EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COMO FORMA DE INTERVENÇÃO: EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COMO FORMA DE INTERVENÇÃO: AVALIAÇÃO DE UMA PROPOST ALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA PRÉ-ESCOL ARA PRÉ-ESCOLARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho BISSOLI, Marcos
Data de Publicação: 1997
Outros Autores: LANZILLOTTI, Haydeé Serrão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Nutrição
Texto Completo: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/8547
Resumo: This study had the objective of evaluation a nutrition education proposal for preschoolers from a nursery school. This proposal was formulated from a dietary survey - carried out in July,1994 - that showed low intake of calories, calcium and iron by the children enrolled on the Effatá Nursery School, located in the suburb Rio de Janeiro municipality. This intervention endured one year and its strategy is described in this work. Two methods were used to evaluate the proposal: a qualifying one and a quantifying one. The qualifying method employed was the participant research, with the analysis of the participation of three categories: the nursery school employees, the persons responsible for the children. The dietary inquiry with direct weighing of food was chosen for the quantifying analysism comparing its results with the recomendations of Food Agriculture Organization/World Health Organization. Althoug the statistic survey has not shown significant nutrient intake increase, from the point of view of education the amount consumed is a secondary question when formation of attitudes is the object of the work.
id PUC_CAMP-2_9617e3a8c823199105efd35b1eb72ec2
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/8547
network_acronym_str PUC_CAMP-2
network_name_str Revista de Nutrição
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COMO FORMA DE INTERVENÇÃO: EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COMO FORMA DE INTERVENÇÃO: AVALIAÇÃO DE UMA PROPOST ALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA PRÉ-ESCOL ARA PRÉ-ESCOLARESNUTRITION EDUCATION AS A FORM INTERVENTION: TION AS A FORM INTERVENTION: EVALUATION OF A PROPOSAL FOR PRESCHOOLERSnurseriesnutrition educationnutrition surveysnutrition interventionpreschoolchildnutritionistcrecheseducação nutricionalinquéritos nutricionaisintervenção nutricionalpré-escolarcriançaThis study had the objective of evaluation a nutrition education proposal for preschoolers from a nursery school. This proposal was formulated from a dietary survey - carried out in July,1994 - that showed low intake of calories, calcium and iron by the children enrolled on the Effatá Nursery School, located in the suburb Rio de Janeiro municipality. This intervention endured one year and its strategy is described in this work. Two methods were used to evaluate the proposal: a qualifying one and a quantifying one. The qualifying method employed was the participant research, with the analysis of the participation of three categories: the nursery school employees, the persons responsible for the children. The dietary inquiry with direct weighing of food was chosen for the quantifying analysism comparing its results with the recomendations of Food Agriculture Organization/World Health Organization. Althoug the statistic survey has not shown significant nutrient intake increase, from the point of view of education the amount consumed is a secondary question when formation of attitudes is the object of the work.Este estudo teve como objetivo avaliar uma proposta de educação nutricional para pré-escolares em uma creche comunitária. Tal proposta foi formulada a partir de um inquérito dietético, realizado em julho de 1994, que apontou baixa ingestão de calorias, cálcio e ferro por parte das crianças matriculadas na Creche Effatá, localizada no subúrbio do município do Rio de Janeiro. Esta intervenção teve um ano de duração e tem sua estratégia descrita neste trabalho. Para avaliação da proposta foram utilizados dois métodos: um qualitativo e outro quantitativo. O método qualitativo empregado foi a pesquisa participante, analisando-se trës categorias: funcionários da creche, responsáveis pelas crianças e crianças. Para a análise quantitativa optou-se pelo inquérito dietético por pesagem direta de alimentos, comparando-se os resultados com as recomendações da Food Agriculture Organization/World Health Organization. Apesar do tratamento estatístico não mostrar significância na elevação da ingestão dos nutrientes, do ponto de vista educacional, a quantidade consumida é uma questão secundária quando se está trabalhando com formação de atitudes.Núcleo de Editoração – PUC-Campinas1997-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/8547Brazilian Journal of Nutrition; Vol. 10 No. 2 (1997): Revista de NutriçãoRevista de Nutrição; Vol. 10 Núm. 2 (1997): Revista de NutriçãoRevista de Nutrição; v. 10 n. 2 (1997): Revista de Nutrição1678-9865reponame:Revista de Nutriçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMPporhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/8547/6015Copyright (c) 2023 Marcos Coelho BISSOLI, Haydeé Serrão LANZILLOTTIhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCoelho BISSOLI, Marcos LANZILLOTTI, Haydeé Serrão 2024-04-08T12:03:40Zoai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/8547Revistahttp://www.scielo.br/rnPRIhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/oai||sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br1678-98651415-5273opendoar:2024-04-08T12:03:40Revista de Nutrição - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COMO FORMA DE INTERVENÇÃO: EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COMO FORMA DE INTERVENÇÃO: AVALIAÇÃO DE UMA PROPOST ALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA PRÉ-ESCOL ARA PRÉ-ESCOLARES
