Estratégias criativas de professores na pandemia da Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16713 |
Resumo: | A pandemia da COVID-19 impactou em diversas mudanças sociais, econômicas e psicológicas na sociedade, tornando-se uma situação de urgência, exigindo adaptação ao ensino a distância. Vários profissionais da educação se viram diante do grande desafio de motivar os alunos a persistir nos estudos, visto que muitos vêm de famílias com condições econômicas difíceis, sem acesso a recursos digitais, dificultando seu envolvimento no processo de educação à distância. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar a influência da pandemia da COVID-19 sobre as estratégias criativas de ensino dos professores nos anos de 2020 a 2022. O estudo foi dividido em três etapas. A primeira etapa foi a construção de um questionário para analisar a influência da pandemia da COVID-19 sobre as estratégias criativas de ensino dos professores. O segundo estudo analisou a autopercepção criativa de ensino dos professores durante a pandemia da COVID-19. E o terceiro estudo visou identificar as diferenças de estratégias de ensino criativas utilizadas pelos professores antes e após a pandemia. A amostra foi composta por 24 professores, de ambos os sexos, que atuam no Ensino Fundamental I de escolas públicas no interior do estado de São Paulo. Esses participantes foram contatados e convidados pelos diretores das escolas, e também foram convidados três alunos da pós graduação em psicologia como juízes que auxiliaram na investigação da análise de conteúdo do questionário que foi desenvolvido pela pesquisadora. O instrumento utilizado foi um questionário com 13 perguntas sobre os seguintes temas: estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores, suporte das escolas para com os profissionais e os desafios enfrentados na prática docente durante a COVID-19 nos anos de 2020 a 2022. O método de análise do questionário foi qualitativo quantitativo visando obter concordância sobre os temas. Os resultados obtidos demonstraram que as barreiras criativas que mais predominaram entre professores referiam-se ao uso da tecnologia para dar aulas, à elaboração de aulas criativas online e ao desenvolvimento de novos métodos de ensino. Conclui-se que os professores tiveram dificuldades para utilizar estratégias criativas de ensino durante a pandemia de COVID-19, e a existente necessidade de apoio institucional para auxiliar os professores a superar esta fase. |
id |
PUC_CAMP-5_5c46fa2dbda74fc9c052caad9ead4b36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16713 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-5 |
network_name_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias criativas de professores na pandemia da Covid-19Creative teacher strategies in the Covid-19 pandemicpandemiaeducaçãoestratégias criativaspandemiceducationcreative strategiesA pandemia da COVID-19 impactou em diversas mudanças sociais, econômicas e psicológicas na sociedade, tornando-se uma situação de urgência, exigindo adaptação ao ensino a distância. Vários profissionais da educação se viram diante do grande desafio de motivar os alunos a persistir nos estudos, visto que muitos vêm de famílias com condições econômicas difíceis, sem acesso a recursos digitais, dificultando seu envolvimento no processo de educação à distância. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar a influência da pandemia da COVID-19 sobre as estratégias criativas de ensino dos professores nos anos de 2020 a 2022. O estudo foi dividido em três etapas. A primeira etapa foi a construção de um questionário para analisar a influência da pandemia da COVID-19 sobre as estratégias criativas de ensino dos professores. O segundo estudo analisou a autopercepção criativa de ensino dos professores durante a pandemia da COVID-19. E o terceiro estudo visou identificar as diferenças de estratégias de ensino criativas utilizadas pelos professores antes e após a pandemia. A amostra foi composta por 24 professores, de ambos os sexos, que atuam no Ensino Fundamental I de escolas públicas no interior do estado de São Paulo. Esses participantes foram contatados e convidados pelos diretores das escolas, e também foram convidados três alunos da pós graduação em psicologia como juízes que auxiliaram na investigação da análise de conteúdo do questionário que foi desenvolvido pela pesquisadora. O instrumento utilizado foi um questionário com 13 perguntas sobre os seguintes temas: estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores, suporte das escolas para com os profissionais e os desafios enfrentados na prática docente durante a COVID-19 nos anos de 2020 a 2022. O método de análise do questionário foi qualitativo quantitativo visando obter concordância sobre os temas. Os resultados obtidos demonstraram que as barreiras criativas que mais predominaram entre professores referiam-se ao uso da tecnologia para dar aulas, à elaboração de aulas criativas online e ao desenvolvimento de novos métodos de ensino. Conclui-se que os professores tiveram dificuldades para utilizar estratégias criativas de ensino durante a pandemia de COVID-19, e a existente necessidade de apoio institucional para auxiliar os professores a superar esta fase.The COVID-19 pandemic impacted on several social, economic, and psychological changes in society, making it an urgent situation, requiring adaptation to distance learning. Several education professionals were faced with the great challenge of motivating students to persist in their studies, since many come from families with difficult economic conditions, without access to digital resources, which made it difficult for them to get involved in the distance education process. Therefore, this work aims to analyze the influence of the COVID-19 pandemic on the creative teaching strategies of teachers in the years 2020 to 2022. The study was divided into three stages. The first study comprised the construction of a questionnaire to analyze the influence of the COVID-19 pandemic on