O uso do marketing político e eleitoral na formação da imagem de um candidato à câmara de vereadores e a sua influência no resultado eleitoral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Westphalen, José Henrique
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUCRS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10923/2073
Resumo: The changes in society and the influence of media in political and representative processes have changed the relation between candidates and voters, requiring professionalism and knowledge from the media. The present study aims to analyze the applicability of political marketing techniques and electoral marketing techniques when planning the communication and the construction of the image of candidate José Henrique Westphalen to the Local Chamber of Cruz Alta in 2008, identifying these elements graphically and checking whether the result was influenced by the media or not. It can be concluded that the use of political marketing techniques and electoral marketing techniques were essential for the result of the election. This study has provided a new model of analysis for proportional campaigns, it is rich in scientific details, with relevant theoretical and a specific view for treating such matters within a real case, it was applied in a recent election and the measurement of the data was made through surveys and legal statistics.
id PUCR_b92fc90cfd32327d3ba90367398887fc
oai_identifier_str oai:meriva.pucrs.br:10923/2073
network_acronym_str PUCR
network_name_str Repositório Institucional PUCRS
repository_id_str 2753
spelling Westphalen, José HenriqueGomes, Neusa Demartini2013-08-07T18:45:51Z2013-08-07T18:45:51Z2009http://hdl.handle.net/10923/2073The changes in society and the influence of media in political and representative processes have changed the relation between candidates and voters, requiring professionalism and knowledge from the media. The present study aims to analyze the applicability of political marketing techniques and electoral marketing techniques when planning the communication and the construction of the image of candidate José Henrique Westphalen to the Local Chamber of Cruz Alta in 2008, identifying these elements graphically and checking whether the result was influenced by the media or not. It can be concluded that the use of political marketing techniques and electoral marketing techniques were essential for the result of the election. This study has provided a new model of analysis for proportional campaigns, it is rich in scientific details, with relevant theoretical and a specific view for treating such matters within a real case, it was applied in a recent election and the measurement of the data was made through surveys and legal statistics.As transformações ocorridas na sociedade e a influência dos meios de comunicação nos processos político e representativo alteraram as relações candidato X eleitor, exigindo profissionalismo e domínio dos media. O presente estudo tem por objeto analisar a aplicação das técnicas do marketing político e do marketing eleitoral no planejamento de comunicação e na construção da imagem do candidato José Henrique Westphalen à Câmara de Vereadores de Cruz Alta, no pleito de 2008, identificando esses elementos nas peças gráficas, e se houve influência da comunicação no resultado eleitoral. Conclui que a utilização das técnicas de marketing político e eleitoral foram fundamentais na obtenção do resultado final da eleição. Destaca que o estudo trouxe um novo modelo de análise para campanhas proporcionais, rico em detalhes científicos, com teóricos pertinentes e uma visão específica para tratar essas questões, dentro de um caso real, aplicado em uma eleição recente, com mensuração dos dados através de enquetes e dados estatísticos legais.Made available in DSpace on 2013-08-07T18:45:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000423355-Texto+Completo-0.pdf: 4157347 bytes, checksum: b3766622578f9557a9da40b87c762884 (MD5) Previous issue date: 2009Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPorto AlegreCOMUNICAÇÃO SOCIALMEIOS DE COMUNICAÇÃOPROPAGANDA POLÍTICAMARKETING POLÍTICOCOMUNICAÇÃO - PLANEJAMENTOELEIÇÕESPOLÍTICAO uso do marketing político e eleitoral na formação da imagem de um candidato à câmara de vereadores e a sua influência no resultado eleitoralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulFaculdade de Comunicação SocialPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialMestrado2009porreponame:Repositório Institucional PUCRSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL000423355-Texto+Completo-0.pdfTexto