Pensamento dialético e possíveis em um jogo computadorizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoff, Miriam Schifferli
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15623
Resumo: Com uma abordagem piagetiana e microgenética, investigou-se o pensamento dialético e a constituição de possíveis na resolução e compreensão de um jogo computadorizado. Um estudo prévio com adolescentes, 40 meninos e 26 meninas de 6ª a 8ª séries, mostrou preferências personalizadas, sem tendência grupal e ligadas a jogos complexos. A necessidade de sujeitos inexperientes nestes jogos e de estudos iniciais com um jogo mais elementar levou à pesquisa do processo resolutivo do Tetris por duas universitárias. O procedimento, individual e filmado, incluiu pré-avaliação com 4 provas de possíveis, 9 sessões com o Tetris (mais de 30 jogos e cerca de 10 h de vídeo por sujeito) e 3 autoavaliações (após a sessão-1; antes das sessões 4 e 9). A pré-avaliação revelou nível formal de pensamento para os dois sujeitos. Uma análise quantitativa mostrou acentuado progresso dos sujeitos: ao longo das sessões, queda no número médio de jogos, associada à sua maior duração, maior produção de linhas e maior pontuação, com avanço da formação de linhas unitárias para compostas (duplas, triplas e quádruplas). A análise microgenética da resolução indicou a presença de equilibração e da dinâmica de construções dialéticas e pensamento dialético, subjacentes aos esquemas procedurais e conceituais. Embora as soluções finais tenham sido de Nível-III (Sujeito 1) e Nível II-III (Sujeito 2), ocorreram possíveis iniciais e erros mais elementares do que o hipotetizado para sujeitos com pensamento formal. De outro lado, as interdependências criadas, iniciais como globais, comportaram abrangência e complexidade maiores do que o previsto. Pelos dados obtidos, ao resolverem o Tetris, os sujeitos como que refizeram o percurso da evolução cognitiva, com seu progresso projetado até o patamar de suas estruturas cognitivas ou tendendo a este patamar.
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