A sustentabilidade nos cursos de administração: uma reflexão sobre o ensino no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15228 |
Resumo: | O conceito de sustentabilidade adquiriu visibilidade nas nações e nas organizações desde 1972 com a realização da Conferência de Estocolmo, levando os estudos sobre a sustentabilidade a ganharem força nos últimos anos. O interesse pelo tema é motivado, em grande medida, pelo modelo de desenvolvimento econômico predominante na sociedade contemporânea, o qual é socialmente injusto, ecologicamente assolador e politicamente conflitante. Como propulsoras do desenvolvimento econômico, as organizações participam ativamente desse sistema que degrada a natureza e explora seus recursos. No caso específico das organizações, a sociedade espera e exige um nível de comprometimento elevado e adequação de suas atividades ao modo sustentável de produção. Essas mudanças passam pela formação de administradores conscientes e compromissados com as práticas sustentáveis. Para que isto aconteça, é necessário que as Instituições de Ensino Superior, mais especificamente os cursos de graduação em Administração, promovam meios de constituir um gestor responsável e comprometido com a sustentabilidade nas organizações. Diante disto, esta pesquisa tem como objetivo identificar a abordagem dada pelas Instituições de Ensino Superior em seus cursos de Administração sobre o tema gestão sustentável, a fim de caracterizar a sua colaboração na formação de administradores conscientes da necessidade de se comprometer com as práticas sustentáveis. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e é orientada por um levantamento documental realizado nos projetos pedagógicos de cursos de graduação em Administração no Estado de São Paulo. Como resultado, constata-se que as ações realizadas pelas Instituições de Ensino Superior podem ser consideradas ainda incipientes para a formação desse gestor consciente e compromissado com a sustentabilidade. |
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A sustentabilidade nos cursos de administração: uma reflexão sobre o ensino no BrasilUnidades de Conservação. UrbanizaçãoIndicadores de sustentabilidadeSistema Nacional de Unidades de ConservaçãoSustentabilidadePressão antrópicaConservation Units. UrbanizationSustainability IndicatorsNational System of Conservation UnitsSustainabilityAnthropic pressureO conceito de sustentabilidade adquiriu visibilidade nas nações e nas organizações desde 1972 com a realização da Conferência de Estocolmo, levando os estudos sobre a sustentabilidade a ganharem força nos últimos anos. O interesse pelo tema é motivado, em grande medida, pelo modelo de desenvolvimento econômico predominante na sociedade contemporânea, o qual é socialmente injusto, ecologicamente assolador e politicamente conflitante. Como propulsoras do desenvolvimento econômico, as organizações participam ativamente desse sistema que degrada a natureza e explora seus recursos. No caso específico das organizações, a sociedade espera e exige um nível de comprometimento elevado e adequação de suas atividades ao modo sustentável de produção. Essas mudanças passam pela formação de administradores conscientes e compromissados com as práticas sustentáveis. Para que isto aconteça, é necessário que as Instituições de Ensino Superior, mais especificamente os cursos de graduação em Administração, promovam meios de constituir um gestor responsável e comprometido com a sustentabilidade nas organizações. Diante disto, esta pesquisa tem como objetivo identificar a abordagem dada pelas Instituições de Ensino Superior em seus cursos de Administração sobre o tema gestão sustentável, a fim de caracterizar a sua colaboração na formação de administradores conscientes da necessidade de se comprometer com as práticas sustentáveis. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e é orientada por um levantamento documental realizado nos projetos pedagógicos de cursos de graduação em Administração no Estado de São Paulo. Como resultado, constata-se que as ações realizadas pelas Instituições de Ensino Superior podem ser consideradas ainda incipientes para a formação desse gestor consciente e compromissado com a sustentabilidade.The concept of sustainability has gained visibility in nations and organizations since the 1972 Stockholm Conference, leading sustainability studies to gain strength in recent years. Interest in the subject is largely motivated by the prevailing model of economic development in contemporary society, which is socially unfair, ecologically devastating and politically conflicting. As drivers of economic development, organizations actively participate in this system that degrades nature and exploits its resources. In the specific case of organizations, society expects and demands a high level of commitment and adequacy of its activities to a sustainable production mode. These changes involve the education of conscious administrators that are committed to sustainable practices. For this to happen, it is necessary that Institutions of Higher Education, specifically undergraduate Business Administration programs, promote ways to constitute administrators a responsible and committed to sustainability in organizations. Given this, the aim of this research proposal is to identify the approach taken by Institutions of Higher Education in their Business Administration courses on the topic of sustainable management in order to characterize their role in the establishment of administrators that are aware of the need to commit to sustainable practices. This research is exploratory, and it is guided by a documentary survey of pedagogical projects in undergraduate Business Administration programs in the state of São Paulo. The results indicate that actions taken by the Institutions of Higher Education can still be considered incipient for the establishment of a conscious administrator committed to sustainability.PUC-CampinasJannuzzi, Celeste Aída Sirotheau CorrêaPontifícia Universidade Católica de CampinasFerreira, Eline Any De Benedicto2022-02-16T14:56:13Z2022-02-16T14:56:13Z2019-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/152282177717463151419porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:35Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15228Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:35Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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