Completoapplication/pdf4157347http://meriva.pucrs.br:8080/jspui/bitstream/10923/2073/1/000423355-Texto%2BCompleto-0.pdfb3766622578f9557a9da40b87c762884MD51LICENSElicense.txttext/plain601http://meriva.pucrs.br:8080/jspui/bitstream/10923/2073/2/license.txt3d470ad030ca6782c9f44a1fb7650ec0MD52TEXT000423355-Texto+Completo-0.pdf.txt000423355-Texto+Completo-0.pdf.txtExtracted texttext/plain190215http://meriva.pucrs.br:8080/jspui/bitstream/10923/2073/3/000423355-Texto%2BCompleto-0.pdf.txte9b51a664ec9a2cd9607ab1eb20b9ed5MD5310923/20732017-09-27 16:41:23.378oai:meriva.pucrs.br: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.pucrs.br/oai/request?verb=Identifyopendoar:27532017-09-27T19:41:23Repositório Institucional PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso do marketing político e eleitoral na formação da imagem de um candidato à câmara de vereadores e a sua influência no resultado eleitoral
title O uso do marketing político e eleitoral na formação da imagem de um candidato à câmara de vereadores e a sua influência no resultado eleitoral
spellingShingle O uso do marketing político e eleitoral na formação da imagem de um candidato à câmara de vereadores e a sua influência no resultado eleitoral
Westphalen, José Henrique
COMUNICAÇÃO SOCIAL
MEIOS DE COMUNICAÇÃO
PROPAGANDA POLÍTICA
MARKETING POLÍTICO
COMUNICAÇÃO - PLANEJAMENTO
ELEIÇÕES
POLÍTICA
title_short O uso do marketing político e eleitoral na formação da imagem de um candidato à câmara de vereadores e a sua influência no resultado eleitoral
title_full O uso do marketing político e eleitoral na formação da imagem de um candidato à câmara de vereadores e a sua influência no resultado eleitoral
title_fullStr O uso do marketing político e eleitoral na formação da imagem de um candidato à câmara de vereadores e a sua influência no resultado eleitoral
title_full_unstemmed O uso do marketing político e eleitoral na formação da imagem de um candidato à câmara de vereadores e a sua influência no resultado eleitoral
title_sort O uso do marketing político e eleitoral na formação da imagem de um candidato à câmara de vereadores e a sua influência no resultado eleitoral
author Westphalen, José Henrique
author_facet Westphalen, José Henrique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Westphalen, José Henrique
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Neusa Demartini
contributor_str_mv Gomes, Neusa Demartini
dc.subject.por.fl_str_mv COMUNICAÇÃO SOCIAL
MEIOS DE COMUNICAÇÃO
PROPAGANDA POLÍTICA
MARKETING POLÍTICO
COMUNICAÇÃO - PLANEJAMENTO
ELEIÇÕES
POLÍTICA
topic COMUNICAÇÃO SOCIAL
MEIOS DE COMUNICAÇÃO
PROPAGANDA POLÍTICA
MARKETING POLÍTICO
COMUNICAÇÃO - PLANEJAMENTO
ELEIÇÕES
POLÍTICA
description The changes in society and the influence of media in political and representative processes have changed the relation between candidates and voters, requiring professionalism and knowledge from the media. The present study aims to analyze the applicability of political marketing techniques and electoral marketing techniques when planning the communication and the construction of the image of candidate José Henrique Westphalen to the Local Chamber of Cruz Alta in 2008, identifying these elements graphically and checking whether the result was influenced by the media or not. It can be concluded that the use of political marketing techniques and electoral marketing techniques were essential for the result of the election. This study has provided a new model of analysis for proportional campaigns, it is rich in scientific details, with relevant theoretical and a specific view for treating such matters within a real case, it was applied in a recent election and the measurement of the data was made through surveys and legal statistics.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-07T18:45:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-08-07T18:45:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10923/2073
url http://hdl.handle.net/10923/2073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Porto Alegre
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Porto Alegre
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUCRS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Repositório Institucional PUCRS
collection Repositório Institucional PUCRS
bitstream.url.fl_str_mv http://meriva.pucrs.br:8080/jspui/bitstream/10923/2073/1/000423355-Texto%2BCompleto-0.pdf
http://meriva.pucrs.br:8080/jspui/bitstream/10923/2073/2/license.txt
http://meriva.pucrs.br:8080/jspui/bitstream/10923/2073/3/000423355-Texto%2BCompleto-0.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b3766622578f9557a9da40b87c762884
3d470ad030ca6782c9f44a1fb7650ec0
e9b51a664ec9a2cd9607ab1eb20b9ed5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817559026088542208