A experiência vivida de mães de filhos diagnosticados como autistas e sofrimento social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16059 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo compreender psicanaliticamente a experiência vivida de mulheres que têm filhos que apresentam condições especiais, as quais, afetando a conquista de independência e autonomia, exigem cuidados constantes e duradouros, que podem se estender por toda a vida. Justifica-se como produção de conhecimento clinicamente relevante no acompanhamento de mães que lidam com situações problemáticas na sociedade contemporânea, na qual vigem imaginários coletivos que, sendo fortemente exigentes em relação às formas como se concretiza a maternidade, geram sofrimentos sociais. Organiza-se como pesquisa qualitativa com método psicanalítico, a partir da utilização de um artificio metodológico, que consistiu na tomada de uma situação emblemática que se define pelo fato do filho ter sido diagnosticado como autista. O material de pesquisa foi produzido a partir de quatro entrevistas psicológicas individuais de mães de crianças autistas durante as quais foi usado o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema. As entrevistas, registradas sob forma de narrativas transferenciais, foram consideradas, juntamente aos desenhos e as histórias, em termos da produção interpretativa de campos de sentido afetivo-emocional, vale dizer, de inconscientes intersubjetivos. Por essa via, chegamos à criação/encontro dos seguintes campos de sentido afetivo-emocional: “É culpa da mãe”, “Dedicando-se exclusivamente” e “Cuidado espontâneo”. O quadro geral revela que a maternidade, no contexto do autismo, pode ser vivenciada de duas maneiras distintas, que podem ir se alternando ao longo da experiência materna. Se por um lado, a vivência materna pode envolver fortes exigências e pressões autodirigidas ou vindas do ambiente externo, por outro, pode fluir como gesto espontâneo de atenção com alguém que demanda cuidado especial, o que favorece a emergência de sentimentos autênticos de gratificação e carinho. |
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A experiência vivida de mães de filhos diagnosticados como autistas e sofrimento socialThe lived experience of mothers of children diagnosed as autistic and social sufferingAutismoMaternidadeSofrimentos sociaisMétodo psicanalíticoAutismMaternitySocial sufferingPsychoanalytic methodO presente estudo tem por objetivo compreender psicanaliticamente a experiência vivida de mulheres que têm filhos que apresentam condições especiais, as quais, afetando a conquista de independência e autonomia, exigem cuidados constantes e duradouros, que podem se estender por toda a vida. Justifica-se como produção de conhecimento clinicamente relevante no acompanhamento de mães que lidam com situações problemáticas na sociedade contemporânea, na qual vigem imaginários coletivos que, sendo fortemente exigentes em relação às formas como se concretiza a maternidade, geram sofrimentos sociais. Organiza-se como pesquisa qualitativa com método psicanalítico, a partir da utilização de um artificio metodológico, que consistiu na tomada de uma situação emblemática que se define pelo fato do filho ter sido diagnosticado como autista. O material de pesquisa foi produzido a partir de quatro entrevistas psicológicas individuais de mães de crianças autistas durante as quais foi usado o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema. As entrevistas, registradas sob forma de narrativas transferenciais, foram consideradas, juntamente aos desenhos e as histórias, em termos da produção interpretativa de campos de sentido afetivo-emocional, vale dizer, de inconscientes intersubjetivos. Por essa via, chegamos à criação/encontro dos seguintes campos de sentido afetivo-emocional: “É culpa da mãe”, “Dedicando-se exclusivamente” e “Cuidado espontâneo”. O quadro geral revela que a maternidade, no contexto do autismo, pode ser vivenciada de duas maneiras distintas, que podem ir se alternando ao longo da experiência materna. Se por um lado, a vivência materna pode envolver fortes exigências e pressões autodirigidas ou vindas do ambiente externo, por outro, pode fluir como gesto espontâneo de atenção com alguém que demanda cuidado especial, o que favorece a emergência de sentimentos autênticos de gratificação e carinho.The objective of this study is to psychoanalytically comprehend the lived experience of women who have children that possess special conditions, which, affecting their conquest of independence and autonomy, demand constant and lasting care that can persist throughout their whole lives. It is justified as a clinically relevant study knowledge wich may aid the care of mothers who deal with problematic situations in contemporary society, in which there are highly demanding collective imaginaries in terms of how motherhood is carried out. It is organized as qualitative research with the psychoanalytic method, through the use of a methodological tool which consisted of taking into consideration the emblematic situation of a child having been diagnosed as autistic. The research material was produced based on four individual psychological interviews with mothers of autistic children, during which the Thematic Drawing-and-Story Procedure was used. The interviews, registered as transferential narratives, were considered, alongside the drawings and stories, in terms of the interpretative production of affective-emotional meaning fields, that is, of the intersubjective and unconscious. Through this, we arrived at the creation/meeting of the following fields of affective-emotional meaning: “It‟s the mother‟s fault”, “Exclusive dedication”, and “Spontaneous care”. The general framework shows us that motherhood, in the context of autism, can be experienced in two distinct manners, which might alternate throughout the maternal experience. If on the one hand the maternal experience can involve intense demands and pressures, both self-directed or external, on the other hand it can flow as a spontaneous gesture of attention towards someone who demands special care, which favors the emergence of authentic feelings of gratification and affection.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqPUC-CampinasVaisberg, Tania Maria Jose AielloPontifícia Universidade Católica de CampinasZavaglia, Marina Miranda Fabris2022-02-16T19:02:13Z2022-02-16T19:02:13Z2020-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/160595883752310136909porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:19Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16059Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:19Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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