O encontro do Cristianismo com a cultura clássica: a questão em Irineu de Lião

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piacente, Leonardo Henrique
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16320
Resumo: O encontro do cristianismo nascente com a cultura clássica greco-romana, no século II d.C., teve pontos de confluência, de dispersão e de conjugação. O pensamento de Irineu de Lião (130-208 d.C) na obra Adversus haereses mostra que a relação religião cristã e cultura clássica teve uma aproximação grande em virtude dos grupos gnósticos cristãos, que evangelizados e adeptos à boa nova de Jesus Cristo, traziam consigo seu arcabouço cultural, sendo assim o cristianismo marcado pelos costumes judaicos, foi ganhando matizes das diversas culturas, religiões, povos e línguas presentes no Império Romano. A pesquisa não pretende valorar esta relação cultura greco-romana e cristianismo nascente, mas sim mostrar a importância e as tensões presentes nessa relação, a partir do primeiro livro da Demonstração e refutação à falsa gnose. Irineu construiu seu pensamento em busca de tornar claro o pensamento dos diversos grupos gnósticos, para assim refutá-los, e neste ínterim apresentou uma sistematização da fé cristã ainda não vista no seu tempo. A sua Demonstração e Refutação das teses gnósticas, foi não só um caminho de combate às controvérsias, que surgiram nos primeiros séculos da Igreja, mas também foi, como apresentado nesta pesquisa, um meio de mostrar a interação entre os cristãos, principalmente os pensadores, com o meio intelectual e cultural que estavam inseridos. Como um processo de conjugação, o cristianismo e a cultura clássica tiveram influências mútuas, diferenças e pontos em comum, na formação desde pensamento cristão inicial. A hermenêutica do primeiro livro da Adversus haereses, e do pensamento clássico, possibilitou compreender e aprofundar-se na relação cultura e religião no século II d.C.
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