Desenvolvimento de plataforma experimental de eletricidade básica com acesso e controle remotos: uma abordagem implementada diretamente em microcontrolador.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Isaias Mendes de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16704
Resumo: A Internet das Coisas (IoT) é considerada a tecnologia do século XXI. Na área de ensino, dentro do contexto da Educação 4.0, as tecnologias relacionadas à IoT merecem destaque por apresentarem um grande potencial inovador ao serem aplicadas na melhoria do processo de ensino-aprendizagem, especialmente contribuindo com o desenvolvimento de laboratórios remotos de baixo custo. A popularização dos computadores e microcontroladores de placa única, bem com uma ampla disponibilidade de sensores, fornecem infinitas possibilidades para a construção desses laboratórios. Com a pandemia da Covid-19, esse avanço tecnológico foi acelerado, pois várias instituições de ensino tiveram suas atividades presenciais suspensas, recomendando a educação à distância como medida de contenção de disseminação do vírus e alternativa para a continuidade de suas atividades. No ensino à distância existe uma dificuldade de formar nos alunos as habilidades que só são adquiridas com a experimentação prática em laboratórios. Apesar de haver vários estudos demonstrando que, em termos de engajamento e ganhos de aprendizagem para os alunos, os laboratórios remotos são equivalentes aos laboratórios tradicionais, seu uso no Brasil ainda é muito limitado. Nesse contexto, este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma plataforma experimental para o ensino de conceitos de eletricidade básica para estudantes do ensino médio e/ou técnico, com acesso e controle remotos, que, diferentemente da maioria das soluções encontradas na literatura, é implementada diretamente em um microcontrolador de placa única. Para isso, é proposta uma nova arquitetura simplificada em comparação a outros laboratórios remotos. Finalmente, para tornar mais intuitiva a interação do usuário do laboratório remoto, reduzindo a necessidade de supervisão e suporte adicional, também é desenvolvida uma interface gráfica na forma de um gêmeo digital do experimento prático.
id PUC_CAMP-5_40a60ab41757e5a2621799087843d308
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16704
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de plataforma experimental de eletricidade básica com acesso e controle remotos: uma abordagem implementada diretamente em microcontrolador.Development of an experimental platform for basic electricity with remote access and control: an approach implemented directly in a microcontroller.Laboratório remotoEducação 4.0Gêmeo digitalMicrocontrolador de placa únicaEletricidade básicaInternet das CoisasRemote laboratoryEducation 4.0Digital twinSingle-board microcontrollerBasic electricityInternet of ThingsA Internet das Coisas (IoT) é considerada a tecnologia do século XXI. Na área de ensino, dentro do contexto da Educação 4.0, as tecnologias relacionadas à IoT merecem destaque por apresentarem um grande potencial inovador ao serem aplicadas na melhoria do processo de ensino-aprendizagem, especialmente contribuindo com o desenvolvimento de laboratórios remotos de baixo custo. A popularização dos computadores e microcontroladores de placa única, bem com uma ampla disponibilidade de sensores, fornecem infinitas possibilidades para a construção desses laboratórios. Com a pandemia da Covid-19, esse avanço tecnológico foi acelerado, pois várias instituições de ensino tiveram suas atividades presenciais suspensas, recomendando a educação à distância como medida de contenção de disseminação do vírus e alternativa para a continuidade de suas atividades. No ensino à distância existe uma dificuldade de formar nos alunos as habilidades que só são adquiridas com a experimentação prática em laboratórios. Apesar de haver vários estudos demonstrando que, em termos de engajamento e ganhos de aprendizagem para os alunos, os laboratórios remotos são equivalentes aos laboratórios tradicionais, seu uso no Brasil ainda é muito limitado. Nesse contexto, este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma plataforma experimental para o ensino de conceitos de eletricidade básica para estudantes do ensino médio e/ou técnico, com acesso e controle remotos, que, diferentemente da maioria das soluções encontradas na literatura, é implementada diretamente em um microcontrolador de placa única. Para isso, é proposta uma nova arquitetura simplificada em comparação a outros laboratórios remotos. Finalmente, para tornar mais intuitiva a interação do usuário do laboratório remoto, reduzindo a necessidade de supervisão e suporte adicional, também é desenvolvida uma interface gráfica na forma de um gêmeo digital do experimento prático.The Internet of Things (IoT) is considered the technology of the 21st century. In the learning scenario, within the context of Education 4.0, IoT-related technologies deserve to be highlighted because they have great innovative potential when applied to improve the teaching-learning process, especially contributing to the development of low-cost remote laboratories. The popularization of single-board computers and microcontrollers, as well as the wide availability of sensors, provide endless possibilities for building these laboratories. With the Covid-19 pandemic, this technological advance was accelerated, as several educational institutions had their face-to-face activities suspended, recommending distance education as a measure to contain the spread of the virus and an alternative for the continuity of their activities. Despite several studies demonstrating that, in terms of engagement and learning gain, the remote laboratories are equivalent to the traditional ones, their employment in Brazil is still very limited. In distance learning, there is a difficulty in training students in skills that are only acquired with practical experimentation in laboratories. In this context, this work presents the development of an experimental platform for teaching basic electricity concepts for high school and or technical students, with remote access and control, which, unlike most solutions found in the literature, is implemented directly in a single board microcontroller. For this, it is proposed the use of an innovative and simpler architecture compared to other remote laboratories. Finally, to make the remote laboratory user interaction more intuitive, reducing the need for supervision and additional support, a graphical interface is also developed in the form of a digital twin of the hands-on experiment.Não recebi financiamentoPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Morais, Cecília de FreitasPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Oliveira, Isaias Mendes de2023-02-01T19:57:47Z2023-02-01T19:57:47Z2022-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/167043469151870725248porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2023-02-02T11:14:20Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16704Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2023-02-02T11:14:20Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de plataforma experimental de eletricidade básica com acesso e controle remotos: uma abordagem implementada diretamente em microcontrolador.
