Por uma educação estética: um enfoque na formação universitária de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Verussi Melo de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15311
Resumo: É-se professor ao formar-se professor. Em assim considerando a formação docente, como um continuum que se faz indefinIda e inacabadamente, e não meramente através de obtenção de títulos ou cursos de licenciatura, a questão que se coloca refere-se à possibilidade de uma educação estética na universidade, visando à educação do sensível. Para tanto, buscar-se-á uma formação docente através da arte por entender que, enquanto desautomatizadora da percepção, a arte convidaria o aluno a reorganizar o mundo, experimentando novas versões de si. Proporcionar experiências estéticas por meio da arte, em cursos universitários, poderia ser um meio a partir do qual seria possível despertar o sensível nos futuros docentes - pessoas que trabalharão com a arte de ensinar, lidando, diretamente, com a formação humana de alunos. O intento da pesquisa - que se insere na linha de pesquisa: Universidade, docência e formação de professores - é, portanto, ao analisar a maneira como a arte pode educar, vislumbrar possibilidades de uma educação estética para a formação universitária de professores, entendendo que a experiência estética pode promover rearranjos subjetivos no universitário, instigando-o a pensar-se e, conseqüentemente, a formar-se sujeito (e dono de sua própria prática), ao invés de consumista de modos-de-ser pré-construídos. Neste sentido, esta pesquisa se sustenta num diálogo teórico, em que estudiosos da área de Educação Estética, em entrevistas à pesquisadora, falam a respeito da formação docente como um processo (permanente) de descobertas e rupturas, completamente imbricada à subjetividade do docente em formação, delineando uma docência particular, em que cada sujeito é o fazedor de sua própria história.
id PCAM_fbb005b8f52f19afa285db93fd189f0d
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15311
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Amorim, Verussi Melo dePontifícia Universidade Católica de CampinasCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes2022-02-16T18:12:02Z2022-02-16T18:12:02Z2007-03-15http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153119749829201527063É-se professor ao formar-se professor. Em assim considerando a formação docente, como um continuum que se faz indefinIda e inacabadamente, e não meramente através de obtenção de títulos ou cursos de licenciatura, a questão que se coloca refere-se à possibilidade de uma educação estética na universidade, visando à educação do sensível. Para tanto, buscar-se-á uma formação docente através da arte por entender que, enquanto desautomatizadora da percepção, a arte convidaria o aluno a reorganizar o mundo, experimentando novas versões de si. Proporcionar experiências estéticas por meio da arte, em cursos universitários, poderia ser um meio a partir do qual seria possível despertar o sensível nos futuros docentes - pessoas que trabalharão com a arte de ensinar, lidando, diretamente, com a formação humana de alunos. O intento da pesquisa - que se insere na linha de pesquisa: Universidade, docência e formação de professores - é, portanto, ao analisar a maneira como a arte pode educar, vislumbrar possibilidades de uma educação estética para a formação universitária de professores, entendendo que a experiência estética pode promover rearranjos subjetivos no universitário, instigando-o a pensar-se e, conseqüentemente, a formar-se sujeito (e dono de sua própria prática), ao invés de consumista de modos-de-ser pré-construídos. Neste sentido, esta pesquisa se sustenta num diálogo teórico, em que estudiosos da área de Educação Estética, em entrevistas à pesquisadora, falam a respeito da formação docente como um processo (permanente) de descobertas e rupturas, completamente imbricada à subjetividade do docente em formação, delineando uma docência particular, em que cada sujeito é o fazedor de sua própria história.One is a professor when he is formed a professor. Considering docent formation as a continuation that one takes indefinitely and in an unfinished way, and not only by acquiring titles or courses of teaching, the question that should be asked refers to the possibility of a esthetic education in the university, aiming the education of the sensitive. In order to accomplish that, one should seek docent formation through Art sustained by the thought that, while an unautomating toel of perception, Art invites the pupil to reorganize the world, experimenting new versions of himself. Providing esthetical experiments through Art in graduate courses, could be a expedient to rise the sensitive in future docents - people that will work with teaching art, struggling directly with pupil human formation. Thus, the intention of the research is to formulate a esthetical education purpose for the gradua te formation of professors, comprehending that the esthetical experiment can promote subjective rearranges at the graduate pupil, instigating