O evangelho do reino nas mídias digitais: uma análise do "dunamis movement" e seus influenciadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Helen Teixeira Sousa de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16915
Resumo: O Dunamis Movement é uma organização paraeclesiástica evangélica que atua em diversas frentes, conquistando seguidores e admiradores e espalhando, por meio das mídias, sua mensagem, sua forma de compreender o cristianismo e a postura e engajamento do cristão para com a sociedade a sua volta. Esta dissertação tem como objetivo compreender de que maneira os líderes do Dunamis se posicionam enquanto influenciadores no ambiente digital. Para isso, procurou-se: descrever e analisar criticamente os principais pontos teológicos do Dunamis; desenvolver as teorias e modelos de compreensão da relação entre religião e mídia, e como essa relação se dá no contexto do Dunamis, olhando principalmente para o papel dos seus líderes enquanto influenciadores digitais; e, por fim, por meio da análise de conteúdo, olhar criticamente para as publicações desses influenciadores e para os temas que eles evocam, para compreender a forma com que se posicionam. Quanto à teologia do Dunamis, trata-se do chamado evangelho do reino, que consiste na busca por dons sobrenaturais e no modelo de engajamento cultural das sete áreas de influência. Quanto à relação entre religião e mídia, este trabalho utiliza a teoria da midiatização da religião, olhando para esse processo como consequência da secularização e da concorrência no campo religioso, no qual as instituições que se apropriam melhor das linguagens das mídias são as que mais conquistam fiéis. Além disso, olha-se também para os estudos de celebridade e dos chamados influenciadores digitais, percebendo que os líderes do Dunamis se comportam, no ambiente das mídias digitais, como influenciadores que mesclam conteúdos propriamente religiosos com outros que mostram sua rotina, hábitos de consumo e estilo de vida, de forma que seu posicionamento constrói imagens de si. São imagens que indicam elementos da juventude urbana contemporânea, ao mesmo tempo em que sustentam a própria autoridade espiritual dos influenciadores. Por último, este trabalho se dedica a fazer uma análise de conteúdo das publicações de quatro dos líderes do Dunamis, discutindo, a partir dos temas que emergem do próprio objeto, como a ideia de evangelho do reino se relaciona com a visão de engajamento político e guerra cultural, o worship enquanto modelo litúrgico, o papel eclesiástico das mulheres e a liderança cristã. Conclui-se, portanto, que pela apropriação das linguagens midiáticas típicas dos influenciadores digitais, os líderes do Dunamis continuam expandindo sua influência, disseminando a teologia do evangelho do reino e moldando o imaginário de seus seguidores a respeito de diversos temas ligados ao universo evangélico e ao engajamento cultural e político do fiel.
id PCAM_fa46e770bcfdfaa1acb92f92295b7f5c
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16915
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Abreu, Helen Teixeira Sousa dePontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Campos, Breno Martins2023-05-10T11:31:15Z2023-05-10T11:31:15Z2023-02-23http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/169153139424170602970O Dunamis Movement é uma organização paraeclesiástica evangélica que atua em diversas frentes, conquistando seguidores e admiradores e espalhando, por meio das mídias, sua mensagem, sua forma de compreender o cristianismo e a postura e engajamento do cristão para com a sociedade a sua volta. Esta dissertação tem como objetivo compreender de que maneira os líderes do Dunamis se posicionam enquanto influenciadores no ambiente digital. Para isso, procurou-se: descrever e analisar criticamente os principais pontos teológicos do Dunamis; desenvolver as teorias e modelos de compreensão da relação entre religião e mídia, e como essa relação se dá no contexto do Dunamis, olhando principalmente para o papel dos seus líderes enquanto influenciadores digitais; e, por fim, por meio da análise de conteúdo, olhar criticamente para as publicações desses influenciadores e para os temas que eles evocam, para compreender a forma com que se posicionam. Quanto à teologia do Dunamis, trata-se do chamado evangelho do reino, que consiste na busca por dons sobrenaturais e no modelo de engajamento cultural das sete áreas de influência. Quanto à relação entre religião e mídia, este trabalho utiliza a teoria da midiatização da religião, olhando para esse processo como consequência da secularização e da concorrência no campo religioso, no qual as instituições que se apropriam melhor das linguagens das mídias são as que mais conquistam fiéis. Além disso, olha-se também para os estudos de celebridade e dos chamados influenciadores digitais, percebendo que os líderes do Dunamis se comportam, no ambiente das mídias digitais, como influenciadores que mesclam conteúdos propriamente religiosos com outros que mostram sua rotina, hábitos de consumo e estilo de vida, de forma que seu posicionamento