123456789/163562022-09-02 11:36:21.066oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16356Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de fantoches e a construção de narrativas por crianças da educação infantil
title O uso de fantoches e a construção de narrativas por crianças da educação infantil
spellingShingle O uso de fantoches e a construção de narrativas por crianças da educação infantil
Araujo, Marcela Aparecida Moreira
Literatura infantil
Memória mediada
Imaginação
Prática-pedagógica
Teoria Histórico-cultural.
Literatura infantil
Memória mediada
Imaginação
Prática-pedagógica
Teoria Histórico-cultural.
title_short O uso de fantoches e a construção de narrativas por crianças da educação infantil
title_full O uso de fantoches e a construção de narrativas por crianças da educação infantil
title_fullStr O uso de fantoches e a construção de narrativas por crianças da educação infantil
title_full_unstemmed O uso de fantoches e a construção de narrativas por crianças da educação infantil
title_sort O uso de fantoches e a construção de narrativas por crianças da educação infantil
author Araujo, Marcela Aparecida Moreira
author_facet Araujo, Marcela Aparecida Moreira
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Marcela Aparecida Moreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
contributor_str_mv Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Memória mediada
Imaginação
Prática-pedagógica
Teoria Histórico-cultural.
Literatura infantil
Memória mediada
Imaginação
Prática-pedagógica
Teoria Histórico-cultural.
topic Literatura infantil
Memória mediada
Imaginação
Prática-pedagógica
Teoria Histórico-cultural.
Literatura infantil
Memória mediada
Imaginação
Prática-pedagógica
Teoria Histórico-cultural.
description Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com uma turma de 19 crianças, pertencentes a uma escola privada de Educação Infantil. O material empírico foi produzido pela proposição de atividades de leitura e de reconto de histórias. Foram realizados dez encontros, dos quais participaram as crianças, com idade entre 3 e 4 anos, sua professora e a pesquisadora. Para cada encontro escolhia-se um livro e era contada a sua história, utilizando-se também do apoio de fantoches que representavam os personagens principais e que foram especialmente produzidos para a atividade. Posteriormente à leitura, as crianças eram divididas em grupos; solicitava-se que elas recontassem a história, primeiramente sem nenhum apoio e, num segundo momento, dando-lhes a oportunidade de utilizarem os fantoches para a construção de suas narrativas. Fundamentando-nos na teoria Histórico-cultural, inicialmente o foco estava em analisar os usos que as crianças faziam dos fantoches, ou seja, verificar se e como eles interferiam na construção de suas narrativas e se poderiam ser considerados um recurso mediador para a memória e para a imaginação. Na medida em que o trabalho analítico foi sendo realizado, mostraram-se também muito relevantes as mediações da pesquisadora e dos colegas para o desenvolvimento das narrativas produzidas. Por esta razão, o objetivo central desse trabalho é investigar se e como o uso de fantoches e a presença de mediações de adultos e pares enriquecem as construções narrativas de crianças da Educação Infantil, através do possível desenvolvimento das funções psíquicas superiores, com foco na memória e na imaginação. Todos os encontros foram vídeo-filmados e áudio-gravados para possibilitar uma análise mais minuciosa dos resultados. As análises permitiram-nos identificar que os instrumentos mediadores, em especial os fantoches, acompanhados de uma mediação intencional da pesquisadora e da mediação dos colegas, além de aumentarem a motivação das crianças para recontarem as histórias, afetaram, positivamente, a estrutura das narrativas: as crianças usamnos para sustentar os enredos (ora reforçando o que foi dito, ora como elemento complementar ao texto, narrando mais coisas através da linguagem gestual); criam e incluem mais personagens (de maneira coerente com o argumento central das histórias); experimentam diferentes vozes (narrador e personagens); constroem diálogos entre personagens; atribuem características psicológicas aos personagens; alteram o direcionamento das narrativas... Esperamos que estes resultados contribuam para o que se tem refletido sobre a importância da literatura infantil, da construção de narrativas por crianças pequenas e do desenvolvimento das funções psíquicas, evidenciando a importância de uma permanente reflexão sobre as práticas pedagógicas em especial na Educação Infantil.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-21T21:17:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-21T21:17:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16356
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 6139433202248230
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16356
identifier_str_mv 6139433202248230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16356/1/cchsa_ppgedu_me_Marcela_AMA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0076cc2dd695de75807bd83eeb0fc86c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790736512876544