Análise do grau global e tensão da voz em cantores de roque

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonsalves,Aline
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Amin,Elisabeth, Behlau,Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pró-fono (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000300007
Resumo: TEMA: análise do grau global e tensão na voz de cantores de roque. OBJETIVO: analisar a voz de cantores de roque em dois parâmetros específicos: grau global de desvio vocal (GGDV) e grau de tensão (GT), comparando esses parâmetros em três trechos de músicas. MÉTODOS: participaram 26 cantores de roque com idade entre 17 e 46 anos (média = 29:08 anos). Todos responderam a um questionário para caracterização da amostra e realizaram a gravação dos trechos selecionados: Hino Nacional Brasileiro (HNB), Satisfaction e música do repertório auto-selecionada (MR). As amostras foram avaliadas por cinco fonoaudiólogas nos parâmetros GGDV e GT. A análise estatística foi realizada pelo programa SPSS versão 13.0. RESULTADOS: foram encontradas diferenças estatisticamente significantes para os valores médios de GGDV e GT na música Satisfaction (GGDV = 32,8 e GT = 45,8 / p = 0,024) e na MR (GGDV = 38,4 e GT = 55,8 / p = 0,010). Os valores de GGDV e GT possuem relação diretamente proporcional nos trechos HNB* e MR**, sendo que quanto maior a tensão maior o GGDV( p = < 0,001*, p = 0,010**). Quando se analisa individualmente os três trechos, encontra-se que o GGDV não varia de forma significante para as músicas, porém seus valores médios apresentam uma tendência crescente do não roque para o roque (24,0 HNB / 32,8 Satisfaction / 38,4 MR), porém a tensão encontrada no HNB apresenta diferença estatisticamente significante da tensão encontrada nas músicas de roque (Satisfaction e MR, p = 0,008 e p = 0,001). CONCLUSÕES: os dados observados sugerem que o estilo roque está relacionado com maior utilização de tensão na voz e que essa tensão não necessariamente impõe uma impressão negativa à voz, mas corresponde a um fator interpretativo comum ao estilo musical.
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