NUTRITION EDUCATION AS A FORM INTERVENTION: TION AS A FORM INTERVENTION: EVALUATION OF A PROPOSAL FOR PRESCHOOLERS
title EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COMO FORMA DE INTERVENÇÃO: EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COMO FORMA DE INTERVENÇÃO: AVALIAÇÃO DE UMA PROPOST ALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA PRÉ-ESCOL ARA PRÉ-ESCOLARES
spellingShingle EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COMO FORMA DE INTERVENÇÃO: EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COMO FORMA DE INTERVENÇÃO: AVALIAÇÃO DE UMA PROPOST ALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA PRÉ-ESCOL ARA PRÉ-ESCOLARES
Coelho BISSOLI, Marcos
nurseries
nutrition education
nutrition surveys
nutrition intervention
preschool
child
nutritionist
creches
educação nutricional
inquéritos nutricionais
intervenção nutricional
pré-escolar
criança
title_short EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COMO FORMA DE INTERVENÇÃO: EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COMO FORMA DE INTERVENÇÃO: AVALIAÇÃO DE UMA PROPOST ALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA PRÉ-ESCOL ARA PRÉ-ESCOLARES
title_full EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COMO FORMA DE INTERVENÇÃO: EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COMO FORMA DE INTERVENÇÃO: AVALIAÇÃO DE UMA PROPOST ALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA PRÉ-ESCOL ARA PRÉ-ESCOLARES
title_fullStr EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COMO FORMA DE INTERVENÇÃO: EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COMO FORMA DE INTERVENÇÃO: AVALIAÇÃO DE UMA PROPOST ALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA PRÉ-ESCOL ARA PRÉ-ESCOLARES
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COMO FORMA DE INTERVENÇÃO: EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COMO FORMA DE INTERVENÇÃO: AVALIAÇÃO DE UMA PROPOST ALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA PRÉ-ESCOL ARA PRÉ-ESCOLARES
title_sort EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COMO FORMA DE INTERVENÇÃO: EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COMO FORMA DE INTERVENÇÃO: AVALIAÇÃO DE UMA PROPOST ALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA PRÉ-ESCOL ARA PRÉ-ESCOLARES
author Coelho BISSOLI, Marcos
author_facet Coelho BISSOLI, Marcos
LANZILLOTTI, Haydeé Serrão
author_role author
author2 LANZILLOTTI, Haydeé Serrão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho BISSOLI, Marcos
LANZILLOTTI, Haydeé Serrão
dc.subject.por.fl_str_mv nurseries
nutrition education
nutrition surveys
nutrition intervention
preschool
child
nutritionist
creches
educação nutricional
inquéritos nutricionais
intervenção nutricional
pré-escolar
criança
topic nurseries
nutrition education
nutrition surveys
nutrition intervention
preschool
child
nutritionist
creches
educação nutricional
inquéritos nutricionais
intervenção nutricional
pré-escolar
criança
description This study had the objective of evaluation a nutrition education proposal for preschoolers from a nursery school. This proposal was formulated from a dietary survey - carried out in July,1994 - that showed low intake of calories, calcium and iron by the children enrolled on the Effatá Nursery School, located in the suburb Rio de Janeiro municipality. This intervention endured one year and its strategy is described in this work. Two methods were used to evaluate the proposal: a qualifying one and a quantifying one. The qualifying method employed was the participant research, with the analysis of the participation of three categories: the nursery school employees, the persons responsible for the children. The dietary inquiry with direct weighing of food was chosen for the quantifying analysism comparing its results with the recomendations of Food Agriculture Organization/World Health Organization. Althoug the statistic survey has not shown significant nutrient intake increase, from the point of view of education the amount consumed is a secondary question when formation of attitudes is the object of the work.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-12-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/8547
url https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/8547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/8547/6015
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Marcos Coelho BISSOLI, Haydeé Serrão LANZILLOTTI
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Marcos Coelho BISSOLI, Haydeé Serrão LANZILLOTTI
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Editoração – PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Editoração – PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Nutrition; Vol. 10 No. 2 (1997): Revista de Nutrição
Revista de Nutrição; Vol. 10 Núm. 2 (1997): Revista de Nutrição
Revista de Nutrição; v. 10 n. 2 (1997): Revista de Nutrição
1678-9865
reponame:Revista de Nutrição
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Revista de Nutrição
collection Revista de Nutrição
repository.name.fl_str_mv Revista de Nutrição - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv ||sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br
_version_ 1799126070328295424