Fonoaudiologia e autismo: resultado de três diferentes modelos de terapia de linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes,Fernanda Dreux
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Cardoso,Carla, Sassi,Fernanda Chiarion, Amato,Cibelle La Higuera, Sousa-Morato,Priscilla Faria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pró-fono (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872008000400011
Resumo: TEMA: as dificuldades de comunicação e linguagem são elementos essenciais dos distúrbios do espectro autista, fazendo parte da tríade de sintomas utilizada para o diagnóstico. OBJETIVO: verificar a existência de diferenças observáveis a partir das características do perfil funcional da comunicação e do desempenho sócio-cognitivo de crianças e adolescentes do espectro autístico, atendidos em três diferentes situações terapêuticas, tanto no que diz respeito a um período experimental pré-determinado de intervenção, quanto na manutenção dos resultados obtidos após um igual período de tempo de atendimento fonoaudiológico regular. MÉTODO: os sujeitos foram crianças e adolescentes com diagnósticos psiquiátricos incluídos no espectro autístico em início de processos de terapia fonoaudiológica. Os participantes foram divididos em três grupos de acordo com o desenho terapêutico oferecido por um período de seis meses. RESULTADOS: não indicaram diferenças estatisticamente significativas, embora observáveis. O grupo com mais indicadores de progresso durante o período específico de intervenção diferenciada, foi o grupo A, em que os sujeitos eram atendidos em duplas. O resultado não previsto foi que não só em nenhum dos grupos foi observada diminuição dos índices obtidos, após um período de seis meses, como em algumas situações o número de sujeitos com progresso aumentou após esse período. CONCLUSÃO: os resultados do presente estudo reiteram a adequação de procedimentos de determinação do perfil individual de habilidades e inabilidades de cada sujeito como fundamentação para definições a respeito do modelo de intervenção adotado.
id PFPEF-1_689551fb07df95278ae0be1b6b1bfe70
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-56872008000400011
network_acronym_str PFPEF-1
network_name_str Pró-fono (Online)
repository_id_str
spelling Fonoaudiologia e autismo: resultado de três diferentes modelos de terapia de linguagemFonoaudiologiaLinguagemAutismoCriançaTEMA: as dificuldades de comunicação e linguagem são elementos essenciais dos distúrbios do espectro autista, fazendo parte da tríade de sintomas utilizada para o diagnóstico. OBJETIVO: verificar a existência de diferenças observáveis a partir das características do perfil funcional da comunicação e do desempenho sócio-cognitivo de crianças e adolescentes do espectro autístico, atendidos em três diferentes situações terapêuticas, tanto no que diz respeito a um período experimental pré-determinado de intervenção, quanto na manutenção dos resultados obtidos após um igual período de tempo de atendimento fonoaudiológico regular. MÉTODO: os sujeitos foram crianças e adolescentes com diagnósticos psiquiátricos incluídos no espectro autístico em início de processos de terapia fonoaudiológica. Os participantes foram divididos em três grupos de acordo com o desenho terapêutico oferecido por um período de seis meses. RESULTADOS: não indicaram diferenças estatisticamente significativas, embora observáveis. O grupo com mais indicadores de progresso durante o período específico de intervenção diferenciada, foi o grupo A, em que os sujeitos eram atendidos em duplas. O resultado não previsto foi que não só em nenhum dos grupos foi observada diminuição dos índices obtidos, após um período de seis meses, como em algumas situações o número de sujeitos com progresso aumentou após esse período. CONCLUSÃO: os resultados do presente estudo reiteram a adequação de procedimentos de determinação do perfil individual de habilidades e inabilidades de cada sujeito como fundamentação para definições a respeito do modelo de intervenção adotado.Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872008000400011Pró-Fono Revista de Atualização Científica v.20 n.4 2008reponame:Pró-fono (Online)instname:Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)instacron:PFPEF10.1590/S0104-56872008000400011info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes,Fernanda DreuxCardoso,CarlaSassi,Fernanda ChiarionAmato,Cibelle La HigueraSousa-Morato,Priscilla Fariapor2008-12-23T00:00:00Zoai:scielo:S0104-56872008000400011Revistahttps://www.scielo.br/j/pfono/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@profono.com.br1809-399X0104-5687opendoar:2008-12-23T00:00Pró-fono (Online) - Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)false