him to think about himself and, consequently, forming himself a subject [and owner of his own practice}, instead of forming himself as a consumer of pre-constituted-way-of-beings. In this way, this research sustains itself in a theoretical dialogue, in wich studious of the Esthetical Education area, interviewed by the researcher, talk about docent formation as a (permanent) process of discovering and rupture, completely superposed to the subjectivity of the docent under formation, delineating a particular lecturing, in which each subject is the maker of his own history.porPUC-Campinaseducação estéticaarteuniversidadeformação docenteesthetical educationartuniversitydocent formationPor uma educação estética: um enfoque na formação universitária de professoresLooking forward a esthetical education: focus on professor's universitarian formationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP3883562938853685Duarte Júnior, João FranciscoCaiado, Katia Regina Moreno45308522844220540803778280883949CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Verussi_MA.pdfcchsa_ppgedu_me_Verussi_MA.pdfapplication/pdf461914http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15311/1/cchsa_ppgedu_me_Verussi_MA.pdfcd9e365688af9997670d4625a9b764f7MD51123456789/153112022-09-02 11:36:23.12oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15311Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma educação estética: um enfoque na formação universitária de professores
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Looking forward a esthetical education: focus on professor's universitarian formation
title Por uma educação estética: um enfoque na formação universitária de professores
spellingShingle Por uma educação estética: um enfoque na formação universitária de professores
Amorim, Verussi Melo de
educação estética
arte
universidade
formação docente
esthetical education
art
university
docent formation
title_short Por uma educação estética: um enfoque na formação universitária de professores
title_full Por uma educação estética: um enfoque na formação universitária de professores
title_fullStr Por uma educação estética: um enfoque na formação universitária de professores
title_full_unstemmed Por uma educação estética: um enfoque na formação universitária de professores
title_sort Por uma educação estética: um enfoque na formação universitária de professores
author Amorim, Verussi Melo de
author_facet Amorim, Verussi Melo de
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Verussi Melo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
contributor_str_mv Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
dc.subject.por.fl_str_mv educação estética
arte
universidade
formação docente
esthetical education
art
university
docent formation
topic educação estética
arte
universidade
formação docente
esthetical education
art
university
docent formation
description É-se professor ao formar-se professor. Em assim considerando a formação docente, como um continuum que se faz indefinIda e inacabadamente, e não meramente através de obtenção de títulos ou cursos de licenciatura, a questão que se coloca refere-se à possibilidade de uma educação estética na universidade, visando à educação do sensível. Para tanto, buscar-se-á uma formação docente através da arte por entender que, enquanto desautomatizadora da percepção, a arte convidaria o aluno a reorganizar o mundo, experimentando novas versões de si. Proporcionar experiências estéticas por meio da arte, em cursos universitários, poderia ser um meio a partir do qual seria possível despertar o sensível nos futuros docentes - pessoas que trabalharão com a arte de ensinar, lidando, diretamente, com a formação humana de alunos. O intento da pesquisa - que se insere na linha de pesquisa: Universidade, docência e formação de professores - é, portanto, ao analisar a maneira como a arte pode educar, vislumbrar possibilidades de uma educação estética para a formação universitária de professores, entendendo que a experiência estética pode promover rearranjos subjetivos no universitário, instigando-o a pensar-se e, conseqüentemente, a formar-se sujeito (e dono de sua própria prática), ao invés de consumista de modos-de-ser pré-construídos. Neste sentido, esta pesquisa se sustenta num diálogo teórico, em que estudiosos da área de Educação Estética, em entrevistas à pesquisadora, falam a respeito da formação docente como um processo (permanente) de descobertas e rupturas, completamente imbricada à subjetividade do docente em formação, delineando uma docência particular, em que cada sujeito é o fazedor de sua própria história.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15311
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 9749829201527063
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15311
identifier_str_mv 9749829201527063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15311/1/cchsa_ppgedu_me_Verussi_MA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cd9e365688af9997670d4625a9b764f7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790719303647232