Portugal Gigante: Nationalism, Motherland and Colonial Encounters in Portuguese School Textbooks

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, M. Dores
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Habitus
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/543
Resumo: Em Portugal, durante o Estado Novo (1933-1974), os livros escolares contribuíram para manter viva a idéia de império de aquém e além-mar, ao mesmo tempo que este mesmo império se desintegrava. Este artigo analisa o discurso e iconografia de manuais de escola primária (principalmente Livros de Leitura e de História), através da discussão do conceito de pátria e nação de aquém e além-mar.
id PUC-GO-1_5658cfa31437ec5b0a072f91c4ae5a4f
oai_identifier_str oai:ojs.seer.pucgoias.edu.br:article/543
network_acronym_str PUC-GO-1
network_name_str Habitus
repository_id_str
spelling Portugal Gigante: Nationalism, Motherland and Colonial Encounters in Portuguese School TextbooksEm Portugal, durante o Estado Novo (1933-1974), os livros escolares contribuíram para manter viva a idéia de império de aquém e além-mar, ao mesmo tempo que este mesmo império se desintegrava. Este artigo analisa o discurso e iconografia de manuais de escola primária (principalmente Livros de Leitura e de História), através da discussão do conceito de pátria e nação de aquém e além-mar.Editora da PUC Goiás2008-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/54310.18224/hab.v5.2.2007.395-421Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia; v. 5, n. 2 (2007): Contemporary Themes in Historical and Cultural Heritage ■ Temas Contemporâneos em Patrimônio Histórico e Cultural; 395-4211983-779810.18224/hab.v5.2.2007reponame:Habitusinstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC-GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/543/433Cruz, M. Doresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-07T11:16:22Zoai:ojs.seer.pucgoias.edu.br:article/543Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/indexPRIhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/oaihabitus@pucgoias.edu.br||sibeli@pucgoias.edu.br|| felixpadua@gmail.com1983-77981678-6475opendoar:2017-12-07T11:16:22Habitus - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Portugal Gigante: Nationalism, Motherland and Colonial Encounters in Portuguese School Textbooks
title Portugal Gigante: Nationalism, Motherland and Colonial Encounters in Portuguese School Textbooks
spellingShingle Portugal Gigante: Nationalism, Motherland and Colonial Encounters in Portuguese School Textbooks
Cruz, M. Dores
title_short Portugal Gigante: Nationalism, Motherland and Colonial Encounters in Portuguese School Textbooks
title_full Portugal Gigante: Nationalism, Motherland and Colonial Encounters in Portuguese School Textbooks
title_fullStr Portugal Gigante: Nationalism, Motherland and Colonial Encounters in Portuguese School Textbooks
title_full_unstemmed Portugal Gigante: Nationalism, Motherland and Colonial Encounters in Portuguese School Textbooks
title_sort Portugal Gigante: Nationalism, Motherland and Colonial Encounters in Portuguese School Textbooks
author Cruz, M. Dores
author_facet Cruz, M. Dores
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, M. Dores
description Em Portugal, durante o Estado Novo (1933-1974), os livros escolares contribuíram para manter viva a idéia de império de aquém e além-mar, ao mesmo tempo que este mesmo império se desintegrava. Este artigo analisa o discurso e iconografia de manuais de escola primária (principalmente Livros de Leitura e de História), através da discussão do conceito de pátria e nação de aquém e além-mar.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/543
10.18224/hab.v5.2.2007.395-421
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/543
identifier_str_mv 10.18224/hab.v5.2.2007.395-421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/543/433
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia; v. 5, n. 2 (2007): Contemporary Themes in Historical and Cultural Heritage ■ Temas Contemporâneos em Patrimônio Histórico e Cultural; 395-421
1983-7798
10.18224/hab.v5.2.2007
reponame:Habitus
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC-GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC-GO
institution PUC-GO
reponame_str Habitus
collection Habitus
repository.name.fl_str_mv Habitus - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv habitus@pucgoias.edu.br||sibeli@pucgoias.edu.br|| felixpadua@gmail.com
_version_ 1798329550639202304