Escala brasileira de mutismo seletivo: construção e evidência de validade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17247 |
Resumo: | Mutismo Seletivo (MS) é um transtorno de ansiedade no qual o indivíduo apresenta incapacidade de falar em ambientes sociais definidos, e ocorre em uma prevalência aproximada de 0,03% e 1,9% da população no que se refere a estudosdos EstadosUnidos e Israel. A criança com MS se comunica em ambientes confortáveis para ela, como sua casa, mas apresenta dificuldades em se comunicar em ambientes sociais específicos. Portanto, é importante a identificação do MS devido às implicações familiares, sociais e educacionais causadas por esse transtorno. Entretanto, no Brasil, não existem instrumentos para identificar esse tipo de transtorno, o que deixa psicólogos e outros profissionais desprovidosde critérios objetivos para sua avaliação, e acabam por utilizar, muitas vezes, instrumentos internacionais sem estudos de validade para a realidade brasileira. Portanto o objetivo deste estudo foi construir e buscar evidências de validade para a Escala Brasileira de Mutismo Seletivo (EBSM). Para a construção da EBSM, foram elaborados itens a partir de estudos sobre a literatura em relação a este constructo, divididos em 4 áreas a saber: escolar, social, familiar e comorbidades. No estudo 1 desta pesquisa, 4 juízes avaliaram a escala, sendo 1 médico psiquiatra e 3 psicólogos com experiência de mais de cinco anos na área de MS. Do total de 40 itens que compuseram aescala, obteve-se o Índice de Concordância (IC): 80% a 100% para 35 itens, 60% a 80% para3 itens e 20 a 40% para 1 item. Os quatro itens que não obtiveram IC entre 80% e 100% foramsubmetidos a uma segunda avaliação, passando a apresentar o IC de 80% a 100%. Concluiu- se então, que a segunda versão da escala de MS estava apta ser utilizada no segundo estudo. Os resultados apresentaram evidências de validade para a estrutura interna da EBMS. Em umasegunda etapa, no estudo 2, buscou-se evidências de validade da EBMS pela relação com variáveis externas. Verificou-se se existiam diferenças entre grupos que foram ou não diagnosticados com o MS. Essa análise foi feita por meio de comparação entre as respostas de 30 pais de crianças e adolescentes de cada grupo (clínico e não clínico), de ambos os sexos, com idades compreendidas entre sete e onze anos de idade. O grupo 1 foi composto por pais de crianças que apresentavam (convidados a participar do estudo por meio de mídias sociais),e o grupo 2 por pais de outras crianças que tinham o diagnóstico de MS alunos de uma escola municipal. As médias dos pais dos dois grupos foram comparadas pelo teste t-Student. Das 40perguntas que compuseram a escala, 24 apresentaram diferenças de médias significativas de acordo como teste t-Student, e em 13 destas respostas, o tamanho do efeito calculado pelo d deCohen foi considerado Grande (d ≥ 0.8). Os resultados indicaram que a escala possui evidências de validade para discriminar grupos contrastantes, ou seja, para diferenciar criançasdiagnosticadas com MS daquelas que não apresentaram quadro de MS. Dessa maneira, pretende-se contribuir para a avaliação psicológica infanto-juvenil com uma escala construídae validada para a nossa realidade. |
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Escala brasileira de mutismo seletivo: construção e evidência de validadeBrazilian selective mutism scale: construction and evidence of validityMutismo SeletivoAvaliação PsicológicaDiagnósticoSelective MutismPsychological AssessmentDiagnosisMutismo Seletivo (MS) é um transtorno de ansiedade no qual o indivíduo apresenta incapacidade de falar em ambientes sociais definidos, e ocorre em uma prevalência aproximada de 0,03% e 1,9% da população no que se refere a estudosdos EstadosUnidos e Israel. A criança com MS se comunica em ambientes confortáveis para ela, como sua casa, mas apresenta dificuldades em se comunicar em ambientes sociais específicos. Portanto, é importante a identificação do MS devido às implicações familiares, sociais e educacionais causadas por esse transtorno. Entretanto, no Brasil, não existem instrumentos para identificar esse tipo de transtorno, o que deixa psicólogos e outros profissionais desprovidosde critérios objetivos para sua avaliação, e acabam por utilizar, muitas vezes, instrumentos internacionais sem estudos de validade para a realidade brasileira. Portanto o objetivo deste estudo foi construir e buscar evidências de validade para a Escala Brasileira de Mutismo Seletivo (EBSM). Para a construção da EBSM, foram elaborados itens a partir de estudos sobre a literatura em relação a este constructo, divididos em 4 áreas a saber: escolar, social, familiar e comorbidades. No estudo 1 desta pesquisa, 4 juízes avaliaram a escala, sendo 1 médico psiquiatra e 3 psicólogos com experiência de mais de cinco anos na área de MS. Do total de 40 itens que compuseram aescala, obteve-se o Índice de Concordância (IC): 80% a 100% para 35 itens, 60% a 80% para3 itens e 20 a 40% para 1 item. Os quatro itens que não obtiveram IC entre 80% e 100% foramsubmetidos a uma segunda avaliação, passando a apresentar o IC de 80% a 