Mentoria do talento criativo e intelectual na escola: da identificação ao desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suárez, Janete Tonete
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15768
Resumo: Este estudo teve por objetivo verificar os efeitos de um programa de mentoria por professores em estudantes identificados como talentosos. Para tanto foram realizados dois estudos. O 1º avaliou a relação entre a identificação de talentos por testes psicológicos (medidas de Inteligência e criatividade) e percepção de professores, bem como sua relação com a motivação para aprender e a seleção, para compor o programa de mentoria, de estudantes identificados como talentosos/superdotados por meio de critérios medidas de Inteligência e criatividade, percepção de professores e desempenho escolar. O 2º estudo analisou o efeito do programa de mentoria entre os estudantes selecionados a partir das variáveis motivação, percepcão de professores, medidas de Inteligência e criatividade, desempenho escolar, realizações criativas, comportamento talentoso, e efeitos de sexo. Foram avaliadas ainda, por meio de analises qualitativas, a percepção de alunos e professores através de questionário, entrevista, relatório semanal de consultoria, e atividades realizadas por ocasião do programa de mentoria. Duas amostras compuseram o Estudo 1: 228 adolescentes, (F=116), com idades entre 13 a 16 anos (M=14,28; DP=0,76), de turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II, de duas escolas particulares; e 12 (F=5) professores, seis de cada escola. Igualmente duas amostras constituíram o Estudo 2: 105 (F=54) estudantes da mesma idade do Estudo 1 e 10 professores do Ensino Médio, (F=5), com idade entre 31 e 53 anos (M=41,18; DP=7,33). Os instrumentos utilizados nos dois estudos foram: Escala de Identificação de Talentos pelo Professor (ITP); Bateria de Avaliação Intelectual e Criativa (BAICA); Escala para Avaliação da Motivação Escolar Infanto-Juvenil (EAME-IJ); Boletim escolar; Testes Pensando criativamente com figuras e palavras (TPCF; TPCP); Lista de realizações criativas de Runco; Escala para a Avaliação das Características Comportamentais de Alunos com Habilidades Superiores (SRBCSS); Questionário de auto percepção da mentoria por estudantes; Relatório semanal de consultoria e Percepção da participação de professores como mentores por meio de entrevista. O primeiro estudo mostrou correlações significativas entre os três instrumentos utilizados, o ITP, BAICA e EAME-IJ. Concluiu-se que o prof. deve ser ainda mais preparado para fazer indicação destes estudantes. Diante dos critérios propostos (obter 1 a 2 DPs acima da média em pelo menos um subteste da BAICA, pelo menos uma média anual acima de 8,5 em diferentes disciplinas, e ser indicado por pelo menos um professor como talentoso/superdotado), foram selecionados 50 estudantes talentosos. Outros 55 foram selecionados aleatoriamente dentre os que não cumpriram os requisitos estabelecido compuseram o grupo de não talentosos (menos talentosos). Assim, o total de selecionados para o Programa de Mentoria foram 105. O Estudo 2 apontou para efeitos significativos como resultado da mentoria para o grupo experimental em várias medidas de avaliação tanto em alunos talentosos quanto não talentosos (menos talentosos), embora os talentosos se sobressaíram ainda mais. Pela análise qualitativa, percebeu-se que tanto os estudantes quanto os professores ressaltaram a importância da mentoria no contexto escolar. Conclui-se que o programa de mentoria para estudantes talentosos beneficia todos os demais na sala de aula.
