O periódico Educar em Revista do setor de educação da Universidade Federal do Paraná (1977-2000): uma análise histórica e temática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Suely Ferreira da
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14828
Resumo: Resgata a trajetória histórica do periódico Educar em Revista do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná realizando análise de conteúdo da produção científica expressa nos seus artigos e/ou documentos sob o enfoque temático, no período compreendido entre 1977 e 2000, data de sua fundação até os dias atuais. Com fundamento na análise identifica as tendências de pesquisa na área de Educação na UFPR. Avalia o periódico Educar em Revista em relação aos critérios UNESCO, SciELO e CNPq/CAPES. Para concretizar os objetivos, buscaram-se informações em documentos do Programa de Pós-Graduação em Educação, Setor de Educação e Administração da Revista, realizaram-se entrevistas com dez coordenadores do PPGE visando preencher lacunas no registro histórico. Os dezenove fascículos foram analisados, quando foi possível identificar títulos dos documentos, os autores, o tipo de autoria e a origem dos autores, os assuntos dos documentos e as palavraschave encontradas. Após relacionar as variáveis citadas em uma base de dados Access, os dados foram tabulados e analisados utilizando-se a técnica de análise documentária e de conteúdo. Os resultados indicam que Educar em Revista é um periódico de cunho científico. Nos documentos registrou-se uma presença maciça de autoria única, com autores em sua grande maioria do Setor de Educação da UFPR, só ocorrendo modificações significativas no período entre 1998 e 2000, quando se observou um crescer das colaborações externas na Revista. A temática dos documentos relacionou-se basicamente com a área de concentração do Programa – Currículo, tendência verificada até 1998, quando a mesma foi extinta.
id PUC_CAMP-5_2c492df826028296f2021801c731e2bf
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/14828
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling O periódico Educar em Revista do setor de educação da Universidade Federal do Paraná (1977-2000): uma análise histórica e temáticaThe journal Educar em Revista issued by the UFPR Education Department (1977-200): a historical and thematic analysisComunicação científicaPeriódico científicoArtigosProdução científicaEducaçãoEducar em revistaScientific communicationScientific periodicalsArticlesScientific productionEducationEducar em RevistaResgata a trajetória histórica do periódico Educar em Revista do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná realizando análise de conteúdo da produção científica expressa nos seus artigos e/ou documentos sob o enfoque temático, no período compreendido entre 1977 e 2000, data de sua fundação até os dias atuais. Com fundamento na análise identifica as tendências de pesquisa na área de Educação na UFPR. Avalia o periódico Educar em Revista em relação aos critérios UNESCO, SciELO e CNPq/CAPES. Para concretizar os objetivos, buscaram-se informações em documentos do Programa de Pós-Graduação em Educação, Setor de Educação e Administração da Revista, realizaram-se entrevistas com dez coordenadores do PPGE visando preencher lacunas no registro histórico. Os dezenove fascículos foram analisados, quando foi possível identificar títulos dos documentos, os autores, o tipo de autoria e a origem dos autores, os assuntos dos documentos e as palavraschave encontradas. Após relacionar as variáveis citadas em uma base de dados Access, os dados foram tabulados e analisados utilizando-se a técnica de análise documentária e de conteúdo. Os resultados indicam que Educar em Revista é um periódico de cunho científico. Nos documentos registrou-se uma presença maciça de autoria única, com autores em sua grande maioria do Setor de Educação da UFPR, só ocorrendo modificações significativas no período entre 1998 e 2000, quando se observou um crescer das colaborações externas na Revista. A temática dos documentos relacionou-se basicamente com a área de concentração do Programa – Currículo, tendência verificada até 1998, quando a mesma foi extinta.The present dissertation rescues the historical path of journal Educar em Revista issued by the Education Department of Universidade Federal do Paraná (Paraná Federal University). It does so by analyzing the scientific production contents expressed in its articles and/or thematic documents published from 1977 to 2000, that’s to say, from its establishment to date. Based on such analysis, it identifies research trends in the field of UFPR Education area. It also assess the journal Educar em Revista from the viewpoint of UNESCO, SciELO e CNPq/CAPES criteria. To reach the objectives, information was collected in the Education Post-graduation Program, Education and Administration Department of the Journal and through interviews with ten coordinators of PPGE, in order to complete the information lacking in the historical register. Identification of document titles and authors, authorship type and origin of authors, subject of documents and key-words found. After listing the variables