the creative teaching strategies of teachers. The second study analyzed teachers' creative self-perception of teaching during the COVID-19 pandemic. And the third study aimed to identify the differences in creative teaching strategies used by teachers before and after the pandemic. The sample consisted of 24 teachers, of both genders, who work in Elementary School I of public schools in the interior of the state of São Paulo. These participants were contacted and invited by the directors of the schools, and three graduate students in psychology were also invited as judges who helped in the investigation of the content analysis of the questionnaire developed by the researcher. The instrument developed was a questionnaire with 13 questions on the following topics: pedagogical strategies used by teachers, support from schools to professionals and the challenges faced in teaching practice during COVID-19 in the years 2020 to 2022. The employed method of analysis was qualitative quantitative in order to obtain agreement among the themes. The results demonstrated the creative barriers that predominated among the teachers related to the use of technology to minister classes, in the elaboration of creative classes online and in the development of new teaching methods. It is concluded that teachers had difficulties using creative teaching strategies during COVID-19, and the existing need of institutional support to help teachers overcome this phase.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Wechsler, Solange MugliaPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Scarparo, Maria Julia Bernardes2023-02-13T13:00:12Z2023-02-13T13:00:12Z2022-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/167135237418401482535porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2023-02-13T13:00:12Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16713Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2023-02-13T13:00:12Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias criativas de professores na pandemia da Covid-19 Creative teacher strategies in the Covid-19 pandemic |
title |
Estratégias criativas de professores na pandemia da Covid-19 |
spellingShingle |
Estratégias criativas de professores na pandemia da Covid-19 Scarparo, Maria Julia Bernardes pandemia educação estratégias criativas pandemic education creative strategies |
title_short |
Estratégias criativas de professores na pandemia da Covid-19 |
title_full |
Estratégias criativas de professores na pandemia da Covid-19 |
title_fullStr |
Estratégias criativas de professores na pandemia da Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Estratégias criativas de professores na pandemia da Covid-19 |
title_sort |
Estratégias criativas de professores na pandemia da Covid-19 |
author |
Scarparo, Maria Julia Bernardes |
author_facet |
Scarparo, Maria Julia Bernardes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Wechsler, Solange Muglia Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scarparo, Maria Julia Bernardes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pandemia educação estratégias criativas pandemic education creative strategies |
topic |
pandemia educação estratégias criativas pandemic education creative strategies |
description |
A pandemia da COVID-19 impactou em diversas mudanças sociais, econômicas e psicológicas na sociedade, tornando-se uma situação de urgência, exigindo adaptação ao ensino a distância. Vários profissionais da educação se viram diante do grande desafio de motivar os alunos a persistir nos estudos, visto que muitos vêm de famílias com condições econômicas difíceis, sem acesso a recursos digitais, dificultando seu envolvimento no processo de educação à distância. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar a influência da pandemia da COVID-19 sobre as estratégias criativas de ensino dos professores nos anos de 2020 a 2022. O estudo foi dividido em três etapas. A primeira etapa foi a construção de um questionário para analisar a influência da pandemia da COVID-19 sobre as estratégias criativas de ensino dos professores. O segundo estudo analisou a autopercepção criativa de ensino dos professores durante a pandemia da COVID-19. E o terceiro estudo visou identificar as diferenças de estratégias de ensino criativas utilizadas pelos professores antes e após a pandemia. A amostra foi composta por 24 professores, de ambos os sexos, que atuam no Ensino Fundamental I de escolas públicas no interior do estado de São Paulo. Esses participantes foram contatados e convidados pelos diretores das escolas, e também foram convidados três alunos da pós graduação em psicologia como juízes que auxiliaram na investigação da análise de conteúdo do questionário que foi desenvolvido pela pesquisadora. O instrumento utilizado foi um questionário com 13 perguntas sobre os seguintes temas: estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores, suporte das escolas para com os profissionais e os desafios enfrentados na prática docente durante a COVID-19 nos anos de 2020 a 2022. O método de análise do questionário foi qualitativo quantitativo visando obter concordância sobre os temas. Os resultados obtidos demonstraram que as barreiras criativas que mais predominaram entre professores referiam-se ao uso da tecnologia para dar aulas, à elaboração de aulas criativas online e ao desenvolvimento de novos métodos de ensino. Conclui-se que os professores tiveram dificuldades para utilizar estratégias criativas de ensino durante a pandemia de COVID-19, e a existente necessidade de apoio institucional para auxiliar os professores a superar esta fase. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-14 2023-02-13T13:00:12Z 2023-02-13T13:00:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16713 5237418401482535 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16713 |
identifier_str_mv |
5237418401482535 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
collection |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1807210238578786304 |