Construção de escala de potencial criativo para organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spadari, Gabriela Fabbro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15992
Resumo: O presente estudo teve como objetivo a construção de uma escala para avaliação de características de criatividade no contexto organizacional, assim como a condução dos primeiros estudos de investigação de suas qualidades psicométricas. Para isso, quatro estudos foram realizados. O primeiro visou a construção do instrumento, baseando-se na entrevista com 10 líderes, gerentes e supervisores a fim de levantar e conhecer as principais características da criatividade valorizadas no ambiente organizacional. Como resultado, 18 características foram selecionadas e deram origem, cada uma, a dois itens da escala, que maneira que a mesma ficou composta por 36 itens. O segundo estudo buscou evidências de validade de conteúdo através da análise de juízes (cinco estudantes de pós-graduação atuantes na área de avaliação psicológica), cujas respostas, analisadas em termos de adequação do item e estimativa da porcentagem de concordância, apontaram para resultados adequados em todos os itens, sendo que nove deles tiveram que passar por uma nova rodada de avaliação, após reformulação. O terceiro estudo, de análise da estrutura interna da escala foi realizado a partir de análise fatorial exploratória, partindo-se das respostas de 170 participantes (121 do sexo feminino). Os resultados apontaram para a existência de uma estrutura bifatorial, sendo o Fator 1, composto por 16 itens e chamado de Bloqueios e barreiras à criatividade envolvendo itens que relacionam-se de forma inversa à criatividade e o Fator 2, composto por 12 itens e intitulado Atributos e características que favorecem a criatividade , englobando itens que encontram-se relacionados diretamente à criatividade. Oito itens não apresentaram carga fatorial e foram excluídos. O quarto estudo visou encontrar evidências de validade com base na relação com variáveis externas. O Teste Pensando Criativamente com Palavras de Torrance foi tomado como critério, tendo sido respondido, juntamente com a escala, por uma amostra composta por 50 participantes (31 do sexo feminino), com idades entre 17 e 61 anos (M = 32,96; DP = 11,47). Os resultados mostram que o Fator 1 apresentou correlações significativas e negativas com a característica de Fluência (r=-0,344, p≤0,05), Flexibilidadade (r=-0,343, p≤0,05) e Indice Criativo Verbal 2 (r=-0,293, p≤0,05). O Fator 2, por sua vez, não apresentou correlação significativa com nenhuma das medidas do Teste de Torrance. Uma segunda análise, a fim de investigar, separadamente, a correlação entre cada item da Escala de Potencial Criativo Organizacional e as características criativas avaliadas pelo Teste de Torrance foi realizada. Nove itens da escala apresentaram correlações significativas com as medidas do teste de criatividade verbal, sendo quatro pertencentes ao Fator 1 e cinco pertencentes ao Fator 2. Sugere-se que novos estudos sejam conduzidos com o instrumental, tomando-se outros critérios (tais como avaliações de supervisores, assim como outros instrumentos de avaliação da criatividade), bem como aqueles que visem a investigação da precisão da escala.
id PUC_CAMP-5_17743118f9e53d54cd4f377d3decdf97
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15992
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Construção de escala de potencial criativo para organizaçõesConstruction of a scale for creative potential in organizationsavaliação psicológicaconstrução de testevalidade do testecriatividade em organizaçõespsychological assessmenttest constructiontest validitycreativity in organizationsO presente estudo teve como objetivo a construção de uma escala para avaliação de características de criatividade no contexto organizacional, assim como a condução dos primeiros estudos de investigação de suas qualidades psicométricas. Para isso, quatro estudos foram realizados. O primeiro visou a construção do instrumento, baseando-se na entrevista com 10 líderes, gerentes e supervisores a fim de levantar e conhecer as principais características da criatividade valorizadas no ambiente organizacional. Como resultado, 18 características foram selecionadas e deram origem, cada uma, a dois itens da escala, que maneira que a mesma ficou composta por 36 itens. O segundo estudo buscou evidências de validade de conteúdo através da análise de juízes (cinco estudantes de pós-graduação atuantes na área de avaliação psicológica), cujas respostas, analisadas em termos de adequação do item e estimativa da porcentagem de concordância, apontaram para resultados adequados em todos os itens, sendo que nove deles tiveram que passar por uma nova rodada de avaliação, após reformulação. O terceiro estudo, de análise da estrutura interna da escala foi realizado a partir de análise fatorial exploratória, partindo-se das respostas de 170 participantes (121 do sexo feminino). Os resultados apontaram para a existência de uma