Consumo e marketing verde: a influência da sustentabilidade no comportamento do consumidor brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Juliana Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Oliveira , Cristiane Ronchi, Melillo, Raquel Carnivalle Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: South American Sciences
Texto Completo: https://www.southamericansciences.com.br/index.php/sas/article/view/108
Resumo: O presente trabalho possui como objetivo principal verificar a influência da sustentabilidade no comportamento do consumidor brasileiro. Para isso, é indispensável o conhecimento acerca do consumo e do consumismo, bem como sobre o consumo sustentável, marketing verde e o comportamento do consumidor brasileiro, pois permite entender várias discrepâncias socioeconômicas e ambientais ocorridas nesse país. Desde os anos 1970, através de várias reuniões no mundo todo, o meio ambiente tem sido pauta de discussões e tem se tornado uma preocupação global, visto que a ausência de planejamento nas atividades humanas provoca desequilíbrio ambiental, social e econômico. A respeito da metodologia, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza básica e de objetivo exploratório. Foi utilizada uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) sobre o consumo consciente, sendo primordial para discutir o tema do trabalho. Os resultados obtidos desta pesquisa mostram que os consumidores brasileiros estão em transição para o consumo sustentável, embora, ao longo do trabalho, sejam mostradas várias controvérsias. A partir desta afirmação, inúmeros assuntos são discutidos, como a história do consumo brasileiro, a adaptação das empresas para a sustentabilidade, as principais vantagens e dificuldades para o consumo consciente, as questões sociais e entre outros. Por fim, para que o consumo consciente avance de fato, a mudança dos paradigmas e a consolidação do consumo sustentável devem ser efetuadas por todos os responsáveis envolvidos nesse contexto, incluindo o consumidor, a sociedade civil, o governo e as empresas.
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Desde os anos 1970, através de várias reuniões no mundo todo, o meio ambiente tem sido pauta de discussões e tem se tornado uma preocupação global, visto que a ausência de planejamento nas atividades humanas provoca desequilíbrio ambiental, social e econômico. A respeito da metodologia, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza básica e de objetivo exploratório. Foi utilizada uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) sobre o consumo consciente, sendo primordial para discutir o tema do trabalho. Os resultados obtidos desta pesquisa mostram que os consumidores brasileiros estão em transição para o consumo sustentável, embora, ao longo do trabalho, sejam mostradas várias controvérsias. A partir desta afirmação, inúmeros assuntos são discutidos, como a história do consumo brasileiro, a adaptação das empresas para a sustentabilidade, as principais vantagens e dificuldades para o consumo consciente, as questões sociais e entre outros. Por fim, para que o consumo consciente avance de fato, a mudança dos paradigmas e a consolidação do consumo sustentável devem ser efetuadas por todos os responsáveis envolvidos nesse contexto, incluindo o consumidor, a sociedade civil, o governo e as empresas.The main objective of this work is to verify the influence of sustainability on the behavior of the Brazilian consumer. For this, it is indispensable knowledge about consumption and consumerism, as well as about sustainable consumption, green marketing and the behavior of the Brazilian consumer, because it allows to understand several socioeconomic and environmental discrepancies that occurred in this country. Since the 1970s, through several meetings around the world, the environment has been the subject of discussions and has become a global concern, since the lack of planning in human activities causes environmental, social and economic imbalance. Regarding the methodology, this is a research of qualitative approach, of a basic nature and an exploratory objective. A survey of the Credit Protection Service (SPC Brazil) on conscious consumption was used, being paramount to discuss the theme of work. The results obtained from this research show that Brazilian consumers are in transition to sustainable consumption, although, throughout the work, several controversies are shown. From this statement, numerous subjects are discussed, such as the history of Brazilian consumption, the adaptation of companies to sustainability, the main advantages and difficulties for conscious consumption, social issues and others. Finally, in order for conscious consumption to actually advance, the change of paradigms and the consolidation of sustainable consumption must be carried out by all those responsible for this context, including consumers, civil society, government and businesses. El presente trabajo tiene como principal objetivo verificar la influencia de la sostenibilidad en el comportamiento del consumidor brasileño. Para ello, es indispensable el conocimiento sobre el consumo y el consumismo, así como sobre el consumo sostenible, el marketing verde y el comportamiento del consumidor brasileño, porque permite comprender varias discrepancias socioeconómicas y ambientales que ocurrieron en este país. Desde la década de 1970, a través de varias reuniones en todo el mundo, el medio ambiente ha sido objeto de debates y se ha convertido en una preocupación mundial, ya que la falta de planificación de las actividades humanas provoca desequilibrios ambientales, sociales y económicos. En cuanto a la metodología, se trata de una investigación de enfoque cualitativo, de carácter básico y objetivo exploratorio. Se utilizó una encuesta del Servicio de Protección del Crédito (SPC Brasil) sobre el consumo consciente, siendo primordial para discutir el tema del trabajo. Los resultados obtenidos de esta investigación muestran que los consumidores brasileños están en transición hacia el consumo sostenible, aunque, a lo largo del trabajo, se muestran varias controversias. A partir de esta afirmación, se discuten numerosos temas, como la historia del consumo brasileño, la adaptación de las empresas a la sostenibilidad, las principales ventajas y dificultades para el consumo consciente, cuestiones sociales y otros. Finalmente, para que el consumo consciente realmente avance, el cambio de paradigmas y la consolidación del consumo sostenible deben ser llevados a cabo por todos los responsables de este contexto, incluidos los consumidores, la sociedad civil, el gobierno y las empresas.SAS2021-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.southamericansciences.com.br/index.php/sas/article/view/10810.52755/sas.v2i1.108South American Sciences; Vol. 2 Núm. 1 (2021): South American Sciences; e21108South American Sciences; v. 2 n. 1 (2021): South American Sciences; e211082675-722210.17648/sas.v2i1reponame:South American Sciencesinstname:Instituto Prosinstacron:PROSporhttps://www.southamericansciences.com.br/index.php/sas/article/view/108/116Copyright (c) 2021 Juliana Santos de Souza, Cristiane Ronchi de Oliveira , Raquel Carnivalle Silva Melillohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Juliana Santos de Oliveira , Cristiane Ronchi Melillo, Raquel Carnivalle Silva2021-08-16T06:12:17Zoai:ojs2.southamericansciences.com.br:article/108Revistahttps://www.southamericansciences.com.br/index.php/sasPRIhttps://www.southamericansciences.com.br/index.php/sas/oaisoares-agro@hotmail.com || atenaconsultoriac@gmail.com2675-72222675-7222opendoar:2021-08-16T06:12:17South American Sciences - Instituto Prosfalse
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