MUSEUS PARA O ESQUECIMENTO: SELETIVIDADE E MEMÓRIAS SILENCIADAS NAS PERFORMANCES MUSEAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bulhões, Girlene Chagas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Habitus
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/7420
Resumo: Em meio às suas múltiplas tensões e significados, os museus são considerados instituições nas quais nossas memórias são guardadas e comunicadas para que não as percamos de vista. No entanto, alguns deles, com intenção consciente ou não, fazem justamente o contrário: silenciam sistemática e deliberadamente as lembranças de determinados assuntos e grupos socioculturais. Dessa forma, transformam-se em Performances Culturais para o esquecimento. Com base principalmente nos Estudos das Performances Culturais, nas Museologias Social e Afetiva, na Cartografia Social, nos Estudos Queer e em autoras e autores pós-estruturalistas, nesta dissertação teço considerações sobre esse fato, que considero ser uma controvérsia museal, a partir de passagens das mitologias grega e iorubá, dos conceitos de Pacto Museal, Drama Social, Máscara, Fachada, Cenário, Seletividade, Museus/Performances Museais Arbóreas e Rizomáticas, Afeto, Rizoma e Arte Bruta.
id PUC-GO-1_6e52d7912625310dd827032c4d945c3c
oai_identifier_str oai:ojs.seer.pucgoias.edu.br:article/7420
network_acronym_str PUC-GO-1
network_name_str Habitus
repository_id_str
spelling MUSEUS PARA O ESQUECIMENTO: SELETIVIDADE E MEMÓRIAS SILENCIADAS NAS PERFORMANCES MUSEAISMuseologia; Performances CulturaisMuseologia Social e Afetiva; Performances Culturais; Afeto; RizomaMuseus, Memória e EsquecimentoEm meio às suas múltiplas tensões e significados, os museus são considerados instituições nas quais nossas memórias são guardadas e comunicadas para que não as percamos de vista. No entanto, alguns deles, com intenção consciente ou não, fazem justamente o contrário: silenciam sistemática e deliberadamente as lembranças de determinados assuntos e grupos socioculturais. Dessa forma, transformam-se em Performances Culturais para o esquecimento. Com base principalmente nos Estudos das Performances Culturais, nas Museologias Social e Afetiva, na Cartografia Social, nos Estudos Queer e em autoras e autores pós-estruturalistas, nesta dissertação teço considerações sobre esse fato, que considero ser uma controvérsia museal, a partir de passagens das mitologias grega e iorubá, dos conceitos de Pacto Museal, Drama Social, Máscara, Fachada, Cenário, Seletividade, Museus/Performances Museais Arbóreas e Rizomáticas, Afeto, Rizoma e Arte Bruta.Editora da PUC GoiásFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de GoiásBulhões, Girlene Chagas2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/742010.18224/hab.v17i2.7420Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia; v. 17, n. 2 (2019); 583-5841983-779810.18224/hab.v17.2.2019reponame:Habitusinstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC-GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/7420/4441Direitos autorais 2020 girlene chagas bulhoeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T19:22:38Zoai:ojs.seer.pucgoias.edu.br:article/7420Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/indexPRIhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/oaihabitus@pucgoias.edu.br||sibeli@pucgoias.edu.br|| felixpadua@gmail.com1983-77981678-6475opendoar:2020-09-02T19:22:38Habitus - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv MUSEUS PARA O ESQUECIMENTO: SELETIVIDADE E MEMÓRIAS SILENCIADAS NAS PERFORMANCES MUSEAIS
title MUSEUS PARA O ESQUECIMENTO: SELETIVIDADE E MEMÓRIAS SILENCIADAS NAS PERFORMANCES MUSEAIS
spellingShingle MUSEUS PARA O ESQUECIMENTO: SELETIVIDADE E MEMÓRIAS SILENCIADAS NAS PERFORMANCES MUSEAIS
Bulhões, Girlene Chagas
Museologia; Performances Culturais
Museologia Social e Afetiva; Performances Culturais; Afeto; Rizoma
Museus, Memória e Esquecimento
title_short MUSEUS PARA O ESQUECIMENTO: SELETIVIDADE E MEMÓRIAS SILENCIADAS NAS PERFORMANCES MUSEAIS
title_full MUSEUS PARA O ESQUECIMENTO: SELETIVIDADE E MEMÓRIAS SILENCIADAS NAS PERFORMANCES MUSEAIS
title_fullStr MUSEUS PARA O ESQUECIMENTO: SELETIVIDADE E MEMÓRIAS SILENCIADAS NAS PERFORMANCES MUSEAIS
title_full_unstemmed MUSEUS PARA O ESQUECIMENTO: SELETIVIDADE E MEMÓRIAS SILENCIADAS NAS PERFORMANCES MUSEAIS
title_sort MUSEUS PARA O ESQUECIMENTO: SELETIVIDADE E MEMÓRIAS SILENCIADAS NAS PERFORMANCES MUSEAIS
author Bulhões, Girlene Chagas
author_facet Bulhões, Girlene Chagas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás
dc.contributor.author.fl_str_mv Bulhões, Girlene Chagas
dc.subject.por.fl_str_mv Museologia; Performances Culturais
Museologia Social e Afetiva; Performances Culturais; Afeto; Rizoma
Museus, Memória e Esquecimento
topic Museologia; Performances Culturais
Museologia Social e Afetiva; Performances Culturais; Afeto; Rizoma
Museus, Memória e Esquecimento
description Em meio às suas múltiplas tensões e significados, os museus são considerados instituições nas quais nossas memórias são guardadas e comunicadas para que não as percamos de vista. No entanto, alguns deles, com intenção consciente ou não, fazem justamente o contrário: silenciam sistemática e deliberadamente as lembranças de determinados assuntos e grupos socioculturais. Dessa forma, transformam-se em Performances Culturais para o esquecimento. Com base principalmente nos Estudos das Performances Culturais, nas Museologias Social e Afetiva, na Cartografia Social, nos Estudos Queer e em autoras e autores pós-estruturalistas, nesta dissertação teço considerações sobre esse fato, que considero ser uma controvérsia museal, a partir de passagens das mitologias grega e iorubá, dos conceitos de Pacto Museal, Drama Social, Máscara, Fachada, Cenário, Seletividade, Museus/Performances Museais Arbóreas e Rizomáticas, Afeto, Rizoma e Arte Bruta.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/7420
10.18224/hab.v17i2.7420
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/7420
identifier_str_mv 10.18224/hab.v17i2.7420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/7420/4441
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 girlene chagas bulhoes
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 girlene chagas bulhoes
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia; v. 17, n. 2 (2019); 583-584
1983-7798
10.18224/hab.v17.2.2019
reponame:Habitus
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC-GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC-GO
institution PUC-GO
reponame_str Habitus
collection Habitus
repository.name.fl_str_mv Habitus - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv habitus@pucgoias.edu.br||sibeli@pucgoias.edu.br|| felixpadua@gmail.com
_version_ 1798329550629765120