estrutura bifatorial, sendo o Fator 1, composto por 16 itens e chamado de Bloqueios e barreiras à criatividade envolvendo itens que relacionam-se de forma inversa à criatividade e o Fator 2, composto por 12 itens e intitulado Atributos e características que favorecem a criatividade , englobando itens que encontram-se relacionados diretamente à criatividade. Oito itens não apresentaram carga fatorial e foram excluídos. O quarto estudo visou encontrar evidências de validade com base na relação com variáveis externas. O Teste Pensando Criativamente com Palavras de Torrance foi tomado como critério, tendo sido respondido, juntamente com a escala, por uma amostra composta por 50 participantes (31 do sexo feminino), com idades entre 17 e 61 anos (M = 32,96; DP = 11,47). Os resultados mostram que o Fator 1 apresentou correlações significativas e negativas com a característica de Fluência (r=-0,344, p≤0,05), Flexibilidadade (r=-0,343, p≤0,05) e Indice Criativo Verbal 2 (r=-0,293, p≤0,05). O Fator 2, por sua vez, não apresentou correlação significativa com nenhuma das medidas do Teste de Torrance. Uma segunda análise, a fim de investigar, separadamente, a correlação entre cada item da Escala de Potencial Criativo Organizacional e as características criativas avaliadas pelo Teste de Torrance foi realizada. Nove itens da escala apresentaram correlações significativas com as medidas do teste de criatividade verbal, sendo quatro pertencentes ao Fator 1 e cinco pertencentes ao Fator 2. Sugere-se que novos estudos sejam conduzidos com o instrumental, tomando-se outros critérios (tais como avaliações de supervisores, assim como outros instrumentos de avaliação da criatividade), bem como aqueles que visem a investigação da precisão da escala.The present study had the objective of creating a scale for the assessment of creativity characteristics in the organizational context, as well as to conduct initial exploration studies of its psychometric qualities. Four studies were performed, with the purpose of building the instrument first, based on an interview with 10 leaders, managers and supervisors in order to get to know the main characteristics of creativity that were valued in the organizational environment. As a result, 18 characteristics or features were selected and each gave rise to two items from the scale, in a way that it was composed of 36 items. The second study sought content validity evidence through content-related judge‟s analysis (five graduate students working in the field of psychological assessment), whose responses, analyzed in terms of appropriateness of the item and estimating the percentage of agreement, pointed suitable results in all items, and nine of them had to go through another round of assessment, after modifications. The third study designated as analysis of the scale‟s internal structure was carried out through exploratory factorial analysis, based on the responses of 170 participants (121 female). The results pointed the existence of a bifatorial structure, in which the factor 1, composed of 16 items was called "Blockade and Barriers to Creativity" involving items that were related to the opposite of creativity and factor 2, composed of 12 items and entitled "Attributes and Features which Encourage Creativity", including items that are directly related to creativity. Eight items did not present factor loading and were later left out. The fourth study aimed to find validity evidence based on its relationship with external variables. The test Thinking Creatively with Words from Torrance Tests was taken as a criterion, having been answered along with the scale, with a sample composed of 50 participants (31 females), aged between 17 and 61 years (M = 32.96; DP = 11.47). The results show that the Factor 1 displayed significant negative correlations with the Fluency characteristic (r = -0.344, p ≤ 0.05), Flexibility (r = -0.343, p ≤ 0.05) and Verbal Creative Index 2 (r = -0.293, p ≤ 0.05). Factor 2, in turn, showed no significant correlation with any of the Torrance test measures. A second analysis was performed in order to investigate the correlation between each item separately in the Scale for Creative Potential and the Creativity Characteristics evaluated by the Torrance Test. Nine items from the scale showed significant correlations with measures of the verbal creativity test, with four belonging to Factor 1 and five belonging to Factor 2. It is suggested that further studies should be conducted with the instrument, considering other criteria (such as supervisor‟s appraisals, in addition to other tools of creativity assessment), as well as those targeting the investigation of the scale‟s precisionPontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC CampinasPUC-CampinasNakano, Tatiana de CássiaPontifícia Universidade Católica de CampinasSpadari, Gabriela Fabbro2022-02-16T19:00:30Z2022-02-16T19:00:30Z2015-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/159924578579473801154porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:17Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15992Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:17Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de escala de potencial criativo para organizações
