Escolaridade e crianças com deficiência auditiva e surdez
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.processus.com.br/index.php/egjf/article/view/1026 |
Resumo: | A história da educação para surdos no Brasil iniciou-se em 1857 com o Imperial Instituto de Surdos-Mudos e a chegada de Hernest Huet, ex-diretor do Instituto de Surdos em Paris. Huet influenciou o desenvolvimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) ao introduzir uma metodologia baseada em sua experiência na França. Apenas na década de 1970, a língua de sinais foi efetivamente ensinada, junto com o método oral. A filosofia bilíngue ganhou destaque, recomendando que a Libras seja a primeira língua e o português, a segunda. Em 2015, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência Auditiva apresentou o projeto de Lei 1.361/15 para garantir direitos aos deficientes auditivos unilaterais, retomando destaque em 2022. A Lei de Libras (10.436/2002) garante direitos, mas a pesquisa destaca a necessidade de implementar efetivamente o ensino em Libras e promover mudanças sociais para uma inclusão plena. Apesar de avanços, persiste um longo caminho para garantir a educação bilíngue e transformações na interação e participação da comunidade surda. Esta pesquisa empregou a metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, centrada em uma análise sócio-histórica. Conclui-se que, apesar dos avanços significativos alcançados na melhoria da qualidade de vida e na construção de um sistema educacional para pessoas surdas ou com deficiência auditiva, persiste um extenso caminho a ser percorrido. Isso se evidencia na urgência de uma implementação mais efetiva do ensino em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e na integração dessa língua no quotidiano dos brasileiros. |
id |
PROCESSUS_cf8ca3bf49d5ae499973757c5bfe4c4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.processus.com.br:article/1026 |
network_acronym_str |
PROCESSUS |
network_name_str |
Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escolaridade e crianças com deficiência auditiva e surdezSchooling and children with hearing impairment and deafnessSchooling, Infant. Person with disability, Socio-historical psychology.Escolarização. Infante. Pessoa com deficiência. Psicologia sócio-histórica.A história da educação para surdos no Brasil iniciou-se em 1857 com o Imperial Instituto de Surdos-Mudos e a chegada de Hernest Huet, ex-diretor do Instituto de Surdos em Paris. Huet influenciou o desenvolvimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) ao introduzir uma metodologia baseada em sua experiência na França. Apenas na década de 1970, a língua de sinais foi efetivamente ensinada, junto com o método oral. A filosofia bilíngue ganhou destaque, recomendando que a Libras seja a primeira língua e o português, a segunda. Em 2015, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência Auditiva apresentou o projeto de Lei 1.361/15 para garantir direitos aos deficientes auditivos unilaterais, retomando destaque em 2022. A Lei de Libras (10.436/2002) garante direitos, mas a pesquisa destaca a necessidade de implementar efetivamente o ensino em Libras e promover mudanças sociais para uma inclusão plena. Apesar de avanços, persiste um longo caminho para garantir a educação bilíngue e transformações na interação e participação da comunidade surda. Esta pesquisa empregou a metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, centrada em uma análise sócio-histórica. Conclui-se que, apesar dos avanços significativos alcançados na melhoria da qualidade de vida e na construção de um sistema educacional para pessoas surdas ou com deficiência auditiva, persiste um extenso caminho a ser percorrido. Isso se evidencia na urgência de uma implementação mais efetiva do ensino em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e na integração dessa língua no quotidiano dos brasileiros.The history of education for the deaf in Brazil began in 1857 with the Imperial Institute for Deaf-Mutes and the arrival of Hernest Huet, former director of the Institute for the Deaf in Paris. Huet influenced the development of Brazilian Sign Language (Libras) by introducing a methodology based on his experience in France. It was only in the 1970s that sign language was effectively taught, along with the oral method. The bilingual philosophy gained prominence, recommending that Libras be the first language and Portuguese the second. In 2015, the Commission for the Defense of the Rights of People with Hearing Impairments presented bill 1,361/15 to guarantee unilateral rights for hearing impaired people, resuming prominence in 2022. The Libras Law (10,436/2002) guarantees rights, but research highlights the need to effectively implement teaching in Libras and promote social changes for full inclusion. Despite advances, there remains a long way to go to guarantee bilingual education and transformations in the interaction and participation of the deaf community. This research used bibliographic and documentary research methodology, centered on a socio-historical analysis. It is concluded that, despite the significant advances made in improving the quality of life and building an educational system for people who are deaf or hard of hearing, there is still a long way to go. This is evident in the urgency of more effective implementation of teaching in Brazilian Sign Language (LIBRAS) and the integration of this language into the daily lives of Brazilians.Centro Universitário Processus - UniProcessus2023-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.processus.com.br/index.php/egjf/article/view/102610.5281/zenodo.10125265Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros; v. 14 n. 47 (2023): Revista Processus de Estudos de