Avaliação na educação básica, o estado do conhecimento na Revista Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação (1999-2008)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15451 |
Resumo: | A presente dissertação objetiva estudar o estado do conhecimento sobre a produção científica da Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, em torno da temática da avaliação na educação básica. O estudo situa-se na perspectiva dos trabalhos denominados estado do conhecimento . Trata-se, portanto, de um levantamento bibliográfico, analítico e crítico da referida produção. Foram mapeados, organizados e analisados 89 trabalhos, selecionados de um universo de 284 artigos publicados pela revista no período de 1999 a 2008. Após mapeamento e organização do material, buscou-se identificar as tendências temáticas presentes nas produções a partir de quatro categorias temáticas: avaliação institucional, avaliação de sistemas, avaliação da aprendizagem e avaliação: aspectos gerais. Os resultados mostram que a Revista Ensaio é uma publicação essencialmente brasileira, com a maioria dos trabalhos provenientes da região sudeste do país. Há predominância de trabalhos que apresentam ideias e/ou reflexões sobre o tema da avaliação em relação a trabalhos resultantes de pesquisas empíricas. Do universo da avaliação educacional que compreende os níveis de avaliação da aprendizagem, avaliação institucional e avaliação de sistemas, a ênfase encontra-se, pela proporção de trabalhos, em estudos focados na avaliação institucional. Nesta categoria as temáticas focalizam questões relacionadas ao estudo da escola, instrumentos para avaliação, formação docente, opiniões da comunidade escolar, experiência de outros países em avaliação institucional, aspectos conceituais, e a questão da qualidade e avaliação. A pesquisa também constatou que, diante de um paradigma hegemônico na área da avaliação educacional, isto é, do paradigma crítico emancipatório, a Revista Ensaio adota uma linha mais técnica do que política no tratamento de temas relacionado à avaliação. |
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Avaliação na educação básica, o estado do conhecimento na Revista Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação (1999-2008)Evaluation in Basic Education: the state of knowledge in the magazine essay: assessment and public policy in education (1999-2008)avaliaçãoavaliação educacional no Brasilestado do conhecimento em revistas científicasrevista ensaioassessmenteducational evaluation in Brazilstate of knowledge in scientific journalsscientific magazine essayA presente dissertação objetiva estudar o estado do conhecimento sobre a produção científica da Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, em torno da temática da avaliação na educação básica. O estudo situa-se na perspectiva dos trabalhos denominados estado do conhecimento . Trata-se, portanto, de um levantamento bibliográfico, analítico e crítico da referida produção. Foram mapeados, organizados e analisados 89 trabalhos, selecionados de um universo de 284 artigos publicados pela revista no período de 1999 a 2008. Após mapeamento e organização do material, buscou-se identificar as tendências temáticas presentes nas produções a partir de quatro categorias temáticas: avaliação institucional, avaliação de sistemas, avaliação da aprendizagem e avaliação: aspectos gerais. Os resultados mostram que a Revista Ensaio é uma publicação essencialmente brasileira, com a maioria dos trabalhos provenientes da região sudeste do país. Há predominância de trabalhos que apresentam ideias e/ou reflexões sobre o tema da avaliação em relação a trabalhos resultantes de pesquisas empíricas. Do universo da avaliação educacional que compreende os níveis de avaliação da aprendizagem, avaliação institucional e avaliação de sistemas, a ênfase encontra-se, pela proporção de trabalhos, em estudos focados na avaliação institucional. Nesta categoria as temáticas focalizam questões relacionadas ao estudo da escola, instrumentos para avaliação, formação docente, opiniões da comunidade escolar, experiência de outros países em avaliação institucional, aspectos conceituais, e a questão da qualidade e avaliação. A pesquisa também constatou que, diante de um paradigma hegemônico na área da avaliação educacional, isto é, do paradigma crítico emancipatório, a Revista Ensaio adota uma linha mais técnica do que política no tratamento de temas relacionado à avaliação.This lecture aims to study the state of knowledge on the scientific magazine essay: Assessment and Public Policy in Education, around the evaluation in basic education literacy. The study places in the perspective of the work called state of art or state of knowledge . It is, therefore, a bibliographic survey of analytical and critical in this production. Were mapped, organized and analyzed 89 studies from a universe of 284 articles published in the magazine from 1999 to 2008. After the mapping and organization s material, we sought to identify thematic productions trends from four themes: institutional assessment, systems evaluation, assessment of learning and evaluation: general aspects. The results show that the scientific magazine essay is essentially a Brazilian publication with most studies from southeastern Brazil. There is a work prevalence which present thoughts and/or reflections about the evaluation theme that is related to arising studies from empirical research. The universe of educational assessment includes levels of learning assessment, institutional evaluation and assessment systems, the emphasis is, proportionally in studies focusing on institutional evaluation. In this category the thematic concern to the school research, tools for evaluation, teacher education, school community reviews, experience of other countries in institutional assessment, conceptual issues and the quality question and evaluation. The survey also found that, facing a hegemonic paradigm in the field of educational assessment which is critical emancipatory paradigm, the magazine adopts a technical line instead of political in subjects related to the evaluation.PUC-CampinasCalderón, Adolfo IgnacioPontifícia Universidade Católica de CampinasBorges, Regilson Maciel2022-02-16T18:14:51Z2022-02-16T18:14:51Z2011-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154514262613256144204porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:28Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15451Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:28Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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A presente dissertação objetiva estudar o estado do conhecimento sobre a produção científica da Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, em torno da temática da avaliação na educação básica. O estudo situa-se na perspectiva dos trabalhos denominados estado do conhecimento . Trata-se, portanto, de um levantamento bibliográfico, analítico e crítico da referida produção. Foram mapeados, organizados e analisados 89 trabalhos, selecionados de um universo de 284 artigos publicados pela revista no período de 1999 a 2008. Após mapeamento e organização do material, buscou-se identificar as tendências temáticas presentes nas produções a partir de quatro categorias temáticas: avaliação institucional, avaliação de sistemas, avaliação da aprendizagem e avaliação: aspectos gerais. Os resultados mostram que a Revista Ensaio é uma publicação essencialmente brasileira, com a maioria dos trabalhos provenientes da região sudeste do país. Há predominância de trabalhos que apresentam ideias e/ou reflexões sobre o tema da avaliação em relação a trabalhos resultantes de pesquisas empíricas. Do universo da avaliação educacional que compreende os níveis de avaliação da aprendizagem, avaliação institucional e avaliação de sistemas, a ênfase encontra-se, pela proporção de trabalhos, em estudos focados na avaliação institucional. Nesta categoria as temáticas focalizam questões relacionadas ao estudo da escola, instrumentos para avaliação, formação docente, opiniões da comunidade escolar, experiência de outros países em avaliação institucional, aspectos conceituais, e a questão da qualidade e avaliação. A pesquisa também constatou que, diante de um paradigma hegemônico na área da avaliação educacional, isto é, do paradigma crítico emancipatório, a Revista Ensaio adota uma linha mais técnica do que política no tratamento de temas relacionado à avaliação. |
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