dc.title.none.fl_str_mv Fonoaudiologia e autismo: resultado de três diferentes modelos de terapia de linguagem
title Fonoaudiologia e autismo: resultado de três diferentes modelos de terapia de linguagem
spellingShingle Fonoaudiologia e autismo: resultado de três diferentes modelos de terapia de linguagem
Fernandes,Fernanda Dreux
Fonoaudiologia
Linguagem
Autismo
Criança
title_short Fonoaudiologia e autismo: resultado de três diferentes modelos de terapia de linguagem
title_full Fonoaudiologia e autismo: resultado de três diferentes modelos de terapia de linguagem
title_fullStr Fonoaudiologia e autismo: resultado de três diferentes modelos de terapia de linguagem
title_full_unstemmed Fonoaudiologia e autismo: resultado de três diferentes modelos de terapia de linguagem
title_sort Fonoaudiologia e autismo: resultado de três diferentes modelos de terapia de linguagem
author Fernandes,Fernanda Dreux
author_facet Fernandes,Fernanda Dreux
Cardoso,Carla
Sassi,Fernanda Chiarion
Amato,Cibelle La Higuera
Sousa-Morato,Priscilla Faria
author_role author
author2 Cardoso,Carla
Sassi,Fernanda Chiarion
Amato,Cibelle La Higuera
Sousa-Morato,Priscilla Faria
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes,Fernanda Dreux
Cardoso,Carla
Sassi,Fernanda Chiarion
Amato,Cibelle La Higuera
Sousa-Morato,Priscilla Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Fonoaudiologia
Linguagem
Autismo
Criança
topic Fonoaudiologia
Linguagem
Autismo
Criança
description TEMA: as dificuldades de comunicação e linguagem são elementos essenciais dos distúrbios do espectro autista, fazendo parte da tríade de sintomas utilizada para o diagnóstico. OBJETIVO: verificar a existência de diferenças observáveis a partir das características do perfil funcional da comunicação e do desempenho sócio-cognitivo de crianças e adolescentes do espectro autístico, atendidos em três diferentes situações terapêuticas, tanto no que diz respeito a um período experimental pré-determinado de intervenção, quanto na manutenção dos resultados obtidos após um igual período de tempo de atendimento fonoaudiológico regular. MÉTODO: os sujeitos foram crianças e adolescentes com diagnósticos psiquiátricos incluídos no espectro autístico em início de processos de terapia fonoaudiológica. Os participantes foram divididos em três grupos de acordo com o desenho terapêutico oferecido por um período de seis meses. RESULTADOS: não indicaram diferenças estatisticamente significativas, embora observáveis. O grupo com mais indicadores de progresso durante o período específico de intervenção diferenciada, foi o grupo A, em que os sujeitos eram atendidos em duplas. O resultado não previsto foi que não só em nenhum dos grupos foi observada diminuição dos índices obtidos, após um período de seis meses, como em algumas situações o número de sujeitos com progresso aumentou após esse período. CONCLUSÃO: os resultados do presente estudo reiteram a adequação de procedimentos de determinação do perfil individual de habilidades e inabilidades de cada sujeito como fundamentação para definições a respeito do modelo de intervenção adotado.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872008000400011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872008000400011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-56872008000400011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Pró-Fono Revista de Atualização Científica v.20 n.4 2008
reponame:Pró-fono (Online)
instname:Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
instacron:PFPEF
instname_str Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
instacron_str PFPEF
institution PFPEF
reponame_str Pró-fono (Online)
collection Pró-fono (Online)
repository.name.fl_str_mv Pró-fono (Online) - Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@profono.com.br
_version_ 1754821083208351744