constrói imagens de si. São imagens que indicam elementos da juventude urbana contemporânea, ao mesmo tempo em que sustentam a própria autoridade espiritual dos influenciadores. Por último, este trabalho se dedica a fazer uma análise de conteúdo das publicações de quatro dos líderes do Dunamis, discutindo, a partir dos temas que emergem do próprio objeto, como a ideia de evangelho do reino se relaciona com a visão de engajamento político e guerra cultural, o worship enquanto modelo litúrgico, o papel eclesiástico das mulheres e a liderança cristã. Conclui-se, portanto, que pela apropriação das linguagens midiáticas típicas dos influenciadores digitais, os líderes do Dunamis continuam expandindo sua influência, disseminando a teologia do evangelho do reino e moldando o imaginário de seus seguidores a respeito de diversos temas ligados ao universo evangélico e ao engajamento cultural e político do fiel.The Dunamis Movement is an evangelical parachurch organization that operates on several fronts, gaining followers and admirers and spreading, through the media, its message, its way of understanding Christianity and the posture and engagement of Christians towards the society around them. This dissertation aims to understand how Dunamis leaders position themselves as influencers in the digital environment. For this, we described and critically analyzed the main theological points of Dunamis; developed theories and models for understanding the relationship between religion and the media, and how this relationship takes place in the context of Dunamis, looking mainly at the role of its leaders as digital influencers; and, finally, through content analysis, critically looked at the publications of these influencers and the themes they evoke, in order to understand the way in which they position themselves. As for the theology of Dunamis, it is about the gospel of the kingdom, which consists of the search for supernatural gifts and the model of cultural engagement of the seven areas of influence. As for the relationship between religion and the media, this work uses the theory of mediatization of religion, looking at this process as a consequence of secularization and competition in the religious field, in which the institutions that best appropriate the languages of the media are the ones that conquer the most people. In addition, look at studies of celebrities and so-called digital influencers, realizing that Dunamis leaders behave as digital influencers, that mix strictly religious content with others that show their routine, consumption habits and lifestyle, so that their positioning built images of themselves. These are images that show elements of contemporary urban youth, while sustaining the influencers' own spiritual authority. Finally, this work is dedicated to a content analysis of the publications of four of the Dunamis leaders, discussing, from the themes that emerge from the object itself, how the idea of the gospel of the kingdom is related to the vision of political engagement and culture war, worship as a liturgical model, the ecclesiastical role of women and Christian leadership. It is concluded, therefore, that by appropriating the typical media languages of digital influencers, Dunamis leaders continue to expand their influence, disseminating the theology of the gospel of the kingdom and shaping the imagination of their followers regarding various themes linked to the evangelical universe and to the Christian cultural and political engagement.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001porPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Dunamis Movementevangelho do reinomidiatização da religiãoinfluenciadores digitais evangélicosthe gospel of the kingdommediatization of religionevangelical digital influencersO evangelho do reino nas mídias digitais: uma análise do "dunamis movement" e seus influenciadoresThe gospel of the kingdom in digital media: an analysis of the "dunamis movement" and its influencersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6935599495762856Dolghie, Jacqueline ZiroldoMariani, Ceci Maria Costa Baptista48266763265864051239116985139813Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e SociaisCiências da ReligiãoOnlineNão se aplicaLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-80http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16915/2/license.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINALcchsa_ppgcr_defesa_abreu_ht.pdfcchsa_ppgcr_defesa_abreu_ht.pdfapplication/pdf41596183http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16915/1/cchsa_ppgcr_defesa_abreu_ht.pdf44ab6289d6bafb5afece94642d0ed829MD51123456789/169152024-03-27 11:42:35.011oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16915Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862024-03-27T14:42:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O evangelho do reino nas mídias digitais: uma análise do "dunamis movement" e seus influenciadores
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The gospel of the kingdom in digital media: an analysis of the "dunamis movement" and its influencers
