Negócios sociais: geração de valor socioambiental e sustentabilidade financeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Fábio Luiz Papaiz
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16667
Resumo: A sustentabilidade é apresentada como uma questão que envolve a manutenção da integridade do planeta, abarcando, principalmente, as dimensões econômica, social e ambiental. A inovação social provoca mudanças nos indivíduos, utiliza aprendizagem e conhecimento, procura solucionar problemas sociais e refere-se a valores sociais, como bem-estar e qualidade de vida, além de considerar as necessidades sociais para o desenvolvimento de alternativas que possam gerar benefícios sociais. O empreendedorismo social é um dos tipo de inovação social, e abrange diferentes tipos de organizações que visam melhorar a qualidade de vida da população. Os Negócios Sociais são exemplos de empreendimentos cujo foco é oferecer caminhos para uma vida digna, principalmente para a população de baixa renda. Neste contexto, os Negócios Sociais encontram, na inovação social, uma forma de viabilizar a geração de valor socioambiental de forma sustentável. No entanto, a contribuição para a geração de valor socioambiental e a sustentabilidade financeira dos Negócios Sociais revelam a necessidade de pesquisas que contemplem essa temática. Este estudo objetiva analisar a geração de valor socioambiental e a sustentabilidade dos Negócios Sociais, a fim de identificar como esses elementos impactam as organizações. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, exploratória, descritiva e documental. Para tanto, adota-se a estratégia do estudo de casos múltiplos, a partir de cinco Negócios Sociais. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas com gestores de cinco Negócios Sociais. Como resultados, a pesquisa revela que as cinco organizações seguem as características dos Negócios Sociais, geram valor socioambiental, como acesso a bens e serviços, empregos, melhorias na saúde, e indicam ser autossustentáveis.
id PUC_CAMP-5_5459406fc5f0a29dce38d8afa9964a31
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16667
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Negócios sociais: geração de valor socioambiental e sustentabilidade financeiraSocial business: generation of socio-environmental value and financial sustainabilityEmpreendedorismoSustentabilidadeResponsabilidade social da empresaInovação socialEmpreendedorismo socialNegócios sociaisNegócios de impacto socialSocial innovationSocial entrepreneurshipSocial businessSocial impact businessSustainabilityA sustentabilidade é apresentada como uma questão que envolve a manutenção da integridade do planeta, abarcando, principalmente, as dimensões econômica, social e ambiental. A inovação social provoca mudanças nos indivíduos, utiliza aprendizagem e conhecimento, procura solucionar problemas sociais e refere-se a valores sociais, como bem-estar e qualidade de vida, além de considerar as necessidades sociais para o desenvolvimento de alternativas que possam gerar benefícios sociais. O empreendedorismo social é um dos tipo de inovação social, e abrange diferentes tipos de organizações que visam melhorar a qualidade de vida da população. Os Negócios Sociais são exemplos de empreendimentos cujo foco é oferecer caminhos para uma vida digna, principalmente para a população de baixa renda. Neste contexto, os Negócios Sociais encontram, na inovação social, uma forma de viabilizar a geração de valor socioambiental de forma sustentável. No entanto, a contribuição para a geração de valor socioambiental e a sustentabilidade financeira dos Negócios Sociais revelam a necessidade de pesquisas que contemplem essa temática. Este estudo objetiva analisar a geração de valor socioambiental e a sustentabilidade dos Negócios Sociais, a fim de identificar como esses elementos impactam as organizações. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, exploratória, descritiva e documental. Para tanto, adota-se a estratégia do estudo de casos múltiplos, a partir de cinco Negócios Sociais. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas com gestores de cinco Negócios Sociais. Como resultados, a pesquisa revela que as cinco organizações seguem as características dos Negócios Sociais, geram valor socioambiental, como acesso a bens e serviços, empregos, melhorias na saúde, e indicam ser autossustentáveis.Sustainability is presented as a subject that involves keeping the integrity of the planet and there are three areas related to it: the economic, the social and the environmental. Social innovation provokes changes on people, it uses learning and knowledge, tries to solve social problems and refers to social values, like welfare and quality of life. Social innovation considers social needs to the development of alternatives that can generate social benefits. Social entrepreneurship is a kind of social innovation and has diferent kinds of organizations that have the objective of improving the quality of life of the population. Social Businesses are examples of entrepreneurships that have the focusto offer ways to a better life, mainly to low income people. In this context, Social Businesses find in social innovation a way to enable the generation of socioenvironmental value in a sustainable way. However, the contribution to the generation of