A opção pelo triatlo como uma prioridade de vida: um estudo fenomenológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Epiphanio, Erika Höfling
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Amatuzzi, Mauro Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos de Psicologia (Campinas)
Texto Completo: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5782
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo descrever a estrutura de escolha pelo esporte como uma prioridade de vida em triatletas, dentro de um enfoque fenomenológico. Os sujeitos desta pesquisa foram quatro triatletas: dois homens, duas mulheres. Todos os sujeitos passaram por uma entrevista inicial para a coleta de depoimentos sobre a vivência de priorização pelo triatlo. A análise das entre- vistas seguiu a metodologia proposta por GIORGI (1985), que se dá em quatro passos, porém, foram acrescentados alguns passos de confirmação dos resultados com o próprio sujeito. l-leitura total do depoimento; 2-divisão em unidades de significado; 3-transformação em compreensão do pesquisador; 4-sintese específica; 5-entrevista com o sujeito para confirmação dos dados; 6- comparação das sínteses; 7-síntese geral. Após a análise dos resultados, percebeu-se que a escolha pelo triatlo seguiu uma estrutura específica. O triatleta inicia sua prática esportiva na infância sofrendo influência da família; em uma fase da vida começa a ter novos interesses, que competem com o interesse esportivo. Neste momento, o atleta abandona temporariamente a prática esportiva. Em seguida, retoma esta prática, por sentir falta dos prazeres proporcionados pelo esporte. A manutenção do esporte é estimulada pelos prazeres, mas é geradora de conflitos. Esta pesquisa mostrou que o estudo do esporte é muito rico, não apenas para a área esportiva como para a psicologia em geral, sendo que com o presente estudo muitas curiosidades científicas surgiram para serem trabalhadas posteriormente.
id PUC_CAMP-3_93346c8e1a3f4267a09973e91e27c63b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/5782
network_acronym_str PUC_CAMP-3
network_name_str Estudos de Psicologia (Campinas)
repository_id_str
spelling A opção pelo triatlo como uma prioridade de vida: um estudo fenomenológicoPsicologia fenomenológica; esporte; escolha; triatloO presente trabalho teve por objetivo descrever a estrutura de escolha pelo esporte como uma prioridade de vida em triatletas, dentro de um enfoque fenomenológico. Os sujeitos desta pesquisa foram quatro triatletas: dois homens, duas mulheres. Todos os sujeitos passaram por uma entrevista inicial para a coleta de depoimentos sobre a vivência de priorização pelo triatlo. A análise das entre- vistas seguiu a metodologia proposta por GIORGI (1985), que se dá em quatro passos, porém, foram acrescentados alguns passos de confirmação dos resultados com o próprio sujeito. l-leitura total do depoimento; 2-divisão em unidades de significado; 3-transformação em compreensão do pesquisador; 4-sintese específica; 5-entrevista com o sujeito para confirmação dos dados; 6- comparação das sínteses; 7-síntese geral. Após a análise dos resultados, percebeu-se que a escolha pelo triatlo seguiu uma estrutura específica. O triatleta inicia sua prática esportiva na infância sofrendo influência da família; em uma fase da vida começa a ter novos interesses, que competem com o interesse esportivo. Neste momento, o atleta abandona temporariamente a prática esportiva. Em seguida, retoma esta prática, por sentir falta dos prazeres proporcionados pelo esporte. A manutenção do esporte é estimulada pelos prazeres, mas é geradora de conflitos. Esta pesquisa mostrou que o estudo do esporte é muito rico, não apenas para a área esportiva como para a psicologia em geral, sendo que com o presente estudo muitas curiosidades científicas surgiram para serem trabalhadas posteriormente.Núcleo de Editoração - PUC-Campinas2022-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigosapplication/pdfhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5782Psychological Studies; Vol. 14 No. 1 (1997): Estudos de Psicologia (Campinas)Estudos de Psicologia; Vol. 14 Núm. 1 (1997): Estudos de Psicologia (Campinas)Estudos de Psicologia; v. 14 n. 1 (1997): Estudos de Psicologia (Campinas)1982-0275reponame:Estudos de Psicologia (Campinas)instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMPporhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5782/3538Copyright (c) 2022 Erika Höfling Epiphanio, Mauro Martins Amatuzzihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEpiphanio, Erika Höfling Amatuzzi, Mauro Martins 2022-11-10T17:40:55Zoai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/5782Revistahttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudosPRIhttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudos/oaisbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br1982-02750103-166Xopendoar:2022-11-10T17:40:55Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv A opção pelo triatlo como uma prioridade de vida: um estudo fenomenológico
title A opção pelo triatlo como uma prioridade de vida: um estudo fenomenológico
spellingShingle A opção pelo triatlo como uma prioridade de vida: um estudo fenomenológico
Epiphanio, Erika Höfling
Psicologia fenomenológica; esporte; escolha; triatlo
title_short A opção pelo triatlo como uma prioridade de vida: um estudo fenomenológico
title_full A opção pelo triatlo como uma prioridade de vida: um estudo fenomenológico
title_fullStr A opção pelo triatlo como uma prioridade de vida: um estudo fenomenológico
title_full_unstemmed A opção pelo triatlo como uma prioridade de vida: um estudo fenomenológico
title_sort A opção pelo triatlo como uma prioridade de vida: um estudo fenomenológico
author Epiphanio, Erika Höfling
author_facet Epiphanio, Erika Höfling
Amatuzzi, Mauro Martins
author_role author
author2 Amatuzzi, Mauro Martins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Epiphanio, Erika Höfling
Amatuzzi, Mauro Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia fenomenológica; esporte; escolha; triatlo
topic Psicologia fenomenológica; esporte; escolha; triatlo
description O presente trabalho teve por objetivo descrever a estrutura de escolha pelo esporte como uma prioridade de vida em triatletas, dentro de um enfoque fenomenológico. Os sujeitos desta pesquisa foram quatro triatletas: dois homens, duas mulheres. Todos os sujeitos passaram por uma entrevista inicial para a coleta de depoimentos sobre a vivência de priorização pelo triatlo. A análise das entre- vistas seguiu a metodologia proposta por GIORGI (1985), que se dá em quatro passos, porém, foram acrescentados alguns passos de confirmação dos resultados com o próprio sujeito. l-leitura total do depoimento; 2-divisão em unidades de significado; 3-transformação em compreensão do pesquisador; 4-sintese específica; 5-entrevista com o sujeito para confirmação dos dados; 6- comparação das sínteses; 7-síntese geral. Após a análise dos resultados, percebeu-se que a escolha pelo triatlo seguiu uma estrutura específica. O triatleta inicia sua prática esportiva na infância sofrendo influência da família; em uma fase da vida começa a ter novos interesses, que competem com o interesse esportivo. Neste momento, o atleta abandona temporariamente a prática esportiva. Em seguida, retoma esta prática, por sentir falta dos prazeres proporcionados pelo esporte. A manutenção do esporte é estimulada pelos prazeres, mas é geradora de conflitos. Esta pesquisa mostrou que o estudo do esporte é muito rico, não apenas para a área esportiva como para a psicologia em geral, sendo que com o presente estudo muitas curiosidades científicas surgiram para serem trabalhadas posteriormente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5782
url https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5782/3538
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Erika Höfling Epiphanio, Mauro Martins Amatuzzi
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Erika Höfling Epiphanio, Mauro Martins Amatuzzi
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Editoração - PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Editoração - PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Psychological Studies; Vol. 14 No. 1 (1997): Estudos de Psicologia (Campinas)
Estudos de Psicologia; Vol. 14 Núm. 1 (1997): Estudos de Psicologia (Campinas)
Estudos de Psicologia; v. 14 n. 1 (1997): Estudos de Psicologia (Campinas)
1982-0275
reponame:Estudos de Psicologia (Campinas)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Estudos de Psicologia (Campinas)
collection Estudos de Psicologia (Campinas)
repository.name.fl_str_mv Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br
_version_ 1799126014730698752