title O evangelho do reino nas mídias digitais: uma análise do "dunamis movement" e seus influenciadores
spellingShingle O evangelho do reino nas mídias digitais: uma análise do "dunamis movement" e seus influenciadores
Abreu, Helen Teixeira Sousa de
Dunamis Movement
evangelho do reino
midiatização da religião
influenciadores digitais evangélicos
the gospel of the kingdom
mediatization of religion
evangelical digital influencers
title_short O evangelho do reino nas mídias digitais: uma análise do "dunamis movement" e seus influenciadores
title_full O evangelho do reino nas mídias digitais: uma análise do "dunamis movement" e seus influenciadores
title_fullStr O evangelho do reino nas mídias digitais: uma análise do "dunamis movement" e seus influenciadores
title_full_unstemmed O evangelho do reino nas mídias digitais: uma análise do "dunamis movement" e seus influenciadores
title_sort O evangelho do reino nas mídias digitais: uma análise do "dunamis movement" e seus influenciadores
author Abreu, Helen Teixeira Sousa de
author_facet Abreu, Helen Teixeira Sousa de
author_role author
dc.contributor.institution.pt_BR.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Helen Teixeira Sousa de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Breno Martins
contributor_str_mv Campos, Breno Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Dunamis Movement
evangelho do reino
midiatização da religião
influenciadores digitais evangélicos
the gospel of the kingdom
mediatization of religion
evangelical digital influencers
topic Dunamis Movement
evangelho do reino
midiatização da religião
influenciadores digitais evangélicos
the gospel of the kingdom
mediatization of religion
evangelical digital influencers
description O Dunamis Movement é uma organização paraeclesiástica evangélica que atua em diversas frentes, conquistando seguidores e admiradores e espalhando, por meio das mídias, sua mensagem, sua forma de compreender o cristianismo e a postura e engajamento do cristão para com a sociedade a sua volta. Esta dissertação tem como objetivo compreender de que maneira os líderes do Dunamis se posicionam enquanto influenciadores no ambiente digital. Para isso, procurou-se: descrever e analisar criticamente os principais pontos teológicos do Dunamis; desenvolver as teorias e modelos de compreensão da relação entre religião e mídia, e como essa relação se dá no contexto do Dunamis, olhando principalmente para o papel dos seus líderes enquanto influenciadores digitais; e, por fim, por meio da análise de conteúdo, olhar criticamente para as publicações desses influenciadores e para os temas que eles evocam, para compreender a forma com que se posicionam. Quanto à teologia do Dunamis, trata-se do chamado evangelho do reino, que consiste na busca por dons sobrenaturais e no modelo de engajamento cultural das sete áreas de influência. Quanto à relação entre religião e mídia, este trabalho utiliza a teoria da midiatização da religião, olhando para esse processo como consequência da secularização e da concorrência no campo religioso, no qual as instituições que se apropriam melhor das linguagens das mídias são as que mais conquistam fiéis. Além disso, olha-se também para os estudos de celebridade e dos chamados influenciadores digitais, percebendo que os líderes do Dunamis se comportam, no ambiente das mídias digitais, como influenciadores que mesclam conteúdos propriamente religiosos com outros que mostram sua rotina, hábitos de consumo e estilo de vida, de forma que seu posicionamento constrói imagens de si. São imagens que indicam elementos da juventude urbana contemporânea, ao mesmo tempo em que sustentam a própria autoridade espiritual dos influenciadores. Por último, este trabalho se dedica a fazer uma análise de conteúdo das publicações de quatro dos líderes do Dunamis, discutindo, a partir dos temas que emergem do próprio objeto, como a ideia de evangelho do reino se relaciona com a visão de engajamento político e guerra cultural, o worship enquanto modelo litúrgico, o papel eclesiástico das mulheres e a liderança cristã. Conclui-se, portanto, que pela apropriação das linguagens midiáticas típicas dos influenciadores digitais, os líderes do Dunamis continuam expandindo sua influência, disseminando a teologia do evangelho do reino e moldando o imaginário de seus seguidores a respeito de diversos temas ligados ao universo evangélico e ao engajamento cultural e político do fiel.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-10T11:31:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-10T11:31:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16915
dc.identifier.lattes.pt_BR.fl_str_mv 3139424170602970
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16915
identifier_str_mv 3139424170602970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16915/2/license.txt
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16915/1/cchsa_ppgcr_defesa_abreu_ht.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
44ab6289d6bafb5afece94642d0ed829
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790723564011520