A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E LITERACIA DIGITAL PARA UMA EFETIVA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE DESINFORMAÇÃO E NEGACIONISMO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Panorama (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/12677 |
Resumo: | O objetivo do artigo é propor um debate sobre a importância da alfabetização e da literacia digital para que ocorra uma efetiva divulgação científica no Brasil, principalmente em tempos de pandemia, onde a desinformação e o negacionismo assumiram destaque na retórica de verdade sobre o conhecimento científico. Partiremos de uma pesquisa bibliográfica e exploratória e teremos como estudo de caso, o tema da pandemia da Covid-19, problematizando as ressonâncias desse tema nas redes sociais, no jornalismo e no site do Ministério da Saúde, pontuando como a literacia e a divulgação científica se tornam extremamente necessárias para a aproximação da sociedade com pesquisas científicas confiáveis e acessíveis ao público em geral. Concluímos que o processo educacional, apoiados em uma escola de qualidade representa o espaço para desenvolver e cultivar uma cultura científica, contribuindo para que os indivíduos percebam de forma avaliativa a qualidade da informação científica ao qual tem acesso, sendo capaz de distinguir de forma crítica entre aquilo que é falso do verdadeiro. |
id |
PUC-GO-2_17f14948b4f404848acda304e77c3138 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/12677 |
network_acronym_str |
PUC-GO-2 |
network_name_str |
Panorama (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E LITERACIA DIGITAL PARA UMA EFETIVA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE DESINFORMAÇÃO E NEGACIONISMOAlfabetização digitalDesinformaçãoDivulgação cientificaLiteraciaNegacionismo.Comunicação e desinformaçãoO objetivo do artigo é propor um debate sobre a importância da alfabetização e da literacia digital para que ocorra uma efetiva divulgação científica no Brasil, principalmente em tempos de pandemia, onde a desinformação e o negacionismo assumiram destaque na retórica de verdade sobre o conhecimento científico. Partiremos de uma pesquisa bibliográfica e exploratória e teremos como estudo de caso, o tema da pandemia da Covid-19, problematizando as ressonâncias desse tema nas redes sociais, no jornalismo e no site do Ministério da Saúde, pontuando como a literacia e a divulgação científica se tornam extremamente necessárias para a aproximação da sociedade com pesquisas científicas confiáveis e acessíveis ao público em geral. Concluímos que o processo educacional, apoiados em uma escola de qualidade representa o espaço para desenvolver e cultivar uma cultura científica, contribuindo para que os indivíduos percebam de forma avaliativa a qualidade da informação científica ao qual tem acesso, sendo capaz de distinguir de forma crítica entre aquilo que é falso do verdadeiro.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/1267710.18224/pan.v12i1.12677Revista Panorama - Social Communication Magazine; Vol. 12 No. 1 (2022): Olhar da Comunicação: leitura sobre fatos e acontecimentos em tempos de pandemia; 36-41Revista Panorama - Revista de Comunicación Social; Vol. 12 Núm. 1 (2022): Olhar da Comunicação: leitura sobre fatos e acontecimentos em tempos de pandemia; 36-41Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 12 n. 1 (2022): Olhar da Comunicação: leitura sobre fatos e acontecimentos em tempos de pandemia; 36-412237-108710.18224/pan.v12i1reponame:Panorama (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/12677/5807Copyright (c) 2022 Maiara Raquel Campos Leal, Pricilla de Souza Andrade, Magno Luiz Medeiros da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessLeal, Maiara Raquel CamposAndrade, Pricilla de SouzaMedeiros, Magno Luiz2022-12-15T17:57:54Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/12677Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/indexPUBhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/oai||panorama@pucgoias.edu.br|| lucajor@gmail.com2237-10872236-1685opendoar:2022-12-15T17:57:54Panorama (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E LITERACIA DIGITAL PARA UMA EFETIVA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE DESINFORMAÇÃO E NEGACIONISMO |
title |
A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E LITERACIA DIGITAL PARA UMA EFETIVA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE DESINFORMAÇÃO E NEGACIONISMO |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E LITERACIA DIGITAL PARA UMA EFETIVA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE DESINFORMAÇÃO E NEGACIONISMO Leal, Maiara Raquel Campos Alfabetização digital Desinformação Divulgação cientifica Literacia Negacionismo. Comunicação e desinformação |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E LITERACIA DIGITAL PARA UMA EFETIVA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE DESINFORMAÇÃO E NEGACIONISMO |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E LITERACIA DIGITAL PARA UMA EFETIVA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE DESINFORMAÇÃO E NEGACIONISMO |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E LITERACIA DIGITAL PARA UMA EFETIVA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE DESINFORMAÇÃO E NEGACIONISMO |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E LITERACIA DIGITAL PARA UMA EFETIVA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE DESINFORMAÇÃO E NEGACIONISMO |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E LITERACIA DIGITAL PARA UMA EFETIVA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE DESINFORMAÇÃO E NEGACIONISMO |
author |
Leal, Maiara Raquel Campos |
author_facet |
Leal, Maiara Raquel Campos Andrade, Pricilla de Souza Medeiros, Magno Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Pricilla de Souza Medeiros, Magno Luiz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Maiara Raquel Campos Andrade, Pricilla de Souza Medeiros, Magno Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização digital Desinformação Divulgação cientifica Literacia Negacionismo. Comunicação e desinformação |
topic |
Alfabetização digital Desinformação Divulgação cientifica Literacia Negacionismo. Comunicação e desinformação |
description |
O objetivo do artigo é propor um debate sobre a importância da alfabetização e da literacia digital para que ocorra uma efetiva divulgação científica no Brasil, principalmente em tempos de pandemia, onde a desinformação e o negacionismo assumiram destaque na retórica de verdade sobre o conhecimento científico. Partiremos de uma pesquisa bibliográfica e exploratória e teremos como estudo de caso, o tema da pandemia da Covid-19, problematizando as ressonâncias desse tema nas redes sociais, no jornalismo e no site do Ministério da Saúde, pontuando como a literacia e a divulgação científica se tornam extremamente necessárias para a aproximação da sociedade com pesquisas científicas confiáveis e acessíveis ao público em geral. Concluímos que o processo educacional, apoiados em uma escola de qualidade representa o espaço para desenvolver e cultivar uma cultura científica, contribuindo para que os indivíduos percebam de forma avaliativa a qualidade da informação científica ao qual tem acesso, sendo capaz de distinguir de forma crítica entre aquilo que é falso do verdadeiro. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/12677 10.18224/pan.v12i1.12677 |
url |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/12677 |
identifier_str_mv |
10.18224/pan.v12i1.12677 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/12677/5807 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Panorama - Social Communication Magazine; Vol. 12 No. 1 (2022): Olhar da Comunicação: leitura sobre fatos e acontecimentos em tempos de pandemia; 36-41 Revista Panorama - Revista de Comunicación Social; Vol. 12 Núm. 1 (2022): Olhar da Comunicação: leitura sobre fatos e acontecimentos em tempos de pandemia; 36-41 Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 12 n. 1 (2022): Olhar da Comunicação: leitura sobre fatos e acontecimentos em tempos de pandemia; 36-41 2237-1087 10.18224/pan.v12i1 reponame:Panorama (Goiânia. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Panorama (Goiânia. Online) |
collection |
Panorama (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Panorama (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||panorama@pucgoias.edu.br|| lucajor@gmail.com |
_version_ |
1798321075639025664 |