Pensamento dialético e possíveis em um jogo computadorizado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15623 |
Resumo: | Com uma abordagem piagetiana e microgenética, investigou-se o pensamento dialético e a constituição de possíveis na resolução e compreensão de um jogo computadorizado. Um estudo prévio com adolescentes, 40 meninos e 26 meninas de 6ª a 8ª séries, mostrou preferências personalizadas, sem tendência grupal e ligadas a jogos complexos. A necessidade de sujeitos inexperientes nestes jogos e de estudos iniciais com um jogo mais elementar levou à pesquisa do processo resolutivo do Tetris por duas universitárias. O procedimento, individual e filmado, incluiu pré-avaliação com 4 provas de possíveis, 9 sessões com o Tetris (mais de 30 jogos e cerca de 10 h de vídeo por sujeito) e 3 autoavaliações (após a sessão-1; antes das sessões 4 e 9). A pré-avaliação revelou nível formal de pensamento para os dois sujeitos. Uma análise quantitativa mostrou acentuado progresso dos sujeitos: ao longo das sessões, queda no número médio de jogos, associada à sua maior duração, maior produção de linhas e maior pontuação, com avanço da formação de linhas unitárias para compostas (duplas, triplas e quádruplas). A análise microgenética da resolução indicou a presença de equilibração e da dinâmica de construções dialéticas e pensamento dialético, subjacentes aos esquemas procedurais e conceituais. Embora as soluções finais tenham sido de Nível-III (Sujeito 1) e Nível II-III (Sujeito 2), ocorreram possíveis iniciais e erros mais elementares do que o hipotetizado para sujeitos com pensamento formal. De outro lado, as interdependências criadas, iniciais como globais, comportaram abrangência e complexidade maiores do que o previsto. Pelos dados obtidos, ao resolverem o Tetris, os sujeitos como que refizeram o percurso da evolução cognitiva, com seu progresso projetado até o patamar de suas estruturas cognitivas ou tendendo a este patamar. |
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Pensamento dialético e possíveis em um jogo computadorizadoDialectic thought and possibilities in a computer gamemicrogêneseconstrutivismojogo computadorizadouniversitáriosjogo Tetrismicrogenesisconstructivismcomputer gameuniversity studentsgame TetrisCom uma abordagem piagetiana e microgenética, investigou-se o pensamento dialético e a constituição de possíveis na resolução e compreensão de um jogo computadorizado. Um estudo prévio com adolescentes, 40 meninos e 26 meninas de 6ª a 8ª séries, mostrou preferências personalizadas, sem tendência grupal e ligadas a jogos complexos. A necessidade de sujeitos inexperientes nestes jogos e de estudos iniciais com um jogo mais elementar levou à pesquisa do processo resolutivo do Tetris por duas universitárias. O procedimento, individual e filmado, incluiu pré-avaliação com 4 provas de possíveis, 9 sessões com o Tetris (mais de 30 jogos e cerca de 10 h de vídeo por sujeito) e 3 autoavaliações (após a sessão-1; antes das sessões 4 e 9). A pré-avaliação revelou nível formal de pensamento para os dois sujeitos. Uma análise quantitativa mostrou acentuado progresso dos sujeitos: ao longo das sessões, queda no número médio de jogos, associada à sua maior duração, maior produção de linhas e maior pontuação, com avanço da formação de linhas unitárias para compostas (duplas, triplas e quádruplas). A análise microgenética da resolução indicou a presença de equilibração e da dinâmica de construções dialéticas e pensamento dialético, subjacentes aos esquemas procedurais e conceituais. Embora as soluções finais tenham sido de Nível-III (Sujeito 1) e Nível II-III (Sujeito 2), ocorreram possíveis iniciais e erros mais elementares do que o hipotetizado para sujeitos com pensamento formal. De outro lado, as interdependências criadas, iniciais como globais, comportaram abrangência e complexidade maiores do que o previsto. Pelos dados obtidos, ao resolverem o Tetris, os sujeitos como que refizeram o percurso da evolução cognitiva, com seu progresso projetado até o patamar de suas estruturas cognitivas ou tendendo a este patamar.Within a Piagetian and a micro genetic approach, it was investigated the dialectic thought and the construction of possibilities in the solution and comprehension of a computer game. A previous study with a group of adolescents, made up of 40 boys and 26 girls from 6th. to 8th. grades, showed personalized preferences, without a group tendency and linked to complex games. The need for non-experienced subjects in such games and for starting studies making use of a simpler game, led to the research of Tetris solution by two female university students. The procedure, which was individual and videotaped, consisted of a 4-proof pre-evaluation of possibilities, 9 sessions using Tetris (more than 30 games and about 10-hour filming per person) and 3 self-evaluations (after session-1; before sessions 4 and 9). The pre-evaluation revealed a formal level of thought for both subjects. A quantitative analysis showed great progress of the subjects: throughout the sessions, there was a fall in the average number of games, associated to long lasting games, to a larger production of lines and to a larger punctuation, with the advance from the building of unitary to double, triple and quadruple lines. The micro genetic analysis demonstrated the presence of equilibration as well as the dynamic of dialectic constructions and dialectic thoughts underlying the procedural and conceptual schemes. Although the final solutions have achieved a III-Level (Subject 1) and a II-III Level (Subject 2), there were initial possibilities and more elementary mistakes than it was hypothesized to people who had formal thought. On the other hand, the constructed interdependences, both initial and global, comprised larger complexity and scope than it was foreseen. The obtained results suggested that, when solving the Tetris, it was as if the subjects were remaking the cognitive evolution course, projecting their progress to the top level of their cognitive structures or tending to this level.PUC-CampinasWechsler, Solange MugliaPontifícia Universidade Católica de CampinasHoff, Miriam Schifferli2022-02-16T18:39:29Z2022-02-16T18:39:29Z2001-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/156238299001273187991porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:56Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15623Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:56Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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