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spelling Mentoria do talento criativo e intelectual na escola: da identificação ao desenvolvimentoMentoring of creative and intellectual talent in school: from identification to developmentAltas habilidadeEducação EspecialAvaliação PsicológicaHigh skillSpecial educationPsychological EvaluationAltas habilidadesEducación EspecialEvaluación PsicológicaEste estudo teve por objetivo verificar os efeitos de um programa de mentoria por professores em estudantes identificados como talentosos. Para tanto foram realizados dois estudos. O 1º avaliou a relação entre a identificação de talentos por testes psicológicos (medidas de Inteligência e criatividade) e percepção de professores, bem como sua relação com a motivação para aprender e a seleção, para compor o programa de mentoria, de estudantes identificados como talentosos/superdotados por meio de critérios medidas de Inteligência e criatividade, percepção de professores e desempenho escolar. O 2º estudo analisou o efeito do programa de mentoria entre os estudantes selecionados a partir das variáveis motivação, percepcão de professores, medidas de Inteligência e criatividade, desempenho escolar, realizações criativas, comportamento talentoso, e efeitos de sexo. Foram avaliadas ainda, por meio de analises qualitativas, a percepção de alunos e professores através de questionário, entrevista, relatório semanal de consultoria, e atividades realizadas por ocasião do programa de mentoria. Duas amostras compuseram o Estudo 1: 228 adolescentes, (F=116), com idades entre 13 a 16 anos (M=14,28; DP=0,76), de turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II, de duas escolas particulares; e 12 (F=5) professores, seis de cada escola. Igualmente duas amostras constituíram o Estudo 2: 105 (F=54) estudantes da mesma idade do Estudo 1 e 10 professores do Ensino Médio, (F=5), com idade entre 31 e 53 anos (M=41,18; DP=7,33). Os instrumentos utilizados nos dois estudos foram: Escala de Identificação de Talentos pelo Professor (ITP); Bateria de Avaliação Intelectual e Criativa (BAICA); Escala para Avaliação da Motivação Escolar Infanto-Juvenil (EAME-IJ); Boletim escolar; Testes Pensando criativamente com figuras e palavras (TPCF; TPCP); Lista de realizações criativas de Runco; Escala para a Avaliação das Características Comportamentais de Alunos com Habilidades Superiores (SRBCSS); Questionário de auto percepção da mentoria por estudantes; Relatório semanal de consultoria e Percepção da participação de professores como mentores por meio de entrevista. O primeiro estudo mostrou correlações significativas entre os três instrumentos utilizados, o ITP, BAICA e EAME-IJ. Concluiu-se que o prof. deve ser ainda mais preparado para fazer indicação destes estudantes. Diante dos critérios propostos (obter 1 a 2 DPs acima da média em pelo menos um subteste da BAICA, pelo menos uma média anual acima de 8,5 em diferentes disciplinas, e ser indicado por pelo menos um professor como talentoso/superdotado), foram selecionados 50 estudantes talentosos. Outros 55 foram selecionados aleatoriamente dentre os que não cumpriram os requisitos estabelecido compuseram o grupo de não talentosos (menos talentosos). Assim, o total de selecionados para o Programa de Mentoria foram 105. O Estudo 2 apontou para efeitos significativos como resultado da mentoria para o grupo experimental em várias medidas de avaliação tanto em alunos talentosos quanto não talentosos (menos talentosos), embora os talentosos se sobressaíram ainda mais. Pela análise qualitativa, percebeu-se que tanto os estudantes quanto os professores ressaltaram a importância da mentoria no contexto escolar. Conclui-se que o programa de mentoria para estudantes talentosos beneficia todos os demais na sala de aula.This study aimed to verify the effects of a teacher mentoring program on students identified as talented. Two studies were carried out. The first one evaluated the relationship between the identification of talents by psychological tests (measures of Intelligence and creativity) and teachers' perception, as well as its relation with the motivation to learn and the selection, to compose the mentoring program, of students identified as talented / gifted through criteria measures of Intelligence and creativity, teacher perception and school performance. The second study analyzed the effect of the mentoring program among students selected from the variables motivation, teacher perception, intelligence and creativity measures, school performance, creative achievement, talented behavior, and gender effects. The students 'and teachers' perception through a questionnaire, interview, weekly consulting report, and activities carried out during the mentoring program were also evaluated through qualitative analysis. Two samples comprised Study 1: 228 adolescents (F = 116), aged 13 to 16 years old (M = 14.28; SD = 0.76), from grades 8 and 9 of Elementary School II, from two private schools; and 12 (F = 5) teachers, six from each school. Also, two samples comprised Study 2: 105 (F = 54) students of the same age as Study 1 and 10 high school teachers (F = 5), aged between 31 and 53 years (M = 41.18, SD = 7.33). The instruments used in the two studies were: Teacher Talent Identification Scale (ITP); Intellectual and Creative Evaluation Battery (BAICA); Scale for Evaluation of School-Based Motivation for Children and Youth (EAME-IJ); School report; Testing Thinking