O curso de pedagogia e o processo de construção da identidade do pedagogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Luciana dos Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15345
Resumo: Esta pesquisa aborda o processo de construção da identidade do pedagogo, cujo problema de investigação situa-se em conhecer qual a representação social que os futuros pedagogos têm da profissão e como sua identidade profissional tem sido construída a partir da formação oferecida nos cursos de Pedagogia. Nossa metodologia é pautada em uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando como técnicas de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a aplicação de questionário, tendo sempre em vista o contexto formativo da formação inicial deste profissional, na busca por compreender criticamente a representação social dos futuros pedagogos no que se refere à construção de sua identidade. A pesquisa tem como fundamento os estudos de teóricos, tais como: Arroyo (2009); Saviani (2008); Moscovici (2007); Freitas (2002); Nóvoa (1992), dentre outros. O estudo tem como sujeitos alunos ingressantes e concluintes que se encontram envolvidos nos processos de formação inicial do curso de Pedagogia de uma Universidade Estadual Publica no Estado de São Paulo. Na análise dos dados construímos três categorias: concepção de educação; concepção de pedagogo e o preparo para a profissão; articulação teórico-prática. Discutindo os resultados obtidos na pesquisa realizada, observamos que as falas dos sujeitos revelam as próprias contradições históricas do curso de Pedagogia no que se refere à reconstrução da representação social que os futuros pedagogos têm de si e da profissão, percebe-se ainda que a formação inicial promoveu reflexões importantes sobre o processo de construção desta identidade.
id PUC_CAMP-5_4e0c95cdeadbe90fcfc2f908a227ad9c
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15345
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling O curso de pedagogia e o processo de construção da identidade do pedagogoThe course of Pedagogy and the process of construction the identity of the teacherpedagogiaformação profissionalrepresentação socialpedagogyformation professionalsocial representationEsta pesquisa aborda o processo de construção da identidade do pedagogo, cujo problema de investigação situa-se em conhecer qual a representação social que os futuros pedagogos têm da profissão e como sua identidade profissional tem sido construída a partir da formação oferecida nos cursos de Pedagogia. Nossa metodologia é pautada em uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando como técnicas de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a aplicação de questionário, tendo sempre em vista o contexto formativo da formação inicial deste profissional, na busca por compreender criticamente a representação social dos futuros pedagogos no que se refere à construção de sua identidade. A pesquisa tem como fundamento os estudos de teóricos, tais como: Arroyo (2009); Saviani (2008); Moscovici (2007); Freitas (2002); Nóvoa (1992), dentre outros. O estudo tem como sujeitos alunos ingressantes e concluintes que se encontram envolvidos nos processos de formação inicial do curso de Pedagogia de uma Universidade Estadual Publica no Estado de São Paulo. Na análise dos dados construímos três categorias: concepção de educação; concepção de pedagogo e o preparo para a profissão; articulação teórico-prática. Discutindo os resultados obtidos na pesquisa realizada, observamos que as falas dos sujeitos revelam as próprias contradições históricas do curso de Pedagogia no que se refere à reconstrução da representação social que os futuros pedagogos têm de si e da profissão, percebe-se ainda que a formação inicial promoveu reflexões importantes sobre o processo de construção desta identidade.This research addresses the process of construction of identity of the teacher, the research problem lies in knowing what is the social representation that future teachers have of their profession and how their professional identity has been built from the training courses offered in Courses of Pedagogy. Our methodology is based on a qualitative approach of research, using techniques such as data collection on semi-structured interviews and questionnaires, while considering the context of initial training of those professionals seeking to understand critically the social representation of future teachers with regard to the construction of their identity. The research is based on theoretical studies, such as: Arroyo (2009); Saviani (2008), Moscovici (2007), Freitas (2002); Nóvoa (1992), among others. The study's subjects students entering and graduating are involved in the process of initial formation of the pedagogy course of a State University in the State of Sao Paulo. In analyzing the data built three categories: conception of education, conception of educator and preparation for the profession, theoretical-practical articulation. Discussing the results obtained in this study, we observed that the speech of subjects reveals the historical contradictions of Pedagogy Course with regard to reconstruction to the social representation that future teachers have of themselves and their profession, it is observed even if the initial formation promoved importants reflections on the process of construction of identity.PUC-CampinasAzevedo, Heloisa Helena Oliveira dePontifícia Universidade Católica de CampinasGonçalves, Luciana dos Santos2022-02-16T18:12:28Z2022-02-16T18:12:28Z2010-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153458077912220024620porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-27T14:42:37Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15345Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-27T14:42:37Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv O curso de pedagogia e o processo de construção da identidade do pedagogo
The course of Pedagogy and the process of construction the identity of the teacher
title O curso de pedagogia e o processo de construção da identidade do pedagogo
spellingShingle O curso de pedagogia e o processo de construção da identidade do pedagogo
Gonçalves, Luciana dos Santos
pedagogia
formação profissional
representação social
pedagogy
formation professional
social representation
title_short O curso de pedagogia e o processo de construção da identidade do pedagogo
title_full O curso de pedagogia e o processo de construção da identidade do pedagogo
title_fullStr O curso de pedagogia e o processo de construção da identidade do pedagogo
title_full_unstemmed O curso de pedagogia e o processo de construção da identidade do pedagogo
title_sort O curso de pedagogia e o processo de construção da identidade do pedagogo
author Gonçalves, Luciana dos Santos
author_facet Gonçalves, Luciana dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Heloisa Helena Oliveira de
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Luciana dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv pedagogia
formação profissional
representação social
pedagogy
formation professional
social representation
topic pedagogia
formação profissional
representação social
pedagogy
formation professional
social representation
description Esta pesquisa aborda o processo de construção da identidade do pedagogo, cujo problema de investigação situa-se em conhecer qual a representação social que os futuros pedagogos têm da profissão e como sua identidade profissional tem sido construída a partir da formação oferecida nos cursos de Pedagogia. Nossa metodologia é pautada em uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando como técnicas de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a aplicação de questionário, tendo sempre em vista o contexto formativo da formação inicial deste profissional, na busca por compreender criticamente a representação social dos futuros pedagogos no que se refere à construção de sua identidade. A pesquisa tem como fundamento os estudos de teóricos, tais como: Arroyo (2009); Saviani (2008); Moscovici (2007); Freitas (2002); Nóvoa (1992), dentre outros. O estudo tem como sujeitos alunos ingressantes e concluintes que se encontram envolvidos nos processos de formação inicial do curso de Pedagogia de uma Universidade Estadual Publica no Estado de São Paulo. Na análise dos dados construímos três categorias: concepção de educação; concepção de pedagogo e o preparo para a profissão; articulação teórico-prática. Discutindo os resultados obtidos na pesquisa realizada, observamos que as falas dos sujeitos revelam as próprias contradições históricas do curso de Pedagogia no que se refere à reconstrução da representação social que os futuros pedagogos têm de si e da profissão, percebe-se ainda que a formação inicial promoveu reflexões importantes sobre o processo de construção desta identidade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-24
2022-02-16T18:12:28Z
2022-02-16T18:12:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15345
8077912220024620
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15345
identifier_str_mv 8077912220024620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210239419744256