Desigualdade, Fragmentação e Segregação na Metrópole Contemporânea: A urbanização no entorno da Rodovia Dom Pedro I em Campinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, João Gilberto Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16909
Resumo: A pesquisa enfoca a urbanização dos territórios situados à margem dos eixos rodoviários intraurbanos produzidos pela interação do tecido urbano de Campinas com o denso e importante sistema rodoviário que atravessa a cidade fragmentando-a em várias direções. Estes eixos rodoviários que adentram a cidade vêm se constituindo em indutores de urbanização dos territórios que se articulam em suas bordas. Pretende-se analisar a configuração espacial destes territórios bem como as dinâmicas sociais e econômicas que envolvem a forte convivência com trechos do sistema rodoviário que os conectam com a escala regional e impactam no crescimento disperso da cidade. Irá observar em especial o caso da Rodovia Dom Pedro I, símbolo da fase mais recente de expansão urbana marcada pela desigualdade e segregação socioespacial, contradições expostas em uma área que demonstra fluidez, velocidade e dinamismo atrelado à riqueza e tecnologia na região. A análise será feita a partir da compreensão histórica e das discussões acerca da urbanização, metropolização e transformações no crescimento e expansão da cidade e o estudo da morfologia urbana produzida a partir desse contexto com atenção às formas de ocupação e de bem-estar urbano nesses territórios. O principal objetivo é situar as contradições socioespaciais que permeiam as áreas lindeiras à Rodovia Dom Pedro I no município de Campinas. O forte contraste entre a formação de bairros precários e condomínios fechados, indústrias e institutos de pesquisa e tecnologia resulta na desigualdade de ocupação desse território que proporciona a essas populações modos distintos de habitar a cidade.
id PUC_CAMP-5_6025fc0005b6175ebf076baf85cc48f6
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16909
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Desigualdade, Fragmentação e Segregação na Metrópole Contemporânea: A urbanização no entorno da Rodovia Dom Pedro I em CampinasInequality, Fragmentation and Segregation in the Contemporary Metropolis: Urbanization around Dom Pedro I Highway in Campinaseixos rodoviários intraurbanosforma urbanametropolizaçãodesigualdade socioespacialintraurban road axesurban formmetropolizationsocio-spatial inequalityA pesquisa enfoca a urbanização dos territórios situados à margem dos eixos rodoviários intraurbanos produzidos pela interação do tecido urbano de Campinas com o denso e importante sistema rodoviário que atravessa a cidade fragmentando-a em várias direções. Estes eixos rodoviários que adentram a cidade vêm se constituindo em indutores de urbanização dos territórios que se articulam em suas bordas. Pretende-se analisar a configuração espacial destes territórios bem como as dinâmicas sociais e econômicas que envolvem a forte convivência com trechos do sistema rodoviário que os conectam com a escala regional e impactam no crescimento disperso da cidade. Irá observar em especial o caso da Rodovia Dom Pedro I, símbolo da fase mais recente de expansão urbana marcada pela desigualdade e segregação socioespacial, contradições expostas em uma área que demonstra fluidez, velocidade e dinamismo atrelado à riqueza e tecnologia na região. A análise será feita a partir da compreensão histórica e das discussões acerca da urbanização, metropolização e transformações no crescimento e expansão da cidade e o estudo da morfologia urbana produzida a partir desse contexto com atenção às formas de ocupação e de bem-estar urbano nesses territórios. O principal objetivo é situar as contradições socioespaciais que permeiam as áreas lindeiras à Rodovia Dom Pedro I no município de Campinas. O forte contraste entre a formação de bairros precários e condomínios fechados, indústrias e institutos de pesquisa e tecnologia resulta na desigualdade de ocupação desse território que proporciona a essas populações modos distintos de habitar a cidade.This research focuses on the urbanization of occupied territories located on the edges of intra-urban road axes produced by the interaction of the urban fabric of Campinas with the dense and important road system that crosses the city, fragmenting it in several directions. These road axes that enter the city have been constituting inductors of urbanization of the territories that are articulated in their borders. It is intended to analyze the