O uso do marketing político e eleitoral na formação da imagem de um candidato à câmara de vereadores e a sua influência no resultado eleitoral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUCRS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10923/2073 |
Resumo: | The changes in society and the influence of media in political and representative processes have changed the relation between candidates and voters, requiring professionalism and knowledge from the media. The present study aims to analyze the applicability of political marketing techniques and electoral marketing techniques when planning the communication and the construction of the image of candidate José Henrique Westphalen to the Local Chamber of Cruz Alta in 2008, identifying these elements graphically and checking whether the result was influenced by the media or not. It can be concluded that the use of political marketing techniques and electoral marketing techniques were essential for the result of the election. This study has provided a new model of analysis for proportional campaigns, it is rich in scientific details, with relevant theoretical and a specific view for treating such matters within a real case, it was applied in a recent election and the measurement of the data was made through surveys and legal statistics. |
id |
PUCR_b92fc90cfd32327d3ba90367398887fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:meriva.pucrs.br:10923/2073 |
network_acronym_str |
PUCR |
network_name_str |
Repositório Institucional PUCRS |
repository_id_str |
2753 |
spelling |
Westphalen, José HenriqueGomes, Neusa Demartini2013-08-07T18:45:51Z2013-08-07T18:45:51Z2009http://hdl.handle.net/10923/2073The changes in society and the influence of media in political and representative processes have changed the relation between candidates and voters, requiring professionalism and knowledge from the media. The present study aims to analyze the applicability of political marketing techniques and electoral marketing techniques when planning the communication and the construction of the image of candidate José Henrique Westphalen to the Local Chamber of Cruz Alta in 2008, identifying these elements graphically and checking whether the result was influenced by the media or not. It can be concluded that the use of political marketing techniques and electoral marketing techniques were essential for the result of the election. This study has provided a new model of analysis for proportional campaigns, it is rich in scientific details, with relevant theoretical and a specific view for treating such matters within a real case, it was applied in a recent election and the measurement of the data was made through surveys and legal statistics.As transformações ocorridas na sociedade e a influência dos meios de comunicação nos processos político e representativo alteraram as relações candidato X eleitor, exigindo profissionalismo e domínio dos media. O presente estudo tem por objeto analisar a aplicação das técnicas do marketing político e do marketing eleitoral no planejamento de comunicação e na construção da imagem do candidato José Henrique Westphalen à Câmara de Vereadores de Cruz Alta, no pleito de 2008, identificando esses elementos nas peças gráficas, e se houve influência da comunicação no resultado eleitoral. Conclui que a utilização das técnicas de marketing político e eleitoral foram fundamentais na obtenção do resultado final da eleição. Destaca que o estudo trouxe um novo modelo de análise para campanhas proporcionais, rico em detalhes científicos, com teóricos pertinentes e uma visão específica para tratar essas questões, dentro de um caso real, aplicado em uma eleição recente, com mensuração dos dados através de enquetes e dados estatísticos legais.Made available in DSpace on 2013-08-07T18:45:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000423355-Texto+Completo-0.pdf: 4157347 bytes, checksum: b3766622578f9557a9da40b87c762884 (MD5) Previous issue date: 2009Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPorto AlegreCOMUNICAÇÃO SOCIALMEIOS DE COMUNICAÇÃOPROPAGANDA POLÍTICAMARKETING POLÍTICOCOMUNICAÇÃO - PLANEJAMENTOELEIÇÕESPOLÍTICAO uso do marketing político e eleitoral na formação da imagem de um candidato à câmara de vereadores e a sua influência no resultado eleitoralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulFaculdade de Comunicação SocialPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialMestrado2009porreponame:Repositório Institucional PUCRSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL000423355-Texto+Completo-0.pdfTexto