Um tênis All-Star no século XVIII: tensionamentos da representação histórica no figurino de “Maria Antonieta”, de Sofia Coppola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Panorama |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/6555 |
Resumo: | Este trabalho delineia alguns aspectos dos entrelaçamentos entre passado e presente nos figurinos do filme “Maria Antonieta”, de Sofia Coppola. São analisados todos os figurinos do primeiro arco narrativo do filme, focalizando a transformação da protagonista de princesa austríaca em rainha da França. A análise sugere que os figurinos contam uma história paralela, às vezes mesmo contradizendo a narrativa “histórica” principal. Isso acontece ao menos de três maneiras: (1) fazendo referências à moda contemporânea; (2) usando um conceito moderno de “juventude” ao representar a vida da protagonista na corte francesa; (3) mostrando as roupas da protagonista como metáfora de seu caráter e atitudes. Esses elementos são estudados a partir das questões entre representação e história no figurino cinematográfico. |
id |
PUC-GO-2_7b43e7ffed9c66af2cd3f0d27e9fada0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6555 |
network_acronym_str |
PUC-GO-2 |
network_name_str |
Panorama |
repository_id_str |
|
spelling |
Um tênis All-Star no século XVIII: tensionamentos da representação histórica no figurino de “Maria Antonieta”, de Sofia CoppolaComuincação; Teoria da ComunicaçãoSofia Coppola. História. Representação. Cinema. Maria Antonieta.Comunicação. Representação. HistóriaEste trabalho delineia alguns aspectos dos entrelaçamentos entre passado e presente nos figurinos do filme “Maria Antonieta”, de Sofia Coppola. São analisados todos os figurinos do primeiro arco narrativo do filme, focalizando a transformação da protagonista de princesa austríaca em rainha da França. A análise sugere que os figurinos contam uma história paralela, às vezes mesmo contradizendo a narrativa “histórica” principal. Isso acontece ao menos de três maneiras: (1) fazendo referências à moda contemporânea; (2) usando um conceito moderno de “juventude” ao representar a vida da protagonista na corte francesa; (3) mostrando as roupas da protagonista como metáfora de seu caráter e atitudes. Esses elementos são estudados a partir das questões entre representação e história no figurino cinematográfico.Editora da PUC GoiásMartino, Luis Mauro SaNascimento, Rafaela Artero2019-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/655510.18224/pan.v8i2.6555Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 8, n. 2 (2018); 2-82237-108710.18224/pan.v8i2reponame:Panoramainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/6555/3931Direitos autorais 2019 Luis Mauro Sa Martino, Rafaela Artero Nascimentohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-11T21:29:07ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um tênis All-Star no século XVIII: tensionamentos da representação histórica no figurino de “Maria Antonieta”, de Sofia Coppola |
title |
Um tênis All-Star no século XVIII: tensionamentos da representação histórica no figurino de “Maria Antonieta”, de Sofia Coppola |
spellingShingle |
Um tênis All-Star no século XVIII: tensionamentos da representação histórica no figurino de “Maria Antonieta”, de Sofia Coppola Martino, Luis Mauro Sa Comuincação; Teoria da Comunicação Sofia Coppola. História. Representação. Cinema. Maria Antonieta. Comunicação. Representação. História |
title_short |
Um tênis All-Star no século XVIII: tensionamentos da representação histórica no figurino de “Maria Antonieta”, de Sofia Coppola |
title_full |
Um tênis All-Star no século XVIII: tensionamentos da representação histórica no figurino de “Maria Antonieta”, de Sofia Coppola |
title_fullStr |
Um tênis All-Star no século XVIII: tensionamentos da representação histórica no figurino de “Maria Antonieta”, de Sofia Coppola |
title_full_unstemmed |
Um tênis All-Star no século XVIII: tensionamentos da representação histórica no figurino de “Maria Antonieta”, de Sofia Coppola |
title_sort |
Um tênis All-Star no século XVIII: tensionamentos da representação histórica no figurino de “Maria Antonieta”, de Sofia Coppola |
author |
Martino, Luis Mauro Sa |
author_facet |
Martino, Luis Mauro Sa Nascimento, Rafaela Artero |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Rafaela Artero |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martino, Luis Mauro Sa Nascimento, Rafaela Artero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comuincação; Teoria da Comunicação Sofia Coppola. História. Representação. Cinema. Maria Antonieta. Comunicação. Representação. História |
topic |
Comuincação; Teoria da Comunicação Sofia Coppola. História. Representação. Cinema. Maria Antonieta. Comunicação. Representação. História |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este trabalho delineia alguns aspectos dos entrelaçamentos entre passado e presente nos figurinos do filme “Maria Antonieta”, de Sofia Coppola. São analisados todos os figurinos do primeiro arco narrativo do filme, focalizando a transformação da protagonista de princesa austríaca em rainha da França. A análise sugere que os figurinos contam uma história paralela, às vezes mesmo contradizendo a narrativa “histórica” principal. Isso acontece ao menos de três maneiras: (1) fazendo referências à moda contemporânea; (2) usando um conceito moderno de “juventude” ao representar a vida da protagonista na corte francesa; (3) mostrando as roupas da protagonista como metáfora de seu caráter e atitudes. Esses elementos são estudados a partir das questões entre representação e história no figurino cinematográfico. |
description |
Este trabalho delineia alguns aspectos dos entrelaçamentos entre passado e presente nos figurinos do filme “Maria Antonieta”, de Sofia Coppola. São analisados todos os figurinos do primeiro arco narrativo do filme, focalizando a transformação da protagonista de princesa austríaca em rainha da França. A análise sugere que os figurinos contam uma história paralela, às vezes mesmo contradizendo a narrativa “histórica” principal. Isso acontece ao menos de três maneiras: (1) fazendo referências à moda contemporânea; (2) usando um conceito moderno de “juventude” ao representar a vida da protagonista na corte francesa; (3) mostrando as roupas da protagonista como metáfora de seu caráter e atitudes. Esses elementos são estudados a partir das questões entre representação e história no figurino cinematográfico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/6555 10.18224/pan.v8i2.6555 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/6555 |
identifier_str_mv |
10.18224/pan.v8i2.6555 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/6555/3931 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Luis Mauro Sa Martino, Rafaela Artero Nascimento http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Luis Mauro Sa Martino, Rafaela Artero Nascimento http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUC Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUC Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 8, n. 2 (2018); 2-8 2237-1087 10.18224/pan.v8i2 reponame:Panorama instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Panorama |
collection |
Panorama |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1726665001635151872 |