Detecção e controle de congestionamento veicular em ambiente urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vallim, Carlos Heitor de Campos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17029
http://lattes.cnpq.br/7935333541992685
Resumo: O congestionamento do tráfego urbano é um problema recorrente na maioria das grandes cidades do mundo. Normalmente, é decorrente do aumento repentino do número de veículos nas ruas e avenidas durante os horários de pico. Mesmo com a melhoria contínua do sistema de transporte urbano, o número de veículos tende a aumentar com o desenvolvimento da economia, portanto, o congestionamento do tráfego urbano se torna um problema recorrente. O congestionamento urbano causa impactos negativos na sociedade, podendo ser destacados, a perdas econômicas, a redução da produtividade e o aumento das emissões de dióxido de carbono (CO2), deixando os motoristas presos no trânsito. A demanda por uma solução para evitar o congestionamento do tráfego é muito clara. Com base nesse contexto, nesta dissertação são propostos algoritmos para detecção e controle de congestionamento. Para isso, o algoritmo deve identificar áreas de congestionamento e propor rotas alternativas de tráfego a partir de informações coletadas em tempo de simulação realística. Ressalta-se que, a importância deste trabalho está em minimizar os problemas de congestionamento que afeta uma parcela considerável da população dos grandes centros urbanos. Os resultados mostram, que em média e alta densidade, o algoritmo K Nearest Neighbors usando classificador Pareto II (KNNP) reduz o tempo médio de viagem, o tempo parado em congestionamento, o tempo perdido por deslocamento do veículo abaixo do limite permitido na via, o consumo médio de combustível e a redução na emissão de CO2 em até 55%, 79%, 68%, 28%, e 28% respectivamente.
id PUC_CAMP-5_37b44f6f7c7afbb4acd1dbdd9c46ff07
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/17029
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Detecção e controle de congestionamento veicular em ambiente urbanoTransporte urbanoTráfego-urbanoTrânsito - CongestionamentoUrban transportTraffic-UrbanTraffic Jam.O congestionamento do tráfego urbano é um problema recorrente na maioria das grandes cidades do mundo. Normalmente, é decorrente do aumento repentino do número de veículos nas ruas e avenidas durante os horários de pico. Mesmo com a melhoria contínua do sistema de transporte urbano, o número de veículos tende a aumentar com o desenvolvimento da economia, portanto, o congestionamento do tráfego urbano se torna um problema recorrente. O congestionamento urbano causa impactos negativos na sociedade, podendo ser destacados, a perdas econômicas, a redução da produtividade e o aumento das emissões de dióxido de carbono (CO2), deixando os motoristas presos no trânsito. A demanda por uma solução para evitar o congestionamento do tráfego é muito clara. Com base nesse contexto, nesta dissertação são propostos algoritmos para detecção e controle de congestionamento. Para isso, o algoritmo deve identificar áreas de congestionamento e propor rotas alternativas de tráfego a partir de informações coletadas em tempo de simulação realística. Ressalta-se que, a importância deste trabalho está em minimizar os problemas de congestionamento que afeta uma parcela considerável da população dos grandes centros urbanos. Os resultados mostram, que em média e alta densidade, o algoritmo K Nearest Neighbors usando classificador Pareto II (KNNP) reduz o tempo médio de viagem, o tempo parado em congestionamento, o tempo perdido por deslocamento do veículo abaixo do limite permitido na via, o consumo médio de combustível e a redução na emissão de CO2 em até 55%, 79%, 68%, 28%, e 28% respectivamente.Urban traffic congestion is a recurring problem in most large worldwide cities. It usually arises from the sudden increase in the totality of vehicles on streets and avenues during peak hours. Even with continuous improvement of the urban transportation system, the number of automobiles tends to increase with the development of the economy, therefore, urban traffic congestion becomes a recurring problem. Urban congestion causes negative impacts on society, which can be highlighted, such as economic losses, reduced productivity, and increased carbon dioxide (CO2) emissions, leaving the drivers stuck in transit. The demand for a solution to avoid traffic jams is crystalline. In addition, this dissertation proposed an algorithm for traffic congestion