Teorias da linguística cognitiva para pensar a categorização no âmbito da Ciência da Informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro Krebs, Luciana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ferreira Laipelt, Rita do Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Transinformação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/5949
Resumo: This paper discusses phenomena of interest of Cognitive Linguistics, connecting the perspective of Information Science and other linguistic approaches, and having categorization as a guide in the discussion. It addresses the concepts of semic componential analysis and dictionary and encyclopedic knowledge to then deal with Cognitive Linguistics theories such as family resemblances, Frame semantics, radial categories, prototypes theory, and finally fluid categorical barriers. The conclusions are that the categorization happens through complex processes that reflect experimental, imaginative and ecological aspects of the human mind, refuting the idea that the categories have clear and strict limits.
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spelling Teorias da linguística cognitiva para pensar a categorização no âmbito da Ciência da InformaçãoThis paper discusses phenomena of interest of Cognitive Linguistics, connecting the perspective of Information Science and other linguistic approaches, and having categorization as a guide in the discussion. It addresses the concepts of semic componential analysis and dictionary and encyclopedic knowledge to then deal with Cognitive Linguistics theories such as family resemblances, Frame semantics, radial categories, prototypes theory, and finally fluid categorical barriers. The conclusions are that the categorization happens through complex processes that reflect experimental, imaginative and ecological aspects of the human mind, refuting the idea that the categories have clear and strict limits.Discorre-se sobre fenômenos descritos pela Linguística Cognitiva, estabelecendo relações com a Ciência da Informação, tendo a categorização como fio condutor temático da discussão. A categorização é abordada pela perspectiva da Linguística Cognitiva e cotejada com as demais abordagens linguísticas, com o objetivo de contribuir para a pesquisa na área de organização do conhecimento. Abordam-se os conceitos de análise componencial sêmica, conhecimento dicionarístico e enciclopédico, para depois se trabalharem teorias da Linguística Cognitiva, como semelhanças familiares, Semântica de Frames, categorias radiais, teoria dos protótipos e, por fim, barreiras categoriais fluidas. Conclui-se que a categorização se dá através de complexos processos que refletem aspectos experimentais, imaginativos e ecológicos da mente, colocando em suspenso a ideia de que as categorias possuam limites claros e rígidos. A interpretação de conceitos e, consequentemente, a categorização dependem do contexto de aplicação e, portanto, não são universais. Este artigo contribui para a discussão vigente a respeito da problemática da interoperabilidade de Simple Knowledge Organization System a partir da reflexão sobre essas questões.Núcleo de Editoração - PUC-Campinas2018-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/5949Transinformação; Vol. 30 No. 1 (2018)Transinformação; Vol. 30 Núm. 1 (2018)Transinformação; v. 30 n. 1 (2018)2318-08890103-3786reponame:Transinformação (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMPporhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/5949/3681Copyright (c) 2022 Transinformaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro Krebs, Luciana Ferreira Laipelt, Rita do Carmo 2024-04-02T11:40:28Zoai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/5949Revistahttp://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsbi.nucleodeeditoracao@puc-campinas.edu.br2318-08890103-3786opendoar:2024-04-02T11:40:28Transinformação (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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