Expansão urbana e mobilidade: planejando cidades multimodais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Fernando Henrique Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15108
Resumo: O estudo avaliou a condição da mobilidade urbana em Campinas através da aplicação da ferramenta IMUS (índice de Mobilidade Urbana Sustentável), possibilitando a identificação dos indicadores críticos da mobilidade urbana que devem ser priorizados pela administração pública. Ao longo do desenvolvimento do trabalho. os resultados da aplicação da ferramenta foram complementados com a análise do padrão de expansão urbana de Campinas para verificar sua influência no padrão de deslocamento da cidade, a fim de estabelecer uma correlação entre expansão e mobilidade urbana. A definição do panorama de mobilidade urbana para Campinas permitiu determinar como as diretrizes até então estabelecidas influenciaram na mobilidade, além de possibilitar a identificação de indicadores críticos, que abordam de forma mais ampla as diretrizes em relação a mobilidade, complementando as diretrizes definidas pela administração pública. Foi possível identificar, em Campinas, uma evidente dependência do uso do automóvel, tanto em decorrência do padrão de ocupação, que exige o automóvel para deslocamentos, uma vez que não existe uma priorização do transporte coletivo. tanto pelos incentivos para aquisição do automóvel. O cruzamento dos dados permitiu evidenciar a estreita relação que o planejamento urbano e o planejamento do sistema de transporte devem ter para harmonizar a relação entre os padrões de assentamento e os padrões de deslocamento, democratizando o acesso ao espaço urbano.
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