O Homem sob a perspectiva do amor em Karol Wojtyla

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maycon Espricio da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16700
Resumo: O objetivo do trabalho é apresentar as relações do homem com os outros e com o mundo a partir da ótica do amor, seguindo os valores da pessoa humana na qual somente o amor é atitude válida e do qual o utilitarismo se constitui uma antítese. Os dois conceitos, amor e pessoa humana são explicados conforme o pensamento de Karol Wojtyla nas obras Amor e Responsabilidade e Persona y acción. Os diversos comentadores deste filósofo do século XX consideram como impar a sua experiência histórica na Europa e de vínculo com outros filósofos de seu tempo, como também de Aristóteles e Santo Tomás de Aquino. O entendimento do contexto histórico e das ideias de tais pensadores são imprescindíveis para melhor compreensão da sua obra. Wojtyla demonstrou a partir do estudo de tais filósofos que o amor não é uma atitude egoísta e desinteressada, como pensa o utilitarismo. Segundo ele, amar equivale a desejar o outro como um bem que não se pode dominar, além disso, ele acredita que toda pessoa é livre e sendo livre tem direito a posse de si mesma. O homem ao amar deve ter o domínio de si e entregar os bens que por natureza estão intrínsecos a ele. Ao amar, o homem constrói a si mesmo, desenvolve capacidades morais e éticas, realiza-se no dom que ele mesmo é e, ao mesmo tempo, contribui para o bem comum de toda a comunidade humana. Portanto, os princípios de respeito pelos valores da pessoa humana, amor ao próximo e a prática da continência continua estão vinculados a educação e a edificação do ser humano em suas respectivas realidades.
id PUC_CAMP-5_589f483406e67d07e813e100c045a1e2
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16700
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling O Homem sob a perspectiva do amor em Karol WojtylaAmorPessoaKarol WojtylaUtilitarismoO objetivo do trabalho é apresentar as relações do homem com os outros e com o mundo a partir da ótica do amor, seguindo os valores da pessoa humana na qual somente o amor é atitude válida e do qual o utilitarismo se constitui uma antítese. Os dois conceitos, amor e pessoa humana são explicados conforme o pensamento de Karol Wojtyla nas obras Amor e Responsabilidade e Persona y acción. Os diversos comentadores deste filósofo do século XX consideram como impar a sua experiência histórica na Europa e de vínculo com outros filósofos de seu tempo, como também de Aristóteles e Santo Tomás de Aquino. O entendimento do contexto histórico e das ideias de tais pensadores são imprescindíveis para melhor compreensão da sua obra. Wojtyla demonstrou a partir do estudo de tais filósofos que o amor não é uma atitude egoísta e desinteressada, como pensa o utilitarismo. Segundo ele, amar equivale a desejar o outro como um bem que não se pode dominar, além disso, ele acredita que toda pessoa é livre e sendo livre tem direito a posse de si mesma. O homem ao amar deve ter o domínio de si e entregar os bens que por natureza estão intrínsecos a ele. Ao amar, o homem constrói a si mesmo, desenvolve capacidades morais e éticas, realiza-se no dom que ele mesmo é e, ao mesmo tempo, contribui para o bem comum de toda a comunidade humana. Portanto, os princípios de respeito pelos valores da pessoa humana, amor ao próximo e a prática da continência continua estão vinculados a educação e a edificação do ser humano em suas respectivas realidades.Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Lisboa, Marcos José AlvesPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Silva, Maycon Espricio da2023-01-25T16:38:05Z2023-01-25T16:38:05Z2022-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16700NAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2023-01-25T16:39:14Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16700Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2023-01-25T16:39:14Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Homem sob a perspectiva do amor em Karol Wojtyla
title O Homem sob a perspectiva do amor em Karol Wojtyla
spellingShingle O Homem sob a perspectiva do amor em Karol Wojtyla
Silva, Maycon Espricio da
Amor
Pessoa
Karol Wojtyla
Utilitarismo
title_short O Homem sob a perspectiva do amor em Karol Wojtyla
title_full O Homem sob a perspectiva do amor em Karol Wojtyla
title_fullStr O Homem sob a perspectiva do amor em Karol Wojtyla
title_full_unstemmed O Homem sob a perspectiva do amor em Karol Wojtyla
title_sort O Homem sob a perspectiva do amor em Karol Wojtyla
author Silva, Maycon Espricio da
author_facet Silva, Maycon Espricio da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lisboa, Marcos José Alves
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maycon Espricio da
dc.subject.por.fl_str_mv Amor
Pessoa
Karol Wojtyla
Utilitarismo
topic Amor
Pessoa
Karol Wojtyla
Utilitarismo
description O objetivo do trabalho é apresentar as relações do homem com os outros e com o mundo a partir da ótica do amor, seguindo os valores da pessoa humana na qual somente o amor é atitude válida e do qual o utilitarismo se constitui uma antítese. Os dois conceitos, amor e pessoa humana são explicados conforme o pensamento de Karol Wojtyla nas obras Amor e Responsabilidade e Persona y acción. Os diversos comentadores deste filósofo do século XX consideram como impar a sua experiência histórica na Europa e de vínculo com outros filósofos de seu tempo, como também de Aristóteles e Santo Tomás de Aquino. O entendimento do contexto histórico e das ideias de tais pensadores são imprescindíveis para melhor compreensão da sua obra. Wojtyla demonstrou a partir do estudo de tais filósofos que o amor não é uma atitude egoísta e desinteressada, como pensa o utilitarismo. Segundo ele, amar equivale a desejar o outro como um bem que não se pode dominar, além disso, ele acredita que toda pessoa é livre e sendo livre tem direito a posse de si mesma. O homem ao amar deve ter o domínio de si e entregar os bens que por natureza estão intrínsecos a ele. Ao amar, o homem constrói a si mesmo, desenvolve capacidades morais e éticas, realiza-se no dom que ele mesmo é e, ao mesmo tempo, contribui para o bem comum de toda a comunidade humana. Portanto, os princípios de respeito pelos valores da pessoa humana, amor ao próximo e a prática da continência continua estão vinculados a educação e a edificação do ser humano em suas respectivas realidades.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-11
2023-01-25T16:38:05Z
2023-01-25T16:38:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16700
NA
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16700
identifier_str_mv NA
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210241255800832