Completoapplication/pdf4157347http://meriva.pucrs.br:8080/jspui/bitstream/10923/2073/1/000423355-Texto%2BCompleto-0.pdfb3766622578f9557a9da40b87c762884MD51LICENSElicense.txttext/plain601http://meriva.pucrs.br:8080/jspui/bitstream/10923/2073/2/license.txt3d470ad030ca6782c9f44a1fb7650ec0MD52TEXT000423355-Texto+Completo-0.pdf.txt000423355-Texto+Completo-0.pdf.txtExtracted texttext/plain190215http://meriva.pucrs.br:8080/jspui/bitstream/10923/2073/3/000423355-Texto%2BCompleto-0.pdf.txte9b51a664ec9a2cd9607ab1eb20b9ed5MD5310923/20732017-09-27 16:41:23.378oai:meriva.pucrs.br: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.pucrs.br/oai/request?verb=Identifyopendoar:27532017-09-27T19:41:23Repositório Institucional PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso do marketing político e eleitoral na formação da imagem de um candidato à câmara de vereadores e a sua influência no resultado eleitoral |
title |
O uso do marketing político e eleitoral na formação da imagem de um candidato à câmara de vereadores e a sua influência no resultado eleitoral |
spellingShingle |
O uso do marketing político e eleitoral na formação da imagem de um candidato à câmara de vereadores e a sua influência no resultado eleitoral Westphalen, José Henrique COMUNICAÇÃO SOCIAL MEIOS DE COMUNICAÇÃO PROPAGANDA POLÍTICA MARKETING POLÍTICO COMUNICAÇÃO - PLANEJAMENTO ELEIÇÕES POLÍTICA |
title_short |
O uso do marketing político e eleitoral na formação da imagem de um candidato à câmara de vereadores e a sua influência no resultado eleitoral |
title_full |
O uso do marketing político e eleitoral na formação da imagem de um candidato à câmara de vereadores e a sua influência no resultado eleitoral |
title_fullStr |
O uso do marketing político e eleitoral na formação da imagem de um candidato à câmara de vereadores e a sua influência no resultado eleitoral |
title_full_unstemmed |
O uso do marketing político e eleitoral na formação da imagem de um candidato à câmara de vereadores e a sua influência no resultado eleitoral |
title_sort |
O uso do marketing político e eleitoral na formação da imagem de um candidato à câmara de vereadores e a sua influência no resultado eleitoral |
author |
Westphalen, José Henrique |
author_facet |
Westphalen, José Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Westphalen, José Henrique |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gomes, Neusa Demartini |
contributor_str_mv |
Gomes, Neusa Demartini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COMUNICAÇÃO SOCIAL MEIOS DE COMUNICAÇÃO PROPAGANDA POLÍTICA MARKETING POLÍTICO COMUNICAÇÃO - PLANEJAMENTO ELEIÇÕES POLÍTICA |
topic |
COMUNICAÇÃO SOCIAL MEIOS DE COMUNICAÇÃO PROPAGANDA POLÍTICA MARKETING POLÍTICO COMUNICAÇÃO - PLANEJAMENTO ELEIÇÕES POLÍTICA |
description |
The changes in society and the influence of media in political and representative processes have changed the relation between candidates and voters, requiring professionalism and knowledge from the media. The present study aims to analyze the applicability of political marketing techniques and electoral marketing techniques when planning the communication and the construction of the image of candidate José Henrique Westphalen to the Local Chamber of Cruz Alta in 2008, identifying these elements graphically and checking whether the result was influenced by the media or not. It can be concluded that the use of political marketing techniques and electoral marketing techniques were essential for the result of the election. This study has provided a new model of analysis for proportional campaigns, it is rich in scientific details, with relevant theoretical and a specific view for treating such matters within a real case, it was applied in a recent election and the measurement of the data was made through surveys and legal statistics. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-08-07T18:45:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-08-07T18:45:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10923/2073 |
url |
http://hdl.handle.net/10923/2073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional PUCRS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Repositório Institucional PUCRS |
collection |
Repositório Institucional PUCRS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://meriva.pucrs.br:8080/jspui/bitstream/10923/2073/1/000423355-Texto%2BCompleto-0.pdf http://meriva.pucrs.br:8080/jspui/bitstream/10923/2073/2/license.txt http://meriva.pucrs.br:8080/jspui/bitstream/10923/2073/3/000423355-Texto%2BCompleto-0.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b3766622578f9557a9da40b87c762884 3d470ad030ca6782c9f44a1fb7650ec0 e9b51a664ec9a2cd9607ab1eb20b9ed5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817559026088542208 |