Experiências com um grupo de adolescentes: um estudo psicanalítico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15723 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo investigar e descrever algumas formações psíquicas (intrapsíquicas e intersubjetivas) produzidas no aqui-agora de um grupo de adolescentes; analisar a estrutura e o funcionamento para realizar o psicodiagnóstico da realidade psíquica do grupo; e compreender se o grupo se constitui em dispositivo terapêutico, sensibilizando os participantes aos fenômenos do grupo. O estudo se fundamentou no aporte teórico-metodológico da Psicanálise aplicada aos Grupos. Foi realizado um grupo fechado com oito adolescentes, de ambos os sexos, entre quatorze e dezesseis anos de idade, residentes em uma cidade da região sudoeste do estado de São Paulo. Foram realizadas doze sessões, uma vez por semana, de noventa minutos cada, em um Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência. As sessões grupais foram orientadas pela concepção de Grupo de Diagnóstico, sendo utilizada a regra da Associação Livre, de modo que os adolescentes tinham a liberdade de falarem entre si seus sentimentos, pensamentos e fantasias produzidas e reativadas no grupo, a partir da leitura de narrativas míticas, que disponibilizamos em cada uma das sessões como um recurso para facilitar o processo associativo grupal. As sessões foram gravadas para posterior transcrição, análise, interpretação e discussão. O material foi analisado qualitativamente, a partir da técnica da Interpretação dos sonhos, visando, assim, ultrapassar a mera descrição do conteúdo explícito das falas dos adolescentes. Os resultados mostraram que os adolescentes se sensibilizaram aos fenômenos psíquicos do grupo, possibilitando a compreensão do processo de grupo e de seu funcionamento. O estudo comprovou que o grupo se constituiu um dispositivo terapêutico pertinente para a promoção de autoconhecimento, proporcionando compreensão e alivio emocional aos seus participantes. Concluímos que o grupo, como objeto de catexias psíquicas e sociais, foi um espaço de confrontos e de laços afetivos, depositário de imagens, emoções e conflitos dos adolescentes; um lugar para a realização dos desejos reprimidos e de manifestação do inconsciente dos participantes. Concluímos, finalmente, que as narrativas míticas se constituíram como um instrumento de investigação, facilitaram aos adolescentes a se identificar com os heróis míticos e a expressar seus sentimentos, desejos e fantasias, desencadeando o processo transferencial e a intersubjetividade no grupo. |
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Experiências com um grupo de adolescentes: um estudo psicanalíticoExperiments with a group of teenagers: a psychoanalytic studyadolescênciapsicanálisegrupalidadesaúde mentalmitos gregosadolescencepsychoanalysisgroupalitymental healthGreek mythsEsta pesquisa tem como objetivo investigar e descrever algumas formações psíquicas (intrapsíquicas e intersubjetivas) produzidas no aqui-agora de um grupo de adolescentes; analisar a estrutura e o funcionamento para realizar o psicodiagnóstico da realidade psíquica do grupo; e compreender se o grupo se constitui em dispositivo terapêutico, sensibilizando os participantes aos fenômenos do grupo. O estudo se fundamentou no aporte teórico-metodológico da Psicanálise aplicada aos Grupos. Foi realizado um grupo fechado com oito adolescentes, de ambos os sexos, entre quatorze e dezesseis anos de idade, residentes em uma cidade da região sudoeste do estado de São Paulo. Foram realizadas doze sessões, uma vez por semana, de noventa minutos cada, em um Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência. As sessões grupais foram orientadas pela concepção de Grupo de Diagnóstico, sendo utilizada a regra da Associação Livre, de modo que os adolescentes tinham a liberdade de falarem entre si seus sentimentos, pensamentos e fantasias produzidas e reativadas no grupo, a partir da leitura de narrativas míticas, que disponibilizamos em cada uma das sessões como um recurso para facilitar o processo associativo grupal. As sessões foram gravadas para posterior transcrição, análise, interpretação e discussão. O material foi analisado qualitativamente, a partir da técnica da Interpretação dos sonhos, visando, assim, ultrapassar a mera descrição do conteúdo explícito das falas dos adolescentes. Os resultados mostraram que os adolescentes se sensibilizaram aos fenômenos psíquicos do grupo, possibilitando a compreensão do processo de grupo e de seu funcionamento. O estudo comprovou que o grupo se constituiu um dispositivo terapêutico pertinente para a promoção de autoconhecimento, proporcionando compreensão e alivio emocional aos seus participantes. Concluímos que o grupo, como objeto de catexias psíquicas e sociais, foi um espaço de confrontos e de laços afetivos, depositário de imagens, emoções e conflitos dos adolescentes; um lugar para a realização dos desejos reprimidos e de manifestação do inconsciente dos participantes. Concluímos, finalmente, que as narrativas míticas se constituíram como um instrumento de investigação, facilitaram aos adolescentes a se identificar com os heróis míticos e a expressar seus sentimentos, desejos e fantasias, desencadeando o processo transferencial e a intersubjetividade no grupo.This research aims to investigate and describe some psychic formations (intrapsychic and intersubjective) produced in the here and now of a group of adolescents; analyze the structure and operation to perform the psychodiagnostic of psychic reality of the group; and understand if the group constitutes therapeutic device, sensitizing participants to the phenomenon of the group. The study was based on the theoretical and methodological framework of Psychoanalysis applied to Groups. It formed a closed group with eight adolescents of both sexes, between fourteen and sixteen years of age, living in a city in the southwest region of the state of São Paulo. Twelve sessions were held, once a week, ninety minutes each, in a Psychosocial Care Center for Children and Adolescents. The group sessions were guided by the concept of Diagnostic Group, using the rule of Free Association, so that the teenagers had free to talk to one another their feelings, thoughts and fantasies produced and reactivated in the group, from reading of mythic narratives that provide adolescents in each of the sessions as resource to facilitate the process associative group. The sessions were recorded later transcription, analysis, interpretation and discussion. The material was analyzed qualitatively, from the technique of Dream interpretation, aiming, which goes beyond the mere description of the explicit content of the speech of teenagers. The results showed that adolescents sensitized to psychic phenomena of group, enabling understanding of the group process and its operation. The study found that the group has been a therapeutic device relevant to the promotion of self-knowledge, providing understanding and emotional relief to its participants. We conclude that the group, object cathexes psychic and social, was a space of confrontation and emotional bonds, depository of images, emotions and conflicts of teenagers; a place for the realization repressed desires and unconscious manifestation of the participants. We conclude, finally, that the mythical narratives constituted as a research tool, facilitated adolescents to identify with the mythical heroes and express their feelings, desires fantasies, triggering the process of transference and intersubjectivity in the group.PUC-CampinasTerzis, AntoniosPontifícia Universidade Católica de CampinasMoretto, Cybele Carolina2022-02-16T18:41:48Z2022-02-16T18:41:48Z2013-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/157235472352612952054porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:37:01Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15723Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:37:01Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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