Grupo e instituição: relações de poder na dialética de um processo grupal de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos de Psicologia (Campinas) |
Texto Completo: | https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5822 |
Resumo: | Aprensentam-se teorizações sobre processo grupal de aprendizagem, enfocando o papel do facilitador enquanto mediador entre o grupo e o contexto social mais amplo. A partir de um processo vivido por um grupo de alunos, num curso de pós-graduação, numa instituição particular de ensino, procura-se compreender como as expectativas de papéis e as relações de poder estabelecidas entre o grupo e a instituição podem estar relacionadas com o processo de aprendizagem. Conclui-se, principalmente, que as relações de poder podem ter sido determinantes do processo dialético que ocorreu no grupo. |
id |
PUC_CAMP-3_2901b86bdbaa3915db9369cc24b4e4ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/5822 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-3 |
network_name_str |
Estudos de Psicologia (Campinas) |
repository_id_str |
|
spelling |
Grupo e instituição: relações de poder na dialética de um processo grupal de aprendizagemGrupo; processo grupal; aprendizagem; instituição; poderAprensentam-se teorizações sobre processo grupal de aprendizagem, enfocando o papel do facilitador enquanto mediador entre o grupo e o contexto social mais amplo. A partir de um processo vivido por um grupo de alunos, num curso de pós-graduação, numa instituição particular de ensino, procura-se compreender como as expectativas de papéis e as relações de poder estabelecidas entre o grupo e a instituição podem estar relacionadas com o processo de aprendizagem. Conclui-se, principalmente, que as relações de poder podem ter sido determinantes do processo dialético que ocorreu no grupo.Núcleo de Editoração - PUC-Campinas2022-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigosapplication/pdfhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5822Psychological Studies; Vol. 15 No. 2 (1998): Estudos de Psicologia (Campinas)Estudos de Psicologia; Vol. 15 Núm. 2 (1998): Estudos de Psicologia (Campinas)Estudos de Psicologia; v. 15 n. 2 (1998): Estudos de Psicologia (Campinas)1982-0275reponame:Estudos de Psicologia (Campinas)instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMPporhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5822/3574Copyright (c) 2022 Shirley Martins de Macêdohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMacêdo, Shirley Martins de 2022-11-10T17:54:50Zoai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/5822Revistahttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudosPRIhttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudos/oaisbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br1982-02750103-166Xopendoar:2022-11-10T17:54:50Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Grupo e instituição: relações de poder na dialética de um processo grupal de aprendizagem |
title |
Grupo e instituição: relações de poder na dialética de um processo grupal de aprendizagem |
spellingShingle |
Grupo e instituição: relações de poder na dialética de um processo grupal de aprendizagem Macêdo, Shirley Martins de Grupo; processo grupal; aprendizagem; instituição; poder |
title_short |
Grupo e instituição: relações de poder na dialética de um processo grupal de aprendizagem |
title_full |
Grupo e instituição: relações de poder na dialética de um processo grupal de aprendizagem |
title_fullStr |
Grupo e instituição: relações de poder na dialética de um processo grupal de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Grupo e instituição: relações de poder na dialética de um processo grupal de aprendizagem |
title_sort |
Grupo e instituição: relações de poder na dialética de um processo grupal de aprendizagem |
author |
Macêdo, Shirley Martins de |
author_facet |
Macêdo, Shirley Martins de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macêdo, Shirley Martins de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Grupo; processo grupal; aprendizagem; instituição; poder |
topic |
Grupo; processo grupal; aprendizagem; instituição; poder |
description |
Aprensentam-se teorizações sobre processo grupal de aprendizagem, enfocando o papel do facilitador enquanto mediador entre o grupo e o contexto social mais amplo. A partir de um processo vivido por um grupo de alunos, num curso de pós-graduação, numa instituição particular de ensino, procura-se compreender como as expectativas de papéis e as relações de poder estabelecidas entre o grupo e a instituição podem estar relacionadas com o processo de aprendizagem. Conclui-se, principalmente, que as relações de poder podem ter sido determinantes do processo dialético que ocorreu no grupo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5822 |
url |
https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5822 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5822/3574 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Shirley Martins de Macêdo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Shirley Martins de Macêdo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Editoração - PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Editoração - PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psychological Studies; Vol. 15 No. 2 (1998): Estudos de Psicologia (Campinas) Estudos de Psicologia; Vol. 15 Núm. 2 (1998): Estudos de Psicologia (Campinas) Estudos de Psicologia; v. 15 n. 2 (1998): Estudos de Psicologia (Campinas) 1982-0275 reponame:Estudos de Psicologia (Campinas) instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Estudos de Psicologia (Campinas) |
collection |
Estudos de Psicologia (Campinas) |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1799126014778933248 |