Fatores de risco para sobrepeso entre adolescentes: análise de três cidades brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro,Isabela da Costa
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Colugnati,Fernando Antonio Basile, Taddei,José Augusto de Aguiar Carrazedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Nutrição
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732009000400006
Resumo: OBJETIVO: Realizar análise comparativa de fatores de risco para sobrepeso em adolescentes de três cidades brasileiras, Pelotas, São Paulo e Goiânia. MÉTODOS: Os três bancos de dados são provenientes de estudos com delineamento do tipo caso-controle, que investigaram fatores de risco para sobrepeso/obesidade entre adolescentes das três cidades. Classificaram-se os adolescentes como sobrepeso quando o Índice de Massa Corporal estava acima do percentil 85 em relação ao padrão de referência do National Center for Health Statistcs. Procedeu-se à análise multivariada com modelo hierárquico de regressão logística. RESULTADOS: Foram estudados 903 adolescentes pós-púberes (443 casos e 460 controles). A análise não-ajustada dos três bancos de dados combinados aumentou o poder das associações quando meninos e meninas foram considerados separadamente. Educação materna menor ou igual a 8 anos duplicou o risco de sobrepeso entre meninas; obesidade dos pais esteve fortemente associada ao sobrepeso dos adolescentes; tempo de televisão maior ou igual a 4 horas associou-se ao sobrepeso apenas entre meninas; consumo de gordura visível da carne aumentou o risco de sobrepeso entre os meninos em 70% e consumo de frituras apresentou associação inversa entre as meninas. Finalmente, o consumo de álcool esteve significante e inversamente associado ao sobrepeso entre meninos. CONCLUSÃO: Meninas pós-púberes, provenientes de famílias com baixa escolaridade, devem receber atenção especial durante o planejamento e a execução de estratégias de prevenção e controle do sobrepeso.
id PUC_CAMP-2_4ae761ad9c09ff6b001928e50c7af318
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-52732009000400006
network_acronym_str PUC_CAMP-2
network_name_str Revista de Nutrição
repository_id_str
spelling Fatores de risco para sobrepeso entre adolescentes: análise de três cidades brasileirasAdolescenteEpidemiologia analíticaÍndice de massa corporalSobrepesoOBJETIVO: Realizar análise comparativa de fatores de risco para sobrepeso em adolescentes de três cidades brasileiras, Pelotas, São Paulo e Goiânia. MÉTODOS: Os três bancos de dados são provenientes de estudos com delineamento do tipo caso-controle, que investigaram fatores de risco para sobrepeso/obesidade entre adolescentes das três cidades. Classificaram-se os adolescentes como sobrepeso quando o Índice de Massa Corporal estava acima do percentil 85 em relação ao padrão de referência do National Center for Health Statistcs. Procedeu-se à análise multivariada com modelo hierárquico de regressão logística. RESULTADOS: Foram estudados 903 adolescentes pós-púberes (443 casos e 460 controles). A análise não-ajustada dos três bancos de dados combinados aumentou o poder das associações quando meninos e meninas foram considerados separadamente. Educação materna menor ou igual a 8 anos duplicou o risco de sobrepeso entre meninas; obesidade dos pais esteve fortemente associada ao sobrepeso dos adolescentes; tempo de televisão maior ou igual a 4 horas associou-se ao sobrepeso apenas entre meninas; consumo de gordura visível da carne aumentou o risco de sobrepeso entre os meninos em 70% e consumo de frituras apresentou associação inversa entre as meninas. Finalmente, o consumo de álcool esteve significante e inversamente associado ao sobrepeso entre meninos. CONCLUSÃO: Meninas pós-púberes, provenientes de famílias com baixa escolaridade, devem receber atenção especial durante o planejamento e a execução de estratégias de prevenção e controle do sobrepeso.Pontifícia Universidade Católica de Campinas2009-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732009000400006Revista de Nutrição v.22 n.4 2009reponame:Revista de Nutriçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP10.1590/S1415-52732009000400006info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro,Isabela da CostaColugnati,Fernando Antonio BasileTaddei,José Augusto de Aguiar Carrazedopor2009-11-11T00:00:00Zoai:scielo:S1415-52732009000400006Revistahttp://www.scielo.br/rnONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br1678-98651415-5273opendoar:2009-11-11T00:00Revista de Nutrição - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores de risco para sobrepeso entre adolescentes: análise de três cidades brasileiras
title Fatores de risco para sobrepeso entre adolescentes: análise de três cidades brasileiras
spellingShingle Fatores de risco para sobrepeso entre adolescentes: análise de três cidades brasileiras
Ribeiro,Isabela da Costa
Adolescente
Epidemiologia analítica
Índice de massa corporal
Sobrepeso
title_short Fatores de risco para sobrepeso entre adolescentes: análise de três cidades brasileiras
title_full Fatores de risco para sobrepeso entre adolescentes: análise de três cidades brasileiras
title_fullStr Fatores de risco para sobrepeso entre adolescentes: análise de três cidades brasileiras
title_full_unstemmed Fatores de risco para sobrepeso entre adolescentes: análise de três cidades brasileiras
title_sort Fatores de risco para sobrepeso entre adolescentes: análise de três cidades brasileiras
author Ribeiro,Isabela da Costa
author_facet Ribeiro,Isabela da Costa
Colugnati,Fernando Antonio Basile
Taddei,José Augusto de Aguiar Carrazedo
author_role author
author2 Colugnati,Fernando Antonio Basile
Taddei,José Augusto de Aguiar Carrazedo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro,Isabela da Costa
Colugnati,Fernando Antonio Basile
Taddei,José Augusto de Aguiar Carrazedo
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescente
Epidemiologia analítica
Índice de massa corporal
Sobrepeso
topic Adolescente
Epidemiologia analítica
Índice de massa corporal
Sobrepeso
description OBJETIVO: Realizar análise comparativa de fatores de risco para sobrepeso em adolescentes de três cidades brasileiras, Pelotas, São Paulo e Goiânia. MÉTODOS: Os três bancos de dados são provenientes de estudos com delineamento do tipo caso-controle, que investigaram fatores de risco para sobrepeso/obesidade entre adolescentes das três cidades. Classificaram-se os adolescentes como sobrepeso quando o Índice de Massa Corporal estava acima do percentil 85 em relação ao padrão de referência do National Center for Health Statistcs. Procedeu-se à análise multivariada com modelo hierárquico de regressão logística. RESULTADOS: Foram estudados 903 adolescentes pós-púberes (443 casos e 460 controles). A análise não-ajustada dos três bancos de dados combinados aumentou o poder das associações quando meninos e meninas foram considerados separadamente. Educação materna menor ou igual a 8 anos duplicou o risco de sobrepeso entre meninas; obesidade dos pais esteve fortemente associada ao sobrepeso dos adolescentes; tempo de televisão maior ou igual a 4 horas associou-se ao sobrepeso apenas entre meninas; consumo de gordura visível da carne aumentou o risco de sobrepeso entre os meninos em 70% e consumo de frituras apresentou associação inversa entre as meninas. Finalmente, o consumo de álcool esteve significante e inversamente associado ao sobrepeso entre meninos. CONCLUSÃO: Meninas pós-púberes, provenientes de famílias com baixa escolaridade, devem receber atenção especial durante o planejamento e a execução de estratégias de prevenção e controle do sobrepeso.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732009000400006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732009000400006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-52732009000400006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Nutrição v.22 n.4 2009
reponame:Revista de Nutrição
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Revista de Nutrição
collection Revista de Nutrição
repository.name.fl_str_mv Revista de Nutrição - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv ||sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br
_version_ 1752128817399332864