Terminais de transportes público e o surgimento de novas centralidades
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16229 |
Resumo: | Este trabalho de mestrado possui como objetivo compreender o que seriam as novas centralidades em Campinas e a partir delas entender que tipo de influência elas geram no tecido urbano e até mesmo nas relações sociais do seu entorno. A metodologia adotada por este trabalho, inicialmente, foi um resgate sobre o tema centro e centralidade, mencionado autores que discorrem sobre o assunto e determinam o papel destes centros e centralidades no espaço das cidades. A cidade de Campinas foi o objeto de estudo escolhido e recorremos à sua história, com ênfase na formação dos seus viários intraurbanos e até mesmo rodoviários, para concluir que estes sistemas geraram uma cidade fragmentada. Após entender o tipo de cidade e os tipos de centralidades, buscou-se nos terminais urbanos focos de centralidade que pudessem exercer sobre as suas regiões algum tipo de influência. Com isso foram escolhidos três terminais em regiões diferentes da cidade: o Terminal Central, localizado no centro tradicional e histórico da cidade, que determina padrões a serem adotados pelas centralidades mais novas; o Terminal Ouro Verde, já que buscamos na periferia da cidade algum tipo de centralidade, ressaltando que a região se destaca, primordialmente, por possuir o maior número de viagens fora o Terminal Central e, além disto, o seu entorno é referência de centralidade na região; o Terminal Dom, último terminal analisado, que nos encaminhou para a análise do Parque Dom Pedro Shopping, que, com sua representatividade na região, sobressai ao terminal e é o foco de centralidade e referência na região, induzindo também o tipo de urbanidade no seu entorno e potencializando ainda mais uma cidade para o automóvel, cidade está que se caracteriza por ser uma cidade fragmentada. |
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Font, Thiago GuedesPontifícia Universidade Católica de CampinasCosta, Luiz Augusto Maia2022-02-17T16:05:41Z2022-02-17T16:05:41Z2016-06-13http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/162298753770473908202Este trabalho de mestrado possui como objetivo compreender o que seriam as novas centralidades em Campinas e a partir delas entender que tipo de influência elas geram no tecido urbano e até mesmo nas relações sociais do seu entorno. A metodologia adotada por este trabalho, inicialmente, foi um resgate sobre o tema centro e centralidade, mencionado autores que discorrem sobre o assunto e determinam o papel destes centros e centralidades no espaço das cidades. A cidade de Campinas foi o objeto de estudo escolhido e recorremos à sua história, com ênfase na formação dos seus viários intraurbanos e até mesmo rodoviários, para concluir que estes sistemas geraram uma cidade fragmentada. Após entender o tipo de cidade e os tipos de centralidades, buscou-se nos terminais urbanos focos de centralidade que pudessem exercer sobre as suas regiões algum tipo de influência. Com isso foram escolhidos três terminais em regiões diferentes da cidade: o Terminal Central, localizado no centro tradicional e histórico da cidade, que determina padrões a serem adotados pelas centralidades mais novas; o Terminal Ouro Verde, já que buscamos na periferia da cidade algum tipo de centralidade, ressaltando que a região se destaca, primordialmente, por possuir o maior número de viagens fora o Terminal Central e, além disto, o seu entorno é referência de centralidade na região; o Terminal Dom, último terminal analisado, que nos encaminhou para a análise do Parque Dom Pedro Shopping, que, com sua representatividade na região, sobressai ao terminal e é o foco de centralidade e referência na região, induzindo também o tipo de urbanidade no seu entorno e potencializando ainda mais uma cidade para o automóvel, cidade está que se caracteriza por ser uma cidade fragmentada.The purpose of this Master’s thesis is to comprehend what are the new centralities in Campinas and from that, understand what type of influence they generate in the urban tissue or even in the social relations of its surroundings. Initially, the methodology adopted was to grasp the subjects’ center and centralities, mentioning authors who have investigated this and determined the role of centers and centralities within the cities. The city of Campinas is the subject of study selected where we look back to its history with emphasis on the formation of its intra-urban roads, or highways, to conclude that these systems have generated a fragmented city. After understanding the type of city and the type of centralities, we sought spotlights in the urban terminals of centralities which could exercise some sort of influence over the regions. Based on that, three terminals in different regions of the city were chosen: the Central Terminal, the Ouro Verde Terminal, and the Dom Terminal. The Central terminal, located in the traditional and historic center of the city, determines the patterns to be adopted by the newest centralities. The Ouro Verde Terminal, since we seek some kind of centrality on the periphery of the city, highlights that this region stands mainly because it has the largest number of travelers, with the exception of the Central Terminal, and besides that, its surrounding is a reference of centrality in the region. The last terminal analyzed is the Dom Terminal, which leads us to the study of the Parque Dom Pedro Shopping Mall with its representativeness in the region, which stands out from the terminal and is the focus of centrality and reference in the region, inducing the type of urbanity in these surroundings and, enhancing even more a city for automobiles, a characteristic of a fragmented city.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPUC-CampinasCampinasCentronovas centralidadesmobilidade urbanaterminais de transporte coletivoCampinasCentronew centralitiesurban mobilitypublic transport terminalTerminais de transportes público e o surgimento de novas centralidadesNew centralities of Campinas: public transportation terminals and urban mobilityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP0006295437435776Santos Junior, Wilson Ribeiro dosMoreira, Tomas Antonio28182006030546217348817908541292CEATEC – Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de TecnologiasPrograma de Pós-Graduação em Urbanismo (até junho/2018)Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoORIGINALceatec_ppgurb_me_Thiago_GF.pdfceatec_ppgurb_me_Thiago_GF.pdfapplication/pdf6898814http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16229/1/ceatec_ppgurb_me_Thiago_GF.pdfdb2352efe1a28cd2b08cfd857f5304ecMD51123456789/162292023-05-03 15:49:01.393oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16229Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862023-05-03T18:49:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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Este trabalho de mestrado possui como objetivo compreender o que seriam as novas centralidades em Campinas e a partir delas entender que tipo de influência elas geram no tecido urbano e até mesmo nas relações sociais do seu entorno. A metodologia adotada por este trabalho, inicialmente, foi um resgate sobre o tema centro e centralidade, mencionado autores que discorrem sobre o assunto e determinam o papel destes centros e centralidades no espaço das cidades. A cidade de Campinas foi o objeto de estudo escolhido e recorremos à sua história, com ênfase na formação dos seus viários intraurbanos e até mesmo rodoviários, para concluir que estes sistemas geraram uma cidade fragmentada. Após entender o tipo de cidade e os tipos de centralidades, buscou-se nos terminais urbanos focos de centralidade que pudessem exercer sobre as suas regiões algum tipo de influência. Com isso foram escolhidos três terminais em regiões diferentes da cidade: o Terminal Central, localizado no centro tradicional e histórico da cidade, que determina padrões a serem adotados pelas centralidades mais novas; o Terminal Ouro Verde, já que buscamos na periferia da cidade algum tipo de centralidade, ressaltando que a região se destaca, primordialmente, por possuir o maior número de viagens fora o Terminal Central e, além disto, o seu entorno é referência de centralidade na região; o Terminal Dom, último terminal analisado, que nos encaminhou para a análise do Parque Dom Pedro Shopping, que, com sua representatividade na região, sobressai ao terminal e é o foco de centralidade e referência na região, induzindo também o tipo de urbanidade no seu entorno e potencializando ainda mais uma cidade para o automóvel, cidade está que se caracteriza por ser uma cidade fragmentada. |
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