socioenvironmental value and the self-sustainability of this kind of entrepreneurship reveal the need for researches about this theme. This study has the objective of analysing the generation of socioenvironmental value and the sustainability of Social Business to verify how these elements impact the organizations. This research is qualitative, exploratory, descritive and documental. It uses the strategy of multiple case studies in five Social Business. The data collection was executed with interviews with the managers of five SocialBusinesses. Asresults, the research reveals that the five organizations have the characteristics of Social Businesses, they generate socioenvironmental value, as the access to products and services, jobs, health improvement and they can be self-sustainable.Não recebi financiamentoPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Sugahara, Cibele RobertaPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Gonçalves, Fábio Luiz Papaiz2022-09-26T12:36:23Z2022-09-26T12:36:23Z2020-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/166671272261030956565porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2023-03-23T14:01:20Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16667Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2023-03-23T14:01:20Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Negócios sociais: geração de valor socioambiental e sustentabilidade financeira
Social business: generation of socio-environmental value and financial sustainability
title Negócios sociais: geração de valor socioambiental e sustentabilidade financeira
spellingShingle Negócios sociais: geração de valor socioambiental e sustentabilidade financeira
Gonçalves, Fábio Luiz Papaiz
Empreendedorismo
Sustentabilidade
Responsabilidade social da empresa
Inovação social
Empreendedorismo social
Negócios sociais
Negócios de impacto social
Social innovation
Social entrepreneurship
Social business
Social impact business
Sustainability
title_short Negócios sociais: geração de valor socioambiental e sustentabilidade financeira
title_full Negócios sociais: geração de valor socioambiental e sustentabilidade financeira
title_fullStr Negócios sociais: geração de valor socioambiental e sustentabilidade financeira
title_full_unstemmed Negócios sociais: geração de valor socioambiental e sustentabilidade financeira
title_sort Negócios sociais: geração de valor socioambiental e sustentabilidade financeira
author Gonçalves, Fábio Luiz Papaiz
author_facet Gonçalves, Fábio Luiz Papaiz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sugahara, Cibele Roberta
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Fábio Luiz Papaiz
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Sustentabilidade
Responsabilidade social da empresa
Inovação social
Empreendedorismo social
Negócios sociais
Negócios de impacto social
Social innovation
Social entrepreneurship
Social business
Social impact business
Sustainability
topic Empreendedorismo
Sustentabilidade
Responsabilidade social da empresa
Inovação social
Empreendedorismo social
Negócios sociais
Negócios de impacto social
Social innovation
Social entrepreneurship
Social business
Social impact business
Sustainability
description A sustentabilidade é apresentada como uma questão que envolve a manutenção da integridade do planeta, abarcando, principalmente, as dimensões econômica, social e ambiental. A inovação social provoca mudanças nos indivíduos, utiliza aprendizagem e conhecimento, procura solucionar problemas sociais e refere-se a valores sociais, como bem-estar e qualidade de vida, além de considerar as necessidades sociais para o desenvolvimento de alternativas que possam gerar benefícios sociais. O empreendedorismo social é um dos tipo de inovação social, e abrange diferentes tipos de organizações que visam melhorar a qualidade de vida da população. Os Negócios Sociais são exemplos de empreendimentos cujo foco é oferecer caminhos para uma vida digna, principalmente para a população de baixa renda. Neste contexto, os Negócios Sociais encontram, na inovação social, uma forma de viabilizar a geração de valor socioambiental de forma sustentável. No entanto, a contribuição para a geração de valor socioambiental e a sustentabilidade financeira dos Negócios Sociais revelam a necessidade de pesquisas que contemplem essa temática. Este estudo objetiva analisar a geração de valor socioambiental e a sustentabilidade dos Negócios Sociais, a fim de identificar como esses elementos impactam as organizações. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, exploratória, descritiva e documental. Para tanto, adota-se a estratégia do estudo de casos múltiplos, a partir de cinco Negócios Sociais. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas com gestores de cinco Negócios Sociais. Como resultados, a pesquisa revela que as cinco organizações seguem as características dos Negócios Sociais, geram valor socioambiental, como acesso a bens e serviços, empregos, melhorias na saúde, e indicam ser autossustentáveis.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-27
2022-09-26T12:36:23Z
2022-09-26T12:36:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16667
1272261030956565
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16667
identifier_str_mv 1272261030956565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210249707323392