Gestão, jurídicos e Financeiros; 11-15Revista Processus de Estudos de Gestão, jurídicos e Financeiros; Vol. 14 No. 47 (2023): Revista Processus de Estudos de Gestão, jurídicos e Financeiros; 11-15Revista Processus de Estudos de Gestão, jurídicos e Financeiros; Vol. 14 Núm. 47 (2023): Revista Processus de Estudos de Gestão, jurídicos e Financeiros; 11-152178-20082237-2342reponame:Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros (Online)instname:Faculdade Processus (DF)instacron:PROCESSUSporhttps://periodicos.processus.com.br/index.php/egjf/article/view/1026/1023Copyright (c) 2023 Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiroshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Maria Rita de PaulaMiranda, Fabiana Darc2024-08-12T23:04:08Zoai:ojs2.periodicos.processus.com.br:article/1026Revistahttps://periodicos.processus.com.br/index.php/egjf/PRIhttps://periodicos.processus.com.br/index.php/egjf/oaijonas.goncalves@institutoprocessus.com.br2178-20082178-2008opendoar:2024-08-12T23:04:08Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros (Online) - Faculdade Processus (DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escolaridade e crianças com deficiência auditiva e surdez Schooling and children with hearing impairment and deafness |
title |
Escolaridade e crianças com deficiência auditiva e surdez |
spellingShingle |
Escolaridade e crianças com deficiência auditiva e surdez Andrade, Maria Rita de Paula Schooling, Infant. Person with disability, Socio-historical psychology. Escolarização. Infante. Pessoa com deficiência. Psicologia sócio-histórica. |
title_short |
Escolaridade e crianças com deficiência auditiva e surdez |
title_full |
Escolaridade e crianças com deficiência auditiva e surdez |
title_fullStr |
Escolaridade e crianças com deficiência auditiva e surdez |
title_full_unstemmed |
Escolaridade e crianças com deficiência auditiva e surdez |
title_sort |
Escolaridade e crianças com deficiência auditiva e surdez |
author |
Andrade, Maria Rita de Paula |
author_facet |
Andrade, Maria Rita de Paula Miranda, Fabiana Darc |
author_role |
author |
author2 |
Miranda, Fabiana Darc |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Maria Rita de Paula Miranda, Fabiana Darc |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Schooling, Infant. Person with disability, Socio-historical psychology. Escolarização. Infante. Pessoa com deficiência. Psicologia sócio-histórica. |
topic |
Schooling, Infant. Person with disability, Socio-historical psychology. Escolarização. Infante. Pessoa com deficiência. Psicologia sócio-histórica. |
description |
A história da educação para surdos no Brasil iniciou-se em 1857 com o Imperial Instituto de Surdos-Mudos e a chegada de Hernest Huet, ex-diretor do Instituto de Surdos em Paris. Huet influenciou o desenvolvimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) ao introduzir uma metodologia baseada em sua experiência na França. Apenas na década de 1970, a língua de sinais foi efetivamente ensinada, junto com o método oral. A filosofia bilíngue ganhou destaque, recomendando que a Libras seja a primeira língua e o português, a segunda. Em 2015, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência Auditiva apresentou o projeto de Lei 1.361/15 para garantir direitos aos deficientes auditivos unilaterais, retomando destaque em 2022. A Lei de Libras (10.436/2002) garante direitos, mas a pesquisa destaca a necessidade de implementar efetivamente o ensino em Libras e promover mudanças sociais para uma inclusão plena. Apesar de avanços, persiste um longo caminho para garantir a educação bilíngue e transformações na interação e participação da comunidade surda. Esta pesquisa empregou a metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, centrada em uma análise sócio-histórica. Conclui-se que, apesar dos avanços significativos alcançados na melhoria da qualidade de vida e na construção de um sistema educacional para pessoas surdas ou com deficiência auditiva, persiste um extenso caminho a ser percorrido. Isso se evidencia na urgência de uma implementação mais efetiva do ensino em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e na integração dessa língua no quotidiano dos brasileiros. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.processus.com.br/index.php/egjf/article/view/1026 10.5281/zenodo.10125265 |
url |
https://periodicos.processus.com.br/index.php/egjf/article/view/1026 |
identifier_str_mv |
10.5281/zenodo.10125265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.processus.com.br/index.php/egjf/article/view/1026/1023 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário Processus - UniProcessus |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário Processus - UniProcessus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros; v. 14 n. 47 (2023): Revista Processus de Estudos de Gestão, jurídicos e Financeiros; 11-15 Revista Processus de Estudos de Gestão, jurídicos e Financeiros; Vol. 14 No. 47 (2023): Revista Processus de Estudos de Gestão, jurídicos e Financeiros; 11-15 Revista Processus de Estudos de Gestão, jurídicos e Financeiros; Vol. 14 Núm. 47 (2023): Revista Processus de Estudos de Gestão, jurídicos e Financeiros; 11-15 2178-2008 2237-2342 reponame:Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros (Online) instname:Faculdade Processus (DF) instacron:PROCESSUS |
instname_str |
Faculdade Processus (DF) |
instacron_str |
PROCESSUS |
institution |
PROCESSUS |
reponame_str |
Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros (Online) |
collection |
Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros (Online) - Faculdade Processus (DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
jonas.goncalves@institutoprocessus.com.br |
_version_ |
1809209204485914624 |