mentioned in the Access data base, data was organized and analyzed using the document and contents analysis technique. The results indicate that Educar em Revista is a scientific journal. We registered a great amount of single authorship, most of the authors belonging to UFPR Education Department. Significant changes happened just from 1998 to 2000, when the journal received increasing external collaborations. The document prevailing themes were related to the Program-Curriculum concentration area. Such trend remained until 1998 when that area was extinguished.PUC-CampinasLongo, Rose Mary JulianoPontifícia Universidade Católica de CampinasSilva, Suely Ferreira da2022-02-16T13:33:04Z2022-02-16T13:33:04Z2001-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14828830842834661636porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-24T11:35:53Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/14828Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-24T11:35:53Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv O periódico Educar em Revista do setor de educação da Universidade Federal do Paraná (1977-2000): uma análise histórica e temática
The journal Educar em Revista issued by the UFPR Education Department (1977-200): a historical and thematic analysis
title O periódico Educar em Revista do setor de educação da Universidade Federal do Paraná (1977-2000): uma análise histórica e temática
spellingShingle O periódico Educar em Revista do setor de educação da Universidade Federal do Paraná (1977-2000): uma análise histórica e temática
Silva, Suely Ferreira da
Comunicação científica
Periódico científico
Artigos
Produção científica
Educação
Educar em revista
Scientific communication
Scientific periodicals
Articles
Scientific production
Education
Educar em Revista
title_short O periódico Educar em Revista do setor de educação da Universidade Federal do Paraná (1977-2000): uma análise histórica e temática
title_full O periódico Educar em Revista do setor de educação da Universidade Federal do Paraná (1977-2000): uma análise histórica e temática
title_fullStr O periódico Educar em Revista do setor de educação da Universidade Federal do Paraná (1977-2000): uma análise histórica e temática
title_full_unstemmed O periódico Educar em Revista do setor de educação da Universidade Federal do Paraná (1977-2000): uma análise histórica e temática
title_sort O periódico Educar em Revista do setor de educação da Universidade Federal do Paraná (1977-2000): uma análise histórica e temática
author Silva, Suely Ferreira da
author_facet Silva, Suely Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Longo, Rose Mary Juliano
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Suely Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação científica
Periódico científico
Artigos
Produção científica
Educação
Educar em revista
Scientific communication
Scientific periodicals
Articles
Scientific production
Education
Educar em Revista
topic Comunicação científica
Periódico científico
Artigos
Produção científica
Educação
Educar em revista
Scientific communication
Scientific periodicals
Articles
Scientific production
Education
Educar em Revista
description Resgata a trajetória histórica do periódico Educar em Revista do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná realizando análise de conteúdo da produção científica expressa nos seus artigos e/ou documentos sob o enfoque temático, no período compreendido entre 1977 e 2000, data de sua fundação até os dias atuais. Com fundamento na análise identifica as tendências de pesquisa na área de Educação na UFPR. Avalia o periódico Educar em Revista em relação aos critérios UNESCO, SciELO e CNPq/CAPES. Para concretizar os objetivos, buscaram-se informações em documentos do Programa de Pós-Graduação em Educação, Setor de Educação e Administração da Revista, realizaram-se entrevistas com dez coordenadores do PPGE visando preencher lacunas no registro histórico. Os dezenove fascículos foram analisados, quando foi possível identificar títulos dos documentos, os autores, o tipo de autoria e a origem dos autores, os assuntos dos documentos e as palavraschave encontradas. Após relacionar as variáveis citadas em uma base de dados Access, os dados foram tabulados e analisados utilizando-se a técnica de análise documentária e de conteúdo. Os resultados indicam que Educar em Revista é um periódico de cunho científico. Nos documentos registrou-se uma presença maciça de autoria única, com autores em sua grande maioria do Setor de Educação da UFPR, só ocorrendo modificações significativas no período entre 1998 e 2000, quando se observou um crescer das colaborações externas na Revista. A temática dos documentos relacionou-se basicamente com a área de concentração do Programa – Currículo, tendência verificada até 1998, quando a mesma foi extinta.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-02-01
2022-02-16T13:33:04Z
2022-02-16T13:33:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14828
830842834661636
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14828
identifier_str_mv 830842834661636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210253487439872