Reflexões: prazeres e agruras de um editor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lipp, Marilda Emmanuel Novaes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos de Psicologia (Campinas)
Texto Completo: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7162
Resumo: Editorar uma revista cientifica é uma experiência inigualável em que o editor é colocado em contato com o surgimento de grandes ideias, com autores de vários níveis de sofisticação e temas de diversas abordagens. Significa presenciar a gênese de caminhos experimentais e de metodologias inovadoras no percurso da vida de pesquisadores. Oferece a oportunidade de ver, em primeira mão, a evolução da ciência, o amadurecer dos autores e as mudanças que a sociedade cientifica privilegia no momento. É poder ver a luta complexa que ocorre nos bastidores e que resulta naquilo que o leitor tomará conhecimento, julgará e aprovará ou não: no artigo publicado, artigo este que, muitas vezes, foi revisado inúmeras vezes até atingir o nível de exigência do público que privilegia a revista que o publicou. Ser o editor de uma revista ou ser um parecerista envolve, em seu escopo, a honra de se ter um certo nível de poder de decisão ou de, pelo menos, exercer alguma influência no processo da escolha e da permissão para se publicar um trabalho, o que, sem dúvida, contribui para estabelecer os rumos atuais da ciência.
id PUC_CAMP-3_eb33d284b04a735fe9a14bc66e16eb2c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/7162
network_acronym_str PUC_CAMP-3
network_name_str Estudos de Psicologia (Campinas)
repository_id_str
spelling Reflexões: prazeres e agruras de um editorEditorar uma revista cientifica é uma experiência inigualável em que o editor é colocado em contato com o surgimento de grandes ideias, com autores de vários níveis de sofisticação e temas de diversas abordagens. Significa presenciar a gênese de caminhos experimentais e de metodologias inovadoras no percurso da vida de pesquisadores. Oferece a oportunidade de ver, em primeira mão, a evolução da ciência, o amadurecer dos autores e as mudanças que a sociedade cientifica privilegia no momento. É poder ver a luta complexa que ocorre nos bastidores e que resulta naquilo que o leitor tomará conhecimento, julgará e aprovará ou não: no artigo publicado, artigo este que, muitas vezes, foi revisado inúmeras vezes até atingir o nível de exigência do público que privilegia a revista que o publicou. Ser o editor de uma revista ou ser um parecerista envolve, em seu escopo, a honra de se ter um certo nível de poder de decisão ou de, pelo menos, exercer alguma influência no processo da escolha e da permissão para se publicar um trabalho, o que, sem dúvida, contribui para estabelecer os rumos atuais da ciência.Núcleo de Editoração - PUC-Campinas2010-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7162Psychological Studies; Vol. 27 No. 4 (2010): Estudos de Psicologia (Campinas)Estudos de Psicologia; Vol. 27 Núm. 4 (2010): Estudos de Psicologia (Campinas)Estudos de Psicologia; v. 27 n. 4 (2010): Estudos de Psicologia (Campinas)1982-0275reponame:Estudos de Psicologia (Campinas)instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMPporhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7162/4726Copyright (c) 2022 Marilda Emmanuel Novaes Lipphttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLipp, Marilda Emmanuel Novaes 2024-04-30T13:23:26Zoai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/7162Revistahttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudosPRIhttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudos/oaisbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br1982-02750103-166Xopendoar:2024-04-30T13:23:26Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões: prazeres e agruras de um editor
title Reflexões: prazeres e agruras de um editor
spellingShingle Reflexões: prazeres e agruras de um editor
Lipp, Marilda Emmanuel Novaes
title_short Reflexões: prazeres e agruras de um editor
title_full Reflexões: prazeres e agruras de um editor
title_fullStr Reflexões: prazeres e agruras de um editor
title_full_unstemmed Reflexões: prazeres e agruras de um editor
title_sort Reflexões: prazeres e agruras de um editor
author Lipp, Marilda Emmanuel Novaes
author_facet Lipp, Marilda Emmanuel Novaes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lipp, Marilda Emmanuel Novaes
description Editorar uma revista cientifica é uma experiência inigualável em que o editor é colocado em contato com o surgimento de grandes ideias, com autores de vários níveis de sofisticação e temas de diversas abordagens. Significa presenciar a gênese de caminhos experimentais e de metodologias inovadoras no percurso da vida de pesquisadores. Oferece a oportunidade de ver, em primeira mão, a evolução da ciência, o amadurecer dos autores e as mudanças que a sociedade cientifica privilegia no momento. É poder ver a luta complexa que ocorre nos bastidores e que resulta naquilo que o leitor tomará conhecimento, julgará e aprovará ou não: no artigo publicado, artigo este que, muitas vezes, foi revisado inúmeras vezes até atingir o nível de exigência do público que privilegia a revista que o publicou. Ser o editor de uma revista ou ser um parecerista envolve, em seu escopo, a honra de se ter um certo nível de poder de decisão ou de, pelo menos, exercer alguma influência no processo da escolha e da permissão para se publicar um trabalho, o que, sem dúvida, contribui para estabelecer os rumos atuais da ciência.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7162
url https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7162/4726
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Marilda Emmanuel Novaes Lipp
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Marilda Emmanuel Novaes Lipp
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Editoração - PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Editoração - PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Psychological Studies; Vol. 27 No. 4 (2010): Estudos de Psicologia (Campinas)
Estudos de Psicologia; Vol. 27 Núm. 4 (2010): Estudos de Psicologia (Campinas)
Estudos de Psicologia; v. 27 n. 4 (2010): Estudos de Psicologia (Campinas)
1982-0275
reponame:Estudos de Psicologia (Campinas)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Estudos de Psicologia (Campinas)
collection Estudos de Psicologia (Campinas)
repository.name.fl_str_mv Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br
_version_ 1799126017606942720