Uma topologia das visões de mundo como introdução à bioética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ilario, Enidio
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14950
Resumo: A reflexão Bioética, em tempos de globalização, defronta-se com o desafio de abarcar, de forma sistemática, as visões de mundo que definem, em última instância, as atitudes existenciais e as prioridades políticas, econômicas e sociais da humanidade. O objetivo desse trabalho foi o de desenvolver uma metodologia que permita contribuir para dar conta de tal desafio, renovando assim a chamada "via longa" da ?tica e a abordagem ontológica na Bioética. Para tal intento buscou-se um método que chamo hiperdialético, posto que pressupõe o não desconhecimento das supera??es concretas, parciais e deficitárias que ocorrem no mundo real, no pensamento, no comportamento e na história. Desta forma buscou-se dar inteligibilidade a conceitos usuais nas áreas das quais a Bioética ? tributária, através de uma topologia obtida lançando-se tais conceitos em um plano geométrico, chamado aqui "plano da imanencia". Neste plano, os conceitos e categorias ganham operacionalidade e inteligibilidade uma vez que estão articulados entre si de tal forma a delimitarem quatro campos distintos, espécies de campos epistemológicos. Como resultados, são desvendados os vínculos, especialmente os fenomenológicos, os axiológicos e os ideológicos de conceitos que refletem saberes acumulados em vários campos do conhecimento, no entanto muitas vezes desarticulado pelos excessos analíticos e hermenêuticos na filosofia contemporânea. A partir desta metodologia que parte do TELOS para o ONTOS, buscou-se uma aproxima??o do fundamento último do homem que ? o de um ser DEVENIENTE, em busca por sentido que, sujeita a perigosos desvios, é essencialmente busca de autotranscedência que ocorre, no entanto, no plano da imanência e ? nesse campo que se imprimem as tensões entre o ser e o dever-se.
id PUC_CAMP-5_4eb3ab21e13e4a9cb031fdf27c589780
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/14950
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Uma topologia das visões de mundo como introdução à bioéticaTopologiaBioéticaImanênciaAutotranscedênciaHiperdialéticaEpistemologiaA reflexão Bioética, em tempos de globalização, defronta-se com o desafio de abarcar, de forma sistemática, as visões de mundo que definem, em última instância, as atitudes existenciais e as prioridades políticas, econômicas e sociais da humanidade. O objetivo desse trabalho foi o de desenvolver uma metodologia que permita contribuir para dar conta de tal desafio, renovando assim a chamada "via longa" da ?tica e a abordagem ontológica na Bioética. Para tal intento buscou-se um método que chamo hiperdialético, posto que pressupõe o não desconhecimento das supera??es concretas, parciais e deficitárias que ocorrem no mundo real, no pensamento, no comportamento e na história. Desta forma buscou-se dar inteligibilidade a conceitos usuais nas áreas das quais a Bioética ? tributária, através de uma topologia obtida lançando-se tais conceitos em um plano geométrico, chamado aqui "plano da imanencia". Neste plano, os conceitos e categorias ganham operacionalidade e inteligibilidade uma vez que estão articulados entre si de tal forma a delimitarem quatro campos distintos, espécies de campos epistemológicos. Como resultados, são desvendados os vínculos, especialmente os fenomenológicos, os axiológicos e os ideológicos de conceitos que refletem saberes acumulados em vários campos do conhecimento, no entanto muitas vezes desarticulado pelos excessos analíticos e hermenêuticos na filosofia contemporânea. A partir desta metodologia que parte do TELOS para o ONTOS, buscou-se uma aproxima??o do fundamento último do homem que ? o de um ser DEVENIENTE, em busca por sentido que, sujeita a perigosos desvios, é essencialmente busca de autotranscedência que ocorre, no entanto, no plano da imanência e ? nesse campo que se imprimem as tensões entre o ser e o dever-se.PUC-CampinasNogueira, João CarlosPontifícia Universidade Católica de CampinasIlario, Enidio2022-02-16T14:06:41Z2022-02-16T14:06:41Z2003-09-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/149508529209209670380porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:06Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/14950Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:06Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma topologia das visões de mundo como introdução à bioética
title Uma topologia das visões de mundo como introdução à bioética
spellingShingle Uma topologia das visões de mundo como introdução à bioética
Ilario, Enidio
Topologia
Bioética
Imanência
Autotranscedência
Hiperdialética
Epistemologia
title_short Uma topologia das visões de mundo como introdução à bioética
title_full Uma topologia das visões de mundo como introdução à bioética
title_fullStr Uma topologia das visões de mundo como introdução à bioética
title_full_unstemmed Uma topologia das visões de mundo como introdução à bioética
title_sort Uma topologia das visões de mundo como introdução à bioética
author Ilario, Enidio
author_facet Ilario, Enidio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, João Carlos
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Ilario, Enidio
dc.subject.por.fl_str_mv Topologia
Bioética
Imanência
Autotranscedência
Hiperdialética
Epistemologia
topic Topologia
Bioética
Imanência
Autotranscedência
Hiperdialética
Epistemologia
description A reflexão Bioética, em tempos de globalização, defronta-se com o desafio de abarcar, de forma sistemática, as visões de mundo que definem, em última instância, as atitudes existenciais e as prioridades políticas, econômicas e sociais da humanidade. O objetivo desse trabalho foi o de desenvolver uma metodologia que permita contribuir para dar conta de tal desafio, renovando assim a chamada "via longa" da ?tica e a abordagem ontológica na Bioética. Para tal intento buscou-se um método que chamo hiperdialético, posto que pressupõe o não desconhecimento das supera??es concretas, parciais e deficitárias que ocorrem no mundo real, no pensamento, no comportamento e na história. Desta forma buscou-se dar inteligibilidade a conceitos usuais nas áreas das quais a Bioética ? tributária, através de uma topologia obtida lançando-se tais conceitos em um plano geométrico, chamado aqui "plano da imanencia". Neste plano, os conceitos e categorias ganham operacionalidade e inteligibilidade uma vez que estão articulados entre si de tal forma a delimitarem quatro campos distintos, espécies de campos epistemológicos. Como resultados, são desvendados os vínculos, especialmente os fenomenológicos, os axiológicos e os ideológicos de conceitos que refletem saberes acumulados em vários campos do conhecimento, no entanto muitas vezes desarticulado pelos excessos analíticos e hermenêuticos na filosofia contemporânea. A partir desta metodologia que parte do TELOS para o ONTOS, buscou-se uma aproxima??o do fundamento último do homem que ? o de um ser DEVENIENTE, em busca por sentido que, sujeita a perigosos desvios, é essencialmente busca de autotranscedência que ocorre, no entanto, no plano da imanência e ? nesse campo que se imprimem as tensões entre o ser e o dever-se.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-09-04
2022-02-16T14:06:41Z
2022-02-16T14:06:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14950
8529209209670380
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14950
identifier_str_mv 8529209209670380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210253481148416