creatively with figures and words (TPCF; TPCP); List of Runco creative achievements; Scale for the Evaluation of Behavioral Characteristics of Students with Higher Abilities (SRBCSS); Self-perception questionnaire of student mentoring; Weekly consultancy report and Perception of the participation of teachers as mentors through interview. The first study showed significant correlations between the three instruments used, the ITP, BAICA and EAME-IJ. It was concluded that prof. should be even more prepared to make these students nominated. In view of the proposed criteria (obtaining 1 to 2 DPs above the average in at least one BAICA subtest, at least an annual average above 8.5 in different subjects, and being indicated by at least one teacher as talented / gifted), selected 50 talented students. Another 55 were randomly selected from those who did not meet the established requirements made up the group of non-talented (less talented). Thus, the total number selected for the Mentoring Program was 105. Study 2 pointed to significant effects as a result of mentoring the experimental group on various measures of assessment in both talented and non-talented (less talented) students, although gifted stand out even more. Through the qualitative analysis, it was noticed that both the students and the teachers emphasized the importance of mentoring in the school context. It turns out that the mentoring program for talented students benefits everyone else in the classroom.Este estudio tuvo por objetivo verificar los efectos de un programa de mentoría por profesores en estudiantes identificados como talentosos. Para ello se realizaron dos estudios. El 1º evaluó la relación entre la identificación de talentos por pruebas psicológicas (medidas de Inteligencia y creatividad) y percepción de profesores, así como su relación con la motivación para aprender y la selección, para componer el programa de mentora, de estudiantes identificados como talentosos / superdotados por medio de criterios medidas de Inteligencia y creatividad, percepción de profesores y desempeño escolar. El segundo estudio analizó el efecto del programa de mentor entre los estudiantes seleccionados a partir de las variables motivación, percepción de profesores, medidas de Inteligencia y creatividad, desempeño escolar, realizaciones creativas, comportamiento talentoso, y efectos de sexo. Se evaluaron además, por medio de análisis cualitativos, la percepción de alumnos y profesores a través de cuestionario, entrevista, informe semanal de consultoría, y actividades realizadas con ocasión del programa de mentoría. En el presente estudio se analizaron los resultados obtenidos en el análisis de los resultados obtenidos en el estudio de los resultados obtenidos en el estudio. dos escuelas particulares; y 12 (F = 5) profesores, seis de cada escuela. En el caso de los alumnos de la misma edad del Estudio 1 y 10 profesores de la Enseñanza Media, (F = 5), con edad entre 31 y 53 años (M = 41,18, DP = 7,33). Los instrumentos utilizados en los dos estudios fueron: Escala de Identificación de Talentos por el Profesor (ITP); Batería de Evaluación Intelectual y Creativa (BAICA); Escala para Evaluación de la Motivación Escolar Infanto-Juvenil (EAME-IJ); Boletín escolar; Pruebas Pensando creativamente con figuras y palabras (TPCF, TPCP); Lista de realizaciones creativas de Runco; Escala para la Evaluación de las Características Comportamentales de Alumnos con Habilidades Superiores (SRBCSS); Cuestionario de auto percepción de la mentoria por estudiantes; Informe semanal de consultoría y Percepción de la participación de profesores como mentores a través de una entrevista. El primer estudio mostró correlaciones significativas entre los tres instrumentos utilizados, el ITP, BAICA y EAME-IJ. Se concluyó que el prof. debe ser aún más preparado para hacer indicación de estos estudiantes. Ante los criterios propuestos (obtener 1 a 2 DPs por encima de la media en al menos una subtítulo de BAICA, al menos una media anual superior a 8,5 en diferentes disciplinas, y ser indicado por al menos un profesor como talentoso / superdotado), fueron seleccionados 50 estudiantes talentosos. Otros 55 fueron seleccionados aleatoriamente entre los que no cumplieron los requisitos establecidos compusieron el grupo de no talentosos (menos talentosos). Así, el total de seleccionados para el Programa de Mentorías fueron 105. El Estudio 2 apuntó a efectos significativos como resultado de la mentoria para el grupo experimental en varias medidas de evaluación tanto en alumnos talentosos como no talentosos (menos talentosos), aunque los talentosos se subrayaron aún más. Por el análisis cualitativo, se percibió que tanto los estudiantes como los profesores resaltaron la importancia de la mentoria en el contexto escolar. Se concluye que el programa de mentor para estudiantes talentosos beneficia a todos los demás en el aula.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESPUC-CampinasWechsler, Solange MugliaPontifícia Universidade Católica de CampinasSuárez, Janete Tonete2022-02-16T18:43:54Z2022-02-16T18:43:54Z2019-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/157687208222555121811porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:53Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15768Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:53Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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