A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E LITERACIA DIGITAL PARA UMA EFETIVA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE DESINFORMAÇÃO E NEGACIONISMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Maiara Raquel Campos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Andrade, Pricilla de Souza, Medeiros, Magno Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Panorama (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/12677
Resumo: O objetivo do artigo é propor um debate sobre a importância da alfabetização e da literacia digital para que ocorra uma efetiva divulgação científica no Brasil, principalmente em tempos de pandemia, onde a desinformação e o negacionismo assumiram destaque na retórica de verdade sobre o conhecimento científico. Partiremos de uma pesquisa bibliográfica e exploratória e teremos como estudo de caso, o tema da pandemia da Covid-19, problematizando as ressonâncias desse tema nas redes sociais, no jornalismo e no site do Ministério da Saúde, pontuando como a literacia e a divulgação científica se tornam extremamente necessárias para a aproximação da sociedade com pesquisas científicas confiáveis e acessíveis ao público em geral. Concluímos que o processo educacional, apoiados em uma escola de qualidade representa o espaço para desenvolver e cultivar uma cultura científica, contribuindo para que os indivíduos percebam de forma avaliativa a qualidade da informação científica ao qual tem acesso, sendo capaz de distinguir de forma crítica entre aquilo que é falso do verdadeiro.
id PUC-GO-2_17f14948b4f404848acda304e77c3138
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/12677
network_acronym_str PUC-GO-2
network_name_str Panorama (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E LITERACIA DIGITAL PARA UMA EFETIVA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE DESINFORMAÇÃO E NEGACIONISMOAlfabetização digitalDesinformaçãoDivulgação cientificaLiteraciaNegacionismo.Comunicação e desinformaçãoO objetivo do artigo é propor um debate sobre a importância da alfabetização e da literacia digital para que ocorra uma efetiva divulgação científica no Brasil, principalmente em tempos de pandemia, onde a desinformação e o negacionismo assumiram destaque na retórica de verdade sobre o conhecimento científico. Partiremos de uma pesquisa bibliográfica e exploratória e teremos como estudo de caso, o tema da pandemia da Covid-19, problematizando as ressonâncias desse tema nas redes sociais, no jornalismo e no site do Ministério da Saúde, pontuando como a literacia e a divulgação científica se tornam extremamente necessárias para a aproximação da sociedade com pesquisas científicas confiáveis e acessíveis ao público em geral. Concluímos que o processo educacional, apoiados em uma escola de qualidade representa o espaço para desenvolver e cultivar uma cultura científica, contribuindo para que os indivíduos percebam de forma avaliativa a qualidade da informação científica ao qual tem acesso, sendo capaz de distinguir de forma crítica entre aquilo que é falso do verdadeiro.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/1267710.18224/pan.v12i1.12677Revista Panorama - Social Communication Magazine; Vol. 12 No. 1 (2022): Olhar da Comunicação: leitura sobre fatos e acontecimentos em tempos de pandemia; 36-41Revista Panorama - Revista de Comunicación Social; Vol. 12 Núm. 1 (2022): Olhar da Comunicação: leitura sobre fatos e acontecimentos em tempos de pandemia; 36-41Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 12 n. 1 (2022): Olhar da Comunicação: leitura sobre fatos e acontecimentos em tempos de pandemia; 36-412237-108710.18224/pan.v12i1reponame:Panorama (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/12677/5807Copyright (c) 2022 Maiara Raquel Campos Leal, Pricilla de Souza Andrade, Magno Luiz Medeiros da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessLeal, Maiara Raquel CamposAndrade, Pricilla de SouzaMedeiros, Magno Luiz2022-12-15T17:57:54Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/12677Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/indexPUBhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/oai||panorama@pucgoias.edu.br|| lucajor@gmail.com2237-10872236-1685opendoar:2022-12-15T17:57:54Panorama (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E LITERACIA DIGITAL PARA UMA EFETIVA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE DESINFORMAÇÃO E NEGACIONISMO
title A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E LITERACIA DIGITAL PARA UMA EFETIVA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE DESINFORMAÇÃO E NEGACIONISMO
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E LITERACIA DIGITAL PARA UMA EFETIVA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE DESINFORMAÇÃO E NEGACIONISMO
Leal, Maiara Raquel Campos
Alfabetização digital
Desinformação
Divulgação cientifica
Literacia
Negacionismo.
Comunicação e desinformação
title_short A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E LITERACIA DIGITAL PARA UMA EFETIVA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE DESINFORMAÇÃO E NEGACIONISMO
title_full A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E LITERACIA DIGITAL PARA UMA EFETIVA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE DESINFORMAÇÃO E NEGACIONISMO
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E LITERACIA DIGITAL PARA UMA EFETIVA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE DESINFORMAÇÃO E NEGACIONISMO
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E LITERACIA DIGITAL PARA UMA EFETIVA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE DESINFORMAÇÃO E NEGACIONISMO
title_sort A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E LITERACIA DIGITAL PARA UMA EFETIVA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE DESINFORMAÇÃO E NEGACIONISMO
author Leal, Maiara Raquel Campos
author_facet Leal, Maiara Raquel Campos
Andrade, Pricilla de Souza
Medeiros, Magno Luiz
author_role author
author2 Andrade, Pricilla de Souza
Medeiros, Magno Luiz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Maiara Raquel Campos
Andrade, Pricilla de Souza
Medeiros, Magno Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização digital
Desinformação
Divulgação cientifica
Literacia
Negacionismo.
Comunicação e desinformação
topic Alfabetização digital
Desinformação
Divulgação cientifica
Literacia
Negacionismo.
Comunicação e desinformação
description O objetivo do artigo é propor um debate sobre a importância da alfabetização e da literacia digital para que ocorra uma efetiva divulgação científica no Brasil, principalmente em tempos de pandemia, onde a desinformação e o negacionismo assumiram destaque na retórica de verdade sobre o conhecimento científico. Partiremos de uma pesquisa bibliográfica e exploratória e teremos como estudo de caso, o tema da pandemia da Covid-19, problematizando as ressonâncias desse tema nas redes sociais, no jornalismo e no site do Ministério da Saúde, pontuando como a literacia e a divulgação científica se tornam extremamente necessárias para a aproximação da sociedade com pesquisas científicas confiáveis e acessíveis ao público em geral. Concluímos que o processo educacional, apoiados em uma escola de qualidade representa o espaço para desenvolver e cultivar uma cultura científica, contribuindo para que os indivíduos percebam de forma avaliativa a qualidade da informação científica ao qual tem acesso, sendo capaz de distinguir de forma crítica entre aquilo que é falso do verdadeiro.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/12677
10.18224/pan.v12i1.12677
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/12677
identifier_str_mv 10.18224/pan.v12i1.12677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/12677/5807
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Panorama - Social Communication Magazine; Vol. 12 No. 1 (2022): Olhar da Comunicação: leitura sobre fatos e acontecimentos em tempos de pandemia; 36-41
Revista Panorama - Revista de Comunicación Social; Vol. 12 Núm. 1 (2022): Olhar da Comunicação: leitura sobre fatos e acontecimentos em tempos de pandemia; 36-41
Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 12 n. 1 (2022): Olhar da Comunicação: leitura sobre fatos e acontecimentos em tempos de pandemia; 36-41
2237-1087
10.18224/pan.v12i1
reponame:Panorama (Goiânia. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Panorama (Goiânia. Online)
collection Panorama (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Panorama (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv ||panorama@pucgoias.edu.br|| lucajor@gmail.com
_version_ 1798321075639025664