Construction of a scale for creative potential in organizations
title Construção de escala de potencial criativo para organizações
spellingShingle Construção de escala de potencial criativo para organizações
Spadari, Gabriela Fabbro
avaliação psicológica
construção de teste
validade do teste
criatividade em organizações
psychological assessment
test construction
test validity
creativity in organizations
title_short Construção de escala de potencial criativo para organizações
title_full Construção de escala de potencial criativo para organizações
title_fullStr Construção de escala de potencial criativo para organizações
title_full_unstemmed Construção de escala de potencial criativo para organizações
title_sort Construção de escala de potencial criativo para organizações
author Spadari, Gabriela Fabbro
author_facet Spadari, Gabriela Fabbro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nakano, Tatiana de Cássia
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Spadari, Gabriela Fabbro
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação psicológica
construção de teste
validade do teste
criatividade em organizações
psychological assessment
test construction
test validity
creativity in organizations
topic avaliação psicológica
construção de teste
validade do teste
criatividade em organizações
psychological assessment
test construction
test validity
creativity in organizations
description O presente estudo teve como objetivo a construção de uma escala para avaliação de características de criatividade no contexto organizacional, assim como a condução dos primeiros estudos de investigação de suas qualidades psicométricas. Para isso, quatro estudos foram realizados. O primeiro visou a construção do instrumento, baseando-se na entrevista com 10 líderes, gerentes e supervisores a fim de levantar e conhecer as principais características da criatividade valorizadas no ambiente organizacional. Como resultado, 18 características foram selecionadas e deram origem, cada uma, a dois itens da escala, que maneira que a mesma ficou composta por 36 itens. O segundo estudo buscou evidências de validade de conteúdo através da análise de juízes (cinco estudantes de pós-graduação atuantes na área de avaliação psicológica), cujas respostas, analisadas em termos de adequação do item e estimativa da porcentagem de concordância, apontaram para resultados adequados em todos os itens, sendo que nove deles tiveram que passar por uma nova rodada de avaliação, após reformulação. O terceiro estudo, de análise da estrutura interna da escala foi realizado a partir de análise fatorial exploratória, partindo-se das respostas de 170 participantes (121 do sexo feminino). Os resultados apontaram para a existência de uma estrutura bifatorial, sendo o Fator 1, composto por 16 itens e chamado de Bloqueios e barreiras à criatividade envolvendo itens que relacionam-se de forma inversa à criatividade e o Fator 2, composto por 12 itens e intitulado Atributos e características que favorecem a criatividade , englobando itens que encontram-se relacionados diretamente à criatividade. Oito itens não apresentaram carga fatorial e foram excluídos. O quarto estudo visou encontrar evidências de validade com base na relação com variáveis externas. O Teste Pensando Criativamente com Palavras de Torrance foi tomado como critério, tendo sido respondido, juntamente com a escala, por uma amostra composta por 50 participantes (31 do sexo feminino), com idades entre 17 e 61 anos (M = 32,96; DP = 11,47). Os resultados mostram que o Fator 1 apresentou correlações significativas e negativas com a característica de Fluência (r=-0,344, p≤0,05), Flexibilidadade (r=-0,343, p≤0,05) e Indice Criativo Verbal 2 (r=-0,293, p≤0,05). O Fator 2, por sua vez, não apresentou correlação significativa com nenhuma das medidas do Teste de Torrance. Uma segunda análise, a fim de investigar, separadamente, a correlação entre cada item da Escala de Potencial Criativo Organizacional e as características criativas avaliadas pelo Teste de Torrance foi realizada. Nove itens da escala apresentaram correlações significativas com as medidas do teste de criatividade verbal, sendo quatro pertencentes ao Fator 1 e cinco pertencentes ao Fator 2. Sugere-se que novos estudos sejam conduzidos com o instrumental, tomando-se outros critérios (tais como avaliações de supervisores, assim como outros instrumentos de avaliação da criatividade), bem como aqueles que visem a investigação da precisão da escala.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-15
2022-02-16T19:00:30Z
2022-02-16T19:00:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15992
4578579473801154
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15992
identifier_str_mv 4578579473801154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1798415794265128960