A identificação da cruz de cristo com o sofrimento humano, segundo Jürgen Moltmann

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomiero, Natã Luís Raphael Vicente
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16647
Resumo: Objetiva-se o presente trabalho estudar a identificação da cruz de Cristo com sofrimento humano, segundo o teólogo Jürgen Moltmann. Justifica-se o presente estudo pelas diversas formas de sofrimento que assolam a vida do homem. Diante desse paradigma de dor e limitação das faculdades humanas, qual seria o melhor caminho a seguir? A fé cristã pode de forma válida contribuir para o sofrimento? A partir disso, quais caminhos discernir para um aconselhamento pastoral evidentemente cristão? Iremos responder a tais perguntas à luz de nosso teólogo que desenvolve seu pensamento tendo como referencial a cruz de Cristo. Não obstante, nosso teólogo estabelece seu construto epistêmico a partir de sua experiência pessoal de vida no contexto de guerra. Sua experiência diante da morte e dor que assolaram dezenas de militares repercutiram em sua vida de modo a fomentar a sua busca por Deus. É neste contexto que Moltmann identifica a cruz de Cristo nas realidades de dor e sofrimento humano. O evento da cruz afeta o próprio ser de Deus. Sob este madeiro, símbolo de escárnio e mutilação humana, Deus mesmo experimenta o abandono passando pela morte em solidariedade para com o gênero humano. Neste sentido, Deus revela o seu pathos, a sua paixão pela salvação do homem, a sua total proximidade. Nosso teólogo diante dessas luzes, propõe um caminho de libertação psíquica do homem, ruma à maturidade cristã. Ao cristão cabe o dever de superar a apatheia em sentido antropológico e se identificar com a mesma solidariedade de Deus presente em Jesus. O homem deve assim, tornar-se homo sympatheticus capaz de corresponder ao amor de Deus revelado mesmo diante do sofrimento. Diante de tal teologia urge a necessidade de sua aplicação no âmbito pastoral de modo que se a mensagem cristã responda às realidades de sofrimento.
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