100%. Concluiu- se então, que a segunda versão da escala de MS estava apta ser utilizada no segundo estudo. Os resultados apresentaram evidências de validade para a estrutura interna da EBMS. Em umasegunda etapa, no estudo 2, buscou-se evidências de validade da EBMS pela relação com variáveis externas. Verificou-se se existiam diferenças entre grupos que foram ou não diagnosticados com o MS. Essa análise foi feita por meio de comparação entre as respostas de 30 pais de crianças e adolescentes de cada grupo (clínico e não clínico), de ambos os sexos, com idades compreendidas entre sete e onze anos de idade. O grupo 1 foi composto por pais de crianças que apresentavam (convidados a participar do estudo por meio de mídias sociais),e o grupo 2 por pais de outras crianças que tinham o diagnóstico de MS alunos de uma escola municipal. As médias dos pais dos dois grupos foram comparadas pelo teste t-Student. Das 40perguntas que compuseram a escala, 24 apresentaram diferenças de médias significativas de acordo como teste t-Student, e em 13 destas respostas, o tamanho do efeito calculado pelo d deCohen foi considerado Grande (d ≥ 0.8). Os resultados indicaram que a escala possui evidências de validade para discriminar grupos contrastantes, ou seja, para diferenciar criançasdiagnosticadas com MS daquelas que não apresentaram quadro de MS. Dessa maneira, pretende-se contribuir para a avaliação psicológica infanto-juvenil com uma escala construídae validada para a nossa realidade.Selective Mutism (SM) is an anxiety disorder in which the individual is unable to speak in defined social settings and occurs in an approximate prevalence of 0.03% and 1.9% of the population in studies of United States and Israel. Children with SM communicate in settings that are comfortable for them, such as their home, but have difficulties communicating in specific social situations. Therefore, it is important to identify SM due to the family, social and educational implications caused by such disorder. However, in Brazil, there are no instruments to identify this type of disorder, which lets psychologists and other professionals without objective criteria for its assessment, and often end up using international instruments without validity studies for the Brazilian reality. Therefore, the objective of this study was to build and seek validity evidence for the Brazilian Selective Mutism Scale (EBSM). To construct the EBSM, items were created based on studies on the literature in relation to this construct, divided into 4 areas: school, social, family and comorbidities. In study 1 of this research, 4 judges evaluated the scale, including 1 psychiatrist and 3 psychologists with more than five years' experience in the SM area. From the total of 40 items that made up the scale, the following Agreement Index (CI) was obtained: 80% to 100% for 35 items, 60% to 80% for 3 items and 20 to 40% for 1 item. The four items that did not obtain a CI between 80% and 100%were subjected to a second evaluation, now presenting a CI of 80% to 100%. It was then concluded that the second version of the SM scale was suitable for use in the second study. The results presented evidence of validity for the internal structure of the EBMS. In a second stage, in study 2, evidence of the validity of the EBMS was sought through its relationship withexternal variables. It was verified whether there were differences between groups that were or were not diagnosed with SM. This analysis was carried out by comparing the responses of 30 parents of children and adolescents from each group (clinical and non-clinical), of both sexes, aged between seven and eleven years old. Group 1 was made up of parents of children who were diagnosed with SM (invited to participate in the study through social media), and group 2 was made up of parents of students at a municipal school who didn’t have any formal diagnostic of SM. The means of the parents’ responses to the questionnaire of the two groups were compared using the Student's t-test. Of the 40 questions that constitutes the scale, 24 showed significant mean differences according to the Student's t-test, and in 13 of these answers, the effect size calculated by Cohen's d was considered Large (d ≥ 0.8). The results indicated that the scale has evidence of validity to discriminate contrasting groups, that is, to differentiate children diagnosed with SM from those who did not present it. In this way, we intend to contribute to the psychological assessment of children and adolescents with a scale constructed and validated for our reality.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Wechsler, Solange MugliaPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Vieira, Elisa Maria Neiva de Lima2024-04-11T14:04:04Z2024-04-11T14:04:04Z2024-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/172479604462320762717porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2024-04-11T14:04:05Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/17247Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2024-04-11T14:04:05Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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