Relação entre grau de severidade de disfunção temporomandibular e a voz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Ana Maria Toniolo da
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Morisso,Marcela Forgiarini, Cielo,Carla Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pró-fono (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872007000300006
Resumo: TEMA: a disfunção temporomandibular é uma das desordens mais complexas do organismo capaz de desencadear alterações nos movimentos mandibulares que provocam prejuízos tanto na articulação da fala como na qualidade da voz. Na literatura a relação entre o grau de severidade da sintomatologia desta disfunção e a influência desta na produção vocal tem sido pouco estudada. OBJETIVO: verificar a relação entre o grau de severidade de sintomatologia da disfunção temporomandibular com a produção vocal. MÉTODO: participaram deste estudo 24 sujeitos, do gênero feminino, com idade variando entre 16 e 56 anos que foram submetidos à aplicação do questionário de índice anamnésico Fonseca et al. (1994), a exame odontológico, exame otorrinolaringológico e avaliação audiológica. Posteriormente os 24 sujeitos da pesquisa foram submetidos à gravação da voz, em gravador digital para posterior análise perceptivo-auditiva dos parâmetros da voz como: tipo vocal, ressonância, qualidade da emissão, pitch e loudness, e para análise dos parâmetros acústicos da espectrografia de banda larga, banda estreita e dos parâmetros acústicos por meio do Multi Dimensional Voice Program (MDVP) da Key Elementrics Real Time. RESULTADOS: verificou-se que de todos os parâmetros da avaliação perceptivo-auditiva da voz o grau de sintomatologia severo apresentou significância estatística para diminuição da loudness (p = 0,013). A qualidade vocal rouca foi a que mais apareceu nos sujeitos com grau leve e severo, seguida pela soprosa. Na espectrografia de banda larga houve significância estatística para o aumento da anti-ressonância (p = 0,013) no grau severo de disfunção temporomandibular. CONCLUSÃO: verificou-se que o grau de severidade ocasiona diminuição da loudness, aumento de ruído e alteração na ressonância da voz interferindo na qualidade vocal desses sujeitos.
id PFPEF-1_d4e1b9536d9a9c2c1c1c43796aae88c7
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-56872007000300006
network_acronym_str PFPEF-1
network_name_str Pró-fono (Online)
repository_id_str
spelling Relação entre grau de severidade de disfunção temporomandibular e a vozArticulação TemporomandibularRouquidãoDor OrofacialEspectrografiaTEMA: a disfunção temporomandibular é uma das desordens mais complexas do organismo capaz de desencadear alterações nos movimentos mandibulares que provocam prejuízos tanto na articulação da fala como na qualidade da voz. Na literatura a relação entre o grau de severidade da sintomatologia desta disfunção e a influência desta na produção vocal tem sido pouco estudada. OBJETIVO: verificar a relação entre o grau de severidade de sintomatologia da disfunção temporomandibular com a produção vocal. MÉTODO: participaram deste estudo 24 sujeitos, do gênero feminino, com idade variando entre 16 e 56 anos que foram submetidos à aplicação do questionário de índice anamnésico Fonseca et al. (1994), a exame odontológico, exame otorrinolaringológico e avaliação audiológica. Posteriormente os 24 sujeitos da pesquisa foram submetidos à gravação da voz, em gravador digital para posterior análise perceptivo-auditiva dos parâmetros da voz como: tipo vocal, ressonância, qualidade da emissão, pitch e loudness, e para análise dos parâmetros acústicos da espectrografia de banda larga, banda estreita e dos parâmetros acústicos por meio do Multi Dimensional Voice Program (MDVP) da Key Elementrics Real Time. RESULTADOS: verificou-se que de todos os parâmetros da avaliação perceptivo-auditiva da voz o grau de sintomatologia severo apresentou significância estatística para diminuição da loudness (p = 0,013). A qualidade vocal rouca foi a que mais apareceu nos sujeitos com grau leve e severo, seguida pela soprosa. Na espectrografia de banda larga houve significância estatística para o aumento da anti-ressonância (p = 0,013) no grau severo de disfunção temporomandibular. CONCLUSÃO: verificou-se que o grau de severidade ocasiona diminuição da loudness, aumento de ruído e alteração na ressonância da voz interferindo na qualidade vocal desses sujeitos.Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.2007-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872007000300006Pró-Fono Revista de Atualização Científica v.19 n.3 2007reponame:Pró-fono (Online)instname:Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)instacron:PFPEF10.1590/S0104-56872007000300006info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Ana Maria Toniolo daMorisso,Marcela ForgiariniCielo,Carla Aparecidapor2007-10-04T00:00:00Zoai:scielo:S0104-56872007000300006Revistahttps://www.scielo.br/j/pfono/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@profono.com.br1809-399X0104-5687opendoar:2007-10-04T00:00Pró-fono (Online) - Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre grau de severidade de disfunção temporomandibular e a voz
title Relação entre grau de severidade de disfunção temporomandibular e a voz
spellingShingle Relação entre grau de severidade de disfunção temporomandibular e a voz
Silva,Ana Maria Toniolo da
Articulação Temporomandibular
Rouquidão
Dor Orofacial
Espectrografia
title_short Relação entre grau de severidade de disfunção temporomandibular e a voz
title_full Relação entre grau de severidade de disfunção temporomandibular e a voz
title_fullStr Relação entre grau de severidade de disfunção temporomandibular e a voz
title_full_unstemmed Relação entre grau de severidade de disfunção temporomandibular e a voz
title_sort Relação entre grau de severidade de disfunção temporomandibular e a voz
author Silva,Ana Maria Toniolo da
author_facet Silva,Ana Maria Toniolo da
Morisso,Marcela Forgiarini
Cielo,Carla Aparecida
author_role author
author2 Morisso,Marcela Forgiarini
Cielo,Carla Aparecida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Ana Maria Toniolo da
Morisso,Marcela Forgiarini
Cielo,Carla Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Articulação Temporomandibular
Rouquidão
Dor Orofacial
Espectrografia
topic Articulação Temporomandibular
Rouquidão
Dor Orofacial
Espectrografia
description TEMA: a disfunção temporomandibular é uma das desordens mais complexas do organismo capaz de desencadear alterações nos movimentos mandibulares que provocam prejuízos tanto na articulação da fala como na qualidade da voz. Na literatura a relação entre o grau de severidade da sintomatologia desta disfunção e a influência desta na produção vocal tem sido pouco estudada. OBJETIVO: verificar a relação entre o grau de severidade de sintomatologia da disfunção temporomandibular com a produção vocal. MÉTODO: participaram deste estudo 24 sujeitos, do gênero feminino, com idade variando entre 16 e 56 anos que foram submetidos à aplicação do questionário de índice anamnésico Fonseca et al. (1994), a exame odontológico, exame otorrinolaringológico e avaliação audiológica. Posteriormente os 24 sujeitos da pesquisa foram submetidos à gravação da voz, em gravador digital para posterior análise perceptivo-auditiva dos parâmetros da voz como: tipo vocal, ressonância, qualidade da emissão, pitch e loudness, e para análise dos parâmetros acústicos da espectrografia de banda larga, banda estreita e dos parâmetros acústicos por meio do Multi Dimensional Voice Program (MDVP) da Key Elementrics Real Time. RESULTADOS: verificou-se que de todos os parâmetros da avaliação perceptivo-auditiva da voz o grau de sintomatologia severo apresentou significância estatística para diminuição da loudness (p = 0,013). A qualidade vocal rouca foi a que mais apareceu nos sujeitos com grau leve e severo, seguida pela soprosa. Na espectrografia de banda larga houve significância estatística para o aumento da anti-ressonância (p = 0,013) no grau severo de disfunção temporomandibular. CONCLUSÃO: verificou-se que o grau de severidade ocasiona diminuição da loudness, aumento de ruído e alteração na ressonância da voz interferindo na qualidade vocal desses sujeitos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872007000300006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872007000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-56872007000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Pró-Fono Revista de Atualização Científica v.19 n.3 2007
reponame:Pró-fono (Online)
instname:Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
instacron:PFPEF
instname_str Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
instacron_str PFPEF
institution PFPEF
reponame_str Pró-fono (Online)
collection Pró-fono (Online)
repository.name.fl_str_mv Pró-fono (Online) - Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@profono.com.br
_version_ 1754821082809892864