Grupo e instituição: relações de poder na dialética de um processo grupal de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macêdo, Shirley Martins de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos de Psicologia (Campinas)
Texto Completo: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5822
Resumo: Aprensentam-se teorizações sobre processo grupal de aprendizagem, enfocando o papel do facilitador enquanto mediador entre o grupo e o contexto social mais amplo. A partir de um processo vivido por um grupo de alunos, num curso de pós-graduação, numa instituição particular de ensino, procura-se compreender como as expectativas de papéis e as relações de poder estabelecidas entre o grupo e a instituição podem estar relacionadas com o processo de aprendizagem. Conclui-se, principalmente, que as relações de poder podem ter sido determinantes do processo dialético que ocorreu no grupo.
id PUC_CAMP-3_2901b86bdbaa3915db9369cc24b4e4ac
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/5822
network_acronym_str PUC_CAMP-3
network_name_str Estudos de Psicologia (Campinas)
repository_id_str
spelling Grupo e instituição: relações de poder na dialética de um processo grupal de aprendizagemGrupo; processo grupal; aprendizagem; instituição; poderAprensentam-se teorizações sobre processo grupal de aprendizagem, enfocando o papel do facilitador enquanto mediador entre o grupo e o contexto social mais amplo. A partir de um processo vivido por um grupo de alunos, num curso de pós-graduação, numa instituição particular de ensino, procura-se compreender como as expectativas de papéis e as relações de poder estabelecidas entre o grupo e a instituição podem estar relacionadas com o processo de aprendizagem. Conclui-se, principalmente, que as relações de poder podem ter sido determinantes do processo dialético que ocorreu no grupo.Núcleo de Editoração - PUC-Campinas2022-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigosapplication/pdfhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5822Psychological Studies; Vol. 15 No. 2 (1998): Estudos de Psicologia (Campinas)Estudos de Psicologia; Vol. 15 Núm. 2 (1998): Estudos de Psicologia (Campinas)Estudos de Psicologia; v. 15 n. 2 (1998): Estudos de Psicologia (Campinas)1982-0275reponame:Estudos de Psicologia (Campinas)instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMPporhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5822/3574Copyright (c) 2022 Shirley Martins de Macêdohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMacêdo, Shirley Martins de 2022-11-10T17:54:50Zoai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/5822Revistahttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudosPRIhttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudos/oaisbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br1982-02750103-166Xopendoar:2022-11-10T17:54:50Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Grupo e instituição: relações de poder na dialética de um processo grupal de aprendizagem
title Grupo e instituição: relações de poder na dialética de um processo grupal de aprendizagem
spellingShingle Grupo e instituição: relações de poder na dialética de um processo grupal de aprendizagem
Macêdo, Shirley Martins de
Grupo; processo grupal; aprendizagem; instituição; poder
title_short Grupo e instituição: relações de poder na dialética de um processo grupal de aprendizagem
title_full Grupo e instituição: relações de poder na dialética de um processo grupal de aprendizagem
title_fullStr Grupo e instituição: relações de poder na dialética de um processo grupal de aprendizagem
title_full_unstemmed Grupo e instituição: relações de poder na dialética de um processo grupal de aprendizagem
title_sort Grupo e instituição: relações de poder na dialética de um processo grupal de aprendizagem
author Macêdo, Shirley Martins de
author_facet Macêdo, Shirley Martins de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macêdo, Shirley Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Grupo; processo grupal; aprendizagem; instituição; poder
topic Grupo; processo grupal; aprendizagem; instituição; poder
description Aprensentam-se teorizações sobre processo grupal de aprendizagem, enfocando o papel do facilitador enquanto mediador entre o grupo e o contexto social mais amplo. A partir de um processo vivido por um grupo de alunos, num curso de pós-graduação, numa instituição particular de ensino, procura-se compreender como as expectativas de papéis e as relações de poder estabelecidas entre o grupo e a instituição podem estar relacionadas com o processo de aprendizagem. Conclui-se, principalmente, que as relações de poder podem ter sido determinantes do processo dialético que ocorreu no grupo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5822
url https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5822/3574
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Shirley Martins de Macêdo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Shirley Martins de Macêdo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Editoração - PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Editoração - PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Psychological Studies; Vol. 15 No. 2 (1998): Estudos de Psicologia (Campinas)
Estudos de Psicologia; Vol. 15 Núm. 2 (1998): Estudos de Psicologia (Campinas)
Estudos de Psicologia; v. 15 n. 2 (1998): Estudos de Psicologia (Campinas)
1982-0275
reponame:Estudos de Psicologia (Campinas)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Estudos de Psicologia (Campinas)
collection Estudos de Psicologia (Campinas)
repository.name.fl_str_mv Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br
_version_ 1799126014778933248