Development of an experimental platform for basic electricity with remote access and control: an approach implemented directly in a microcontroller.
title Desenvolvimento de plataforma experimental de eletricidade básica com acesso e controle remotos: uma abordagem implementada diretamente em microcontrolador.
spellingShingle Desenvolvimento de plataforma experimental de eletricidade básica com acesso e controle remotos: uma abordagem implementada diretamente em microcontrolador.
Oliveira, Isaias Mendes de
Laboratório remoto
Educação 4.0
Gêmeo digital
Microcontrolador de placa única
Eletricidade básica
Internet das Coisas
Remote laboratory
Education 4.0
Digital twin
Single-board microcontroller
Basic electricity
Internet of Things
title_short Desenvolvimento de plataforma experimental de eletricidade básica com acesso e controle remotos: uma abordagem implementada diretamente em microcontrolador.
title_full Desenvolvimento de plataforma experimental de eletricidade básica com acesso e controle remotos: uma abordagem implementada diretamente em microcontrolador.
title_fullStr Desenvolvimento de plataforma experimental de eletricidade básica com acesso e controle remotos: uma abordagem implementada diretamente em microcontrolador.
title_full_unstemmed Desenvolvimento de plataforma experimental de eletricidade básica com acesso e controle remotos: uma abordagem implementada diretamente em microcontrolador.
title_sort Desenvolvimento de plataforma experimental de eletricidade básica com acesso e controle remotos: uma abordagem implementada diretamente em microcontrolador.
author Oliveira, Isaias Mendes de
author_facet Oliveira, Isaias Mendes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morais, Cecília de Freitas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Isaias Mendes de
dc.subject.por.fl_str_mv Laboratório remoto
Educação 4.0
Gêmeo digital
Microcontrolador de placa única
Eletricidade básica
Internet das Coisas
Remote laboratory
Education 4.0
Digital twin
Single-board microcontroller
Basic electricity
Internet of Things
topic Laboratório remoto
Educação 4.0
Gêmeo digital
Microcontrolador de placa única
Eletricidade básica
Internet das Coisas
Remote laboratory
Education 4.0
Digital twin
Single-board microcontroller
Basic electricity
Internet of Things
description A Internet das Coisas (IoT) é considerada a tecnologia do século XXI. Na área de ensino, dentro do contexto da Educação 4.0, as tecnologias relacionadas à IoT merecem destaque por apresentarem um grande potencial inovador ao serem aplicadas na melhoria do processo de ensino-aprendizagem, especialmente contribuindo com o desenvolvimento de laboratórios remotos de baixo custo. A popularização dos computadores e microcontroladores de placa única, bem com uma ampla disponibilidade de sensores, fornecem infinitas possibilidades para a construção desses laboratórios. Com a pandemia da Covid-19, esse avanço tecnológico foi acelerado, pois várias instituições de ensino tiveram suas atividades presenciais suspensas, recomendando a educação à distância como medida de contenção de disseminação do vírus e alternativa para a continuidade de suas atividades. No ensino à distância existe uma dificuldade de formar nos alunos as habilidades que só são adquiridas com a experimentação prática em laboratórios. Apesar de haver vários estudos demonstrando que, em termos de engajamento e ganhos de aprendizagem para os alunos, os laboratórios remotos são equivalentes aos laboratórios tradicionais, seu uso no Brasil ainda é muito limitado. Nesse contexto, este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma plataforma experimental para o ensino de conceitos de eletricidade básica para estudantes do ensino médio e/ou técnico, com acesso e controle remotos, que, diferentemente da maioria das soluções encontradas na literatura, é implementada diretamente em um microcontrolador de placa única. Para isso, é proposta uma nova arquitetura simplificada em comparação a outros laboratórios remotos. Finalmente, para tornar mais intuitiva a interação do usuário do laboratório remoto, reduzindo a necessidade de supervisão e suporte adicional, também é desenvolvida uma interface gráfica na forma de um gêmeo digital do experimento prático.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-12
2023-02-01T19:57:47Z
2023-02-01T19:57:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16704
3469151870725248
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16704
identifier_str_mv 3469151870725248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1798415786893639680