Ecos da violência: a perspectiva de estudantes de uma escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meireles, Jacqueline
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15996
Resumo: Este trabalho parte da necessidade de compreender a violência escolar a partir da perspectiva dos estudantes, decorrente da experiência de desenvolvimento de um projeto de enfrentamento à violência no âmbito de uma escola pública (Projeto ECOAR - Espaço de Convivência, Ação e Reflexão). Partindo das contribuições teóricas da Psicologia Social da Libertação, concebemos a violência na perspectiva psicossocial, que a analisa enquanto surge e se configura nas relações cotidianas. Buscamos compreender os tipos de violência vivenciados pelos estudantes, e quais os sentidos que eles lhe atribuem, visando o levantamento de diretrizes para o enfrentamento a esta questão. Foram utilizados os diários de campo escritos pela equipe do ECOAR ao longo de dois anos de sua intervenção na escola, bem como as fotografias de cartazes com o tema "o que é violência?" produzidos pelos estudantes. A análise destas fontes de informação permitiu identificar o valor instrumental atribuído à violência pelos estudantes, a naturalização das agressões físicas e verbais e a descrença na forma como a escola encaminha estas questões. Assim, traçamos um plano de enfrentamento à violência, pautado em cinco estratégias: a ampliação do conceito de violência através de formações com todos os atores escolares; a criação de espaços de desenvolvimento integral, com foco no potencial dos esportes e das artes; a criação de espaços de participação democrática na escola; o desenvolvimento de ações que enfraqueçam a utilidade da violência, e por fim, o acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes pelos psicólogos escolares. Defendemos por fim, que este plano de enfrentamento à violência só é possível se a Psicologia estiver presente como parte da equipe técnica da escola.
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