Qualidade postural em pré-adolescentes: construção e validação de escala
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16005 |
Resumo: | A postura corporal é fundamentada num complexo sistema influenciado por fatores como equilíbrio, força muscular, flexibilidade e a harmonia do sistema músculo esquelético. Este estudo teve como objetivo elaborar uma escala de qualidade da postura corporal para pré-adolescentes. Duas amostras foram utilizadas. A Amostra 1 foi composta por quatro fisioterapeutas do sexo feminino, que participaram como juízes na avaliação de conteúdo da escala. Na Amostra 2 participaram 92 pré-adolescentes, 40 do sexo masculino e 52 do sexo feminino, sendo 35 de escola particular e 57 de escola pública, de 5ª e 6ª séries, de 10 a 12 anos de idade, do interior do estado de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram: Escala de Qualidade Postural para Pré - adolescentes e Programa de Avaliação postural Computadorizada - denominado Posturograma. A Escala mediu quatro Áreas: 1 referente à postura sentada, 2 relativa a postura em pé, 3 avaliou a postura deitada e 4 a postura em relação ao material escolar. O Programa de Avaliação Computadorizada mensurou as distâncias entre pontos anatômicos em 6 fotografias feitas na vista anterior, posterior, perfil direito e esquerdo, flexão anterior na vista anterior e perfil. Utilizou-se a Análise da Variância Univariada e a Correlação de Pearson para as verificações estatísticas. A validade de construto para a Escala de Qualidade Postural foi verificada, através de uma correlação significativa (p ≤ 0,05) entre suas áreas. Ao se comparar, no entanto os resultados da Escala com medidas da Avaliação Postural Computadorizada encontrou-se apenas 3 correlações significativas. Conclui-se que é possível avaliar a qualidade postural de pré-adolescentes através de instrumentos válidos, no entanto outros estudos se fazem necessários nesta área. |
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Qualidade postural em pré-adolescentes: construção e validação de escalaQuality posture in teenagers: scale construction and validationescalaqualidadeavaliaçãoposturascalequalityassessmentpostureA postura corporal é fundamentada num complexo sistema influenciado por fatores como equilíbrio, força muscular, flexibilidade e a harmonia do sistema músculo esquelético. Este estudo teve como objetivo elaborar uma escala de qualidade da postura corporal para pré-adolescentes. Duas amostras foram utilizadas. A Amostra 1 foi composta por quatro fisioterapeutas do sexo feminino, que participaram como juízes na avaliação de conteúdo da escala. Na Amostra 2 participaram 92 pré-adolescentes, 40 do sexo masculino e 52 do sexo feminino, sendo 35 de escola particular e 57 de escola pública, de 5ª e 6ª séries, de 10 a 12 anos de idade, do interior do estado de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram: Escala de Qualidade Postural para Pré - adolescentes e Programa de Avaliação postural Computadorizada - denominado Posturograma. A Escala mediu quatro Áreas: 1 referente à postura sentada, 2 relativa a postura em pé, 3 avaliou a postura deitada e 4 a postura em relação ao material escolar. O Programa de Avaliação Computadorizada mensurou as distâncias entre pontos anatômicos em 6 fotografias feitas na vista anterior, posterior, perfil direito e esquerdo, flexão anterior na vista anterior e perfil. Utilizou-se a Análise da Variância Univariada e a Correlação de Pearson para as verificações estatísticas. A validade de construto para a Escala de Qualidade Postural foi verificada, através de uma correlação significativa (p ≤ 0,05) entre suas áreas. Ao se comparar, no entanto os resultados da Escala com medidas da Avaliação Postural Computadorizada encontrou-se apenas 3 correlações significativas. Conclui-se que é possível avaliar a qualidade postural de pré-adolescentes através de instrumentos válidos, no entanto outros estudos se fazem necessários nesta área.The corporal posture is based in a system complex influenced by factors like balance, muscular force, flexibility and harmony of the muscle skeletic system. This study had the objective elaborate a quality scale of corporal posture for teenagers. Two samples were used. The sample 1 was compound for four female physiotherapiers, that participated like judges in the content evaluation of scale. In the sample 2 participated 92 teenagers, 40 masculine and 52 female; 35 of for private school and 57 for public school, 5º and 6º grades with 10 and 12 years old, from interior São Paulo state. The instruments used were: Quality Posture Scale for teenagers and Assessment Program Computerized- denominate Posturograma . The scale measured fours areas: 1-referring to seated posture, 2- foot posture, 3- evaluated the lied posture and 4- the posture in relation school things. The program the Assessment Computerized determined the distances between anatomics points in 6 photographies made in the anterior and posterior view, right and left profile, anterior inflection in the anterior view and profile. Used the Variant Analysis Univariant and the correlations Pearson s statistics verifications. The constructor validity Posture Quality Scale was verified through of significative correlation (p ≤ 0,05) between its series. If you compare, the scale results with measures of Assessment Computerized Posture just 3 significatives correlations. So, conclued that is possible assess the quality posture of teenagers through valid instruments, however others studies made necessaries in the area.PUC-CampinasWechsler, Solange MugliaPontifícia Universidade Católica de CampinasZavarize, Sergio Fernando2022-02-16T19:00:50Z2022-02-16T19:00:50Z2006-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/160051415911566524877porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:17Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16005Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:17Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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A postura corporal é fundamentada num complexo sistema influenciado por fatores como equilíbrio, força muscular, flexibilidade e a harmonia do sistema músculo esquelético. Este estudo teve como objetivo elaborar uma escala de qualidade da postura corporal para pré-adolescentes. Duas amostras foram utilizadas. A Amostra 1 foi composta por quatro fisioterapeutas do sexo feminino, que participaram como juízes na avaliação de conteúdo da escala. Na Amostra 2 participaram 92 pré-adolescentes, 40 do sexo masculino e 52 do sexo feminino, sendo 35 de escola particular e 57 de escola pública, de 5ª e 6ª séries, de 10 a 12 anos de idade, do interior do estado de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram: Escala de Qualidade Postural para Pré - adolescentes e Programa de Avaliação postural Computadorizada - denominado Posturograma. A Escala mediu quatro Áreas: 1 referente à postura sentada, 2 relativa a postura em pé, 3 avaliou a postura deitada e 4 a postura em relação ao material escolar. O Programa de Avaliação Computadorizada mensurou as distâncias entre pontos anatômicos em 6 fotografias feitas na vista anterior, posterior, perfil direito e esquerdo, flexão anterior na vista anterior e perfil. Utilizou-se a Análise da Variância Univariada e a Correlação de Pearson para as verificações estatísticas. A validade de construto para a Escala de Qualidade Postural foi verificada, através de uma correlação significativa (p ≤ 0,05) entre suas áreas. Ao se comparar, no entanto os resultados da Escala com medidas da Avaliação Postural Computadorizada encontrou-se apenas 3 correlações significativas. Conclui-se que é possível avaliar a qualidade postural de pré-adolescentes através de instrumentos válidos, no entanto outros estudos se fazem necessários nesta área. |
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