Mother-infant interaction and the use of pacifier in the context of preterm birth: A study based on the Bioecological Theory

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DADALTO, Elâine Cristina Vargas
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: ROSA, Edinete Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos de Psicologia (Campinas)
Texto Completo: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7751
Resumo:    O objetivo foi investigar a avaliação de mães de recém-nascidos pré-termo egressos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal quanto à qualidade dos Processos Proximais e uso de chupeta nos primeiros 2 anos. O delineamento longitudinal teve como base a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Participaram 12 mães, entrevistadas em cinco momentos (durante internação, aos 6, 12, 18 e 24 meses de idade do bebê). Foram estabelecidos 2 grupos: Grupo A (n = 6), mães que inseriram chupeta até 2 anos, e Grupo B (n = 6), as que não inseriram este hábito. Os Processos Proximais foram mais efetivos para mães com maior escolaridade e melhor situação econômica, sem interferência da chupeta. A contribuição da chupeta como auxiliar nos Processos Proximais foi indiferente para mães que controlavam o uso, sendo mais evidente durante o sono; o uso irrestrito facilitava a resolução do choro, liberando a mãe para outras tarefas. Concluiu-se que, nessa situação, a chupeta atua como limitador dos Processos Proximais.
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spelling Mother-infant interaction and the use of pacifier in the context of preterm birth: A study based on the Bioecological TheoryInteração mãe-bebê e uso de chupeta no contexto do nascimento pré-termo: um estudo com base na Teoria BioecológicaPacifiersHuman developmentPremature birthMother-child relationsChupetasDesenvolvimento humanoNascimento prematuroRelações mãe-filho   O objetivo foi investigar a avaliação de mães de recém-nascidos pré-termo egressos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal quanto à qualidade dos Processos Proximais e uso de chupeta nos primeiros 2 anos. O delineamento longitudinal teve como base a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Participaram 12 mães, entrevistadas em cinco momentos (durante internação, aos 6, 12, 18 e 24 meses de idade do bebê). Foram estabelecidos 2 grupos: Grupo A (n = 6), mães que inseriram chupeta até 2 anos, e Grupo B (n = 6), as que não inseriram este hábito. Os Processos Proximais foram mais efetivos para mães com maior escolaridade e melhor situação econômica, sem interferência da chupeta. A contribuição da chupeta como auxiliar nos Processos Proximais foi indiferente para mães que controlavam o uso, sendo mais evidente durante o sono; o uso irrestrito facilitava a resolução do choro, liberando a mãe para outras tarefas. Concluiu-se que, nessa situação, a chupeta atua como limitador dos Processos Proximais. The objective of this study was to evaluate mothers of preterm infants discharged from Neonatal Intensive Care Units with regard to the quality of Proximal Processes and use of pacifier during the first two years. The longitudinal design used was based on the Bioecological Theory of Human Development. Twelve mothers were interviewed at five different times; (during hospital stay and at 6, 12, 18, and 24 months after birth). Two groups were formed: Group A (n = 6), mothers who introduced a pacifier during the first two years of life, and Group B (n = 6), mothers who did not introduce this habit. Proximal Processes were more effective for mothers with higher education level and better economic situation, without interference of pacifier. According to the mothers who controlled pacifier use, which was most evident during sleep, it did not make any difference in terms of contributing to the Proximal Processes. The unrestricted use of pacifier helped soothing a crying baby, freeing the mother to engage in other tasks. In conclusion, it can be said that in this situation a pacifier inhibits Proximal ProcessesNúcleo de Editoração - PUC-Campinas2023-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7751Psychological Studies; Vol. 34 No. 4 (2017): Estudos de Psicologia (Campinas)Estudos de Psicologia; Vol. 34 Núm. 4 (2017): Estudos de Psicologia (Campinas)Estudos de Psicologia; v. 34 n. 4 (2017): Estudos de Psicologia (Campinas)1982-0275reponame:Estudos de Psicologia (Campinas)instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMPporhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7751/5287Copyright (c) 2023 Elâine Cristina Vargas DADALTO, Edinete Maria ROSAhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDADALTO, Elâine Cristina VargasROSA, Edinete Maria2023-03-10T14:37:41Zoai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/7751Revistahttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudosPRIhttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudos/oaisbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br1982-02750103-166Xopendoar:2023-03-10T14:37:41Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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