Narrativas interativas de adolescentes institucionalizados sobre o (des)abrigamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonfatti, Sofia Creato
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16020
Resumo: No horizonte das pesquisas sobre o acolhimento institucional observa-se pouca ênfase à saída do adolescente do abrigo, mesmo naqueles estudos que se debruçam sobre a experiência emocional dos jovens abrigados. Desse modo, o objetivo deste trabalho consiste em compreender a experiência emocional de adolescentes institucionalizados frente à futura saída do abrigo, tendo como fio condutor a história de abrigamento e desabrigamento desses jovens. Como recurso metodológico foi utilizada uma Narrativa Interativa (NI) que consiste em uma história fictícia elaborada pela pesquisadora para que os participantes criem um desfecho para o drama apresentado por dois personagens adolescentes que se veem diante da possibilidade de um deles sair do abrigo. Catorze adolescentes participaram do estudo cujo enquadre se configurou como uma entrevista coletiva com 10 meninas, uma entrevista coletiva com 3 meninos e uma entrevista individual com 1 menina. O relato dos três encontros foi registrado na forma de Narrativas Tranferenciais e, posteriormente, tomado para análise psicanalítica em conjunto com o material das NI. Dessa interpretação resultaram três campos de sentido afetivo-emocional que traduzem dramaticamente a experiência dos participantes: o campo “É muito peso para uma pessoa só”, que apresenta o ambiente insuficiente que antecedeu a institucionalização; “Quero morar com a minha mãe”, que alude ao desejo de retornar à família de origem, usualmente acompanhado pela idealização das figuras parentais; e “Um berço que lhe serviu de mãe”, que revela a ambivalência dos participantes frente ao afeto do lar colocado em oposição à segurança do abrigo. Concluímos que a saída do abrigo como experiência de desalojamento convoca a elaboração psíquica dos desabrigamentos anteriormente vividos, os quais resultam no mencionado sentimento de despreparo do jovem para a saída da instituição. Nesse contexto de desamparo e negligência sempre revividos, os participantes reivindicam um cuidado sensível que alie o cuidado técnico ao afetivo de modo a superar dissociações e fortalecer-se para a futura saída para o mundo.
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Como recurso metodológico foi utilizada uma Narrativa Interativa (NI) que consiste em uma história fictícia elaborada pela pesquisadora para que os participantes criem um desfecho para o drama apresentado por dois personagens adolescentes que se veem diante da possibilidade de um deles sair do abrigo. Catorze adolescentes participaram do estudo cujo enquadre se configurou como uma entrevista coletiva com 10 meninas, uma entrevista coletiva com 3 meninos e uma entrevista individual com 1 menina. O relato dos três encontros foi registrado na forma de Narrativas Tranferenciais e, posteriormente, tomado para análise psicanalítica em conjunto com o material das NI. Dessa interpretação resultaram três campos de sentido afetivo-emocional que traduzem dramaticamente a experiência dos participantes: o campo “É muito peso para uma pessoa só”, que apresenta o ambiente insuficiente que antecedeu a institucionalização; “Quero morar com a minha mãe”, que alude ao desejo de retornar à família de origem, usualmente acompanhado pela idealização das figuras parentais; e “Um berço que lhe serviu de mãe”, que revela a ambivalência dos participantes frente ao afeto do lar colocado em oposição à segurança do abrigo. Concluímos que a saída do abrigo como experiência de desalojamento convoca a elaboração psíquica dos desabrigamentos anteriormente vividos, os quais resultam no mencionado sentimento de despreparo do jovem para a saída da instituição. Nesse contexto de desamparo e negligência sempre revividos, os participantes reivindicam um cuidado sensível que alie o cuidado técnico ao afetivo de modo a superar dissociações e fortalecer-se para a futura saída para o mundo.Within the context of the researches about institutional sheltering, we can observe little emphasis on the adolescent’s departure from the shelter home, even in studies which focus on the emotional experience of the sheltered young people. Therefore, the main objective of this study was to investigate the emotional-affective sense attributed by sheltered adolescents to the moment of departure from the institutional shelter, having as its guiding principle the story of sheltering and departing from the shelter home. As methodological resource, we used an Interactive Narrative (IN) which consisted of a fictitious tale designed by the researcher so that the participants would create an ending for the drama presented by two adolescents that see themselves facing the possibility of one of them leaving the shelter home. Fourteen adolescents participated of this study whose frame has configured as one collective interview with 10 girls, one collective interview with 3 boys and one individual interview with 1 girl. The account of the three encounters was registered in the shape of the Transferential Narratives and, subsequently, taken for psychoanalytical analysis concurrently with the data from the IN. From this interpretation, three fields of emotional-affective sense which were able to translate dramatically the participants’ experience: the field “It’s too much for one person to handle by herself”, which presents the insufficient environment that preceded the institutionalization; “I want to move back in with my mother”, which alludes to the desire of returning to the family of origin, usually accompanied by the idealization of the parental figures; and “A cradle that stood in for a mother”, which reveals the ambivalence of the participants when facing the affection from their home in opposition to the safety of the shelter home. We conclude that the departure from the institutional shelter as a dislodging experience calls for the psychic elaboration of the previously experienced dislodgments, which have resulted in the aforementioned feeling of unpreparedness to leave the institution. In this context of abandonment and neglect always relived, the participants demand a tender care which combined the technical care to the affective so as to overcome the dissociations and to strengthen themselves for the future departure to the world.PUC-CampinasGranato, Tania Mara MarquesPontifícia Universidade Católica de CampinasBonfatti, Sofia Creato2022-02-16T19:01:10Z2022-02-16T19:01:10Z2017-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/160207844236917777802porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-18T19:15:01Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16020Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-18T19:15:01Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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