detection and minimization. The algorithm would find congestion areas and recommend alternative traffic routes from information collected in workable simulation time. The dissertation brings a solution to minimizing the congestion problems that affect a considerable part of the population in large urban centers. The obtained results, in medium and high density, the K Nearest Neighbors algorithm using Pareto II classifier (KNNP), reduces the average travel time, the stopped in traffic jams time, the time lost due to vehicle movement below the limit allowed on the road, the average fuel consumption, and reduction of CO2 emission by towards 55%, 79%, 68%, 28%, and 28% respectively.Não recebi financiamentoPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Akabane, Ademar TakeoPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Vallim, Carlos Heitor de Campos2023-09-12T17:13:40Z2023-09-12T17:13:40Z2023-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17029http://lattes.cnpq.br/7935333541992685porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2023-09-12T17:13:40Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/17029Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2023-09-12T17:13:40Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Detecção e controle de congestionamento veicular em ambiente urbano
title Detecção e controle de congestionamento veicular em ambiente urbano
spellingShingle Detecção e controle de congestionamento veicular em ambiente urbano
Vallim, Carlos Heitor de Campos
Transporte urbano
Tráfego-urbano
Trânsito - Congestionamento
Urban transport
Traffic-Urban
Traffic Jam.
title_short Detecção e controle de congestionamento veicular em ambiente urbano
title_full Detecção e controle de congestionamento veicular em ambiente urbano
title_fullStr Detecção e controle de congestionamento veicular em ambiente urbano
title_full_unstemmed Detecção e controle de congestionamento veicular em ambiente urbano
title_sort Detecção e controle de congestionamento veicular em ambiente urbano
author Vallim, Carlos Heitor de Campos
author_facet Vallim, Carlos Heitor de Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Akabane, Ademar Takeo
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.contributor.author.fl_str_mv Vallim, Carlos Heitor de Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte urbano
Tráfego-urbano
Trânsito - Congestionamento
Urban transport
Traffic-Urban
Traffic Jam.
topic Transporte urbano
Tráfego-urbano
Trânsito - Congestionamento
Urban transport
Traffic-Urban
Traffic Jam.
description O congestionamento do tráfego urbano é um problema recorrente na maioria das grandes cidades do mundo. Normalmente, é decorrente do aumento repentino do número de veículos nas ruas e avenidas durante os horários de pico. Mesmo com a melhoria contínua do sistema de transporte urbano, o número de veículos tende a aumentar com o desenvolvimento da economia, portanto, o congestionamento do tráfego urbano se torna um problema recorrente. O congestionamento urbano causa impactos negativos na sociedade, podendo ser destacados, a perdas econômicas, a redução da produtividade e o aumento das emissões de dióxido de carbono (CO2), deixando os motoristas presos no trânsito. A demanda por uma solução para evitar o congestionamento do tráfego é muito clara. Com base nesse contexto, nesta dissertação são propostos algoritmos para detecção e controle de congestionamento. Para isso, o algoritmo deve identificar áreas de congestionamento e propor rotas alternativas de tráfego a partir de informações coletadas em tempo de simulação realística. Ressalta-se que, a importância deste trabalho está em minimizar os problemas de congestionamento que afeta uma parcela considerável da população dos grandes centros urbanos. Os resultados mostram, que em média e alta densidade, o algoritmo K Nearest Neighbors usando classificador Pareto II (KNNP) reduz o tempo médio de viagem, o tempo parado em congestionamento, o tempo perdido por deslocamento do veículo abaixo do limite permitido na via, o consumo médio de combustível e a redução na emissão de CO2 em até 55%, 79%, 68%, 28%, e 28% respectivamente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-12T17:13:40Z
2023-09-12T17:13:40Z
2023-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17029
http://lattes.cnpq.br/7935333541992685
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17029
http://lattes.cnpq.br/7935333541992685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1798415793560485888