Interseccionalidade de raça/etnia, classe e gênero: contribuições para a descolonização da psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme, Juliana Bernal
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16045
Resumo: Há uma série de investigações, as quais denotam a inseparabilidade das análises de raça, classe e gênero para a compreensão de muitos aspectos da realidade. O conceito de interseccionalidade foi apresentado como chave para traduzir estas relações. Esta dissertação tem o objetivo de avaliar a relação específica da Psicologia com o conceito de interseccionalidade a partir de postulados da Psicologia Crítica e da Psicologia Social, aliada a uma perspectiva descolonial de interseccionalidade. Para tanto, foi feito um levantamento sistemático da literatura em três bases de dados, com a utilização de um roteiro de leitura e tendo como fundamento o materialismo histórico e dialético, já que os resultados podem ser explicitados à luz da realidade material, portanto, pela história, pela realidade política e pelas relações dinâmicas entre o objeto e o contexto social. Os resultados evidenciaram que há um extremo crescimento da utilização do mesmo e que a Psicologia é uma das disciplinas que mais tem se utilizado da proposta, avaliado como o reconhecimento da necessidade de investigação sobre a imbricação destas categorias nas experiências dos indivíduos Contudo, algumas problemáticas como a despolitização, a neutralização e a falta de delineamento sobre o que é a interseccionalidade e como interseccionar categorias de raça/classe e gênero, assim como, sobre o abandono de uma perspectiva feminista, antirracista e anticapitalista foram constatadas.
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