spatial configuration of these territories as well as the social and economic dynamics that involve the strong coexistence with stretches of the road system that connect them with the regional scale and the impact on the dispersed growth of the city. The work seeks to look at the case of Rodovia Dom Pedro I (Dom Pedro I Highway), which is a symbol of the most recent phase of urban expansion marked by inequality and socio-spatial segregation, contradictions exposed in an area that demonstrates fluidity, speed and dynamism linked to wealth and technology in the region. The analysis will be made from the historical understanding and discussions about urbanization, metropolization and transformations in the growth and expansion of the city and the analysis of the urban morphology produced from this context with attention to the forms of occupation and urban well-being in these territories. The main objective is to situate the socio-spatial contradictions that permeate the areas bordering the Rodovia Dom Pedro I in the city of Campinas, and the strong contrast between the formation of precarious neighborhoods and private condominiums, industries and research and technology institutes and how the inequality in this territory provides a different way of inhabiting the city to each of these groups.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Santos Junior, Wilson Ribeiro dosPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Almeida, João Gilberto Rodrigues2023-05-08T12:27:23Z2023-05-08T12:27:23Z2023-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/169097333980823125392porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2023-05-08T12:27:23Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16909Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2023-05-08T12:27:23Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desigualdade, Fragmentação e Segregação na Metrópole Contemporânea: A urbanização no entorno da Rodovia Dom Pedro I em Campinas
Inequality, Fragmentation and Segregation in the Contemporary Metropolis: Urbanization around Dom Pedro I Highway in Campinas
title Desigualdade, Fragmentação e Segregação na Metrópole Contemporânea: A urbanização no entorno da Rodovia Dom Pedro I em Campinas
spellingShingle Desigualdade, Fragmentação e Segregação na Metrópole Contemporânea: A urbanização no entorno da Rodovia Dom Pedro I em Campinas
Almeida, João Gilberto Rodrigues
eixos rodoviários intraurbanos
forma urbana
metropolização
desigualdade socioespacial
intraurban road axes
urban form
metropolization
socio-spatial inequality
title_short Desigualdade, Fragmentação e Segregação na Metrópole Contemporânea: A urbanização no entorno da Rodovia Dom Pedro I em Campinas
title_full Desigualdade, Fragmentação e Segregação na Metrópole Contemporânea: A urbanização no entorno da Rodovia Dom Pedro I em Campinas
title_fullStr Desigualdade, Fragmentação e Segregação na Metrópole Contemporânea: A urbanização no entorno da Rodovia Dom Pedro I em Campinas
title_full_unstemmed Desigualdade, Fragmentação e Segregação na Metrópole Contemporânea: A urbanização no entorno da Rodovia Dom Pedro I em Campinas
title_sort Desigualdade, Fragmentação e Segregação na Metrópole Contemporânea: A urbanização no entorno da Rodovia Dom Pedro I em Campinas
author Almeida, João Gilberto Rodrigues
author_facet Almeida, João Gilberto Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos Junior, Wilson Ribeiro dos
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, João Gilberto Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv eixos rodoviários intraurbanos
forma urbana
metropolização
desigualdade socioespacial
intraurban road axes
urban form
metropolization
socio-spatial inequality
topic eixos rodoviários intraurbanos
forma urbana
metropolização
desigualdade socioespacial
intraurban road axes
urban form
metropolization
socio-spatial inequality
description A pesquisa enfoca a urbanização dos territórios situados à margem dos eixos rodoviários intraurbanos produzidos pela interação do tecido urbano de Campinas com o denso e importante sistema rodoviário que atravessa a cidade fragmentando-a em várias direções. Estes eixos rodoviários que adentram a cidade vêm se constituindo em indutores de urbanização dos territórios que se articulam em suas bordas. Pretende-se analisar a configuração espacial destes territórios bem como as dinâmicas sociais e econômicas que envolvem a forte convivência com trechos do sistema rodoviário que os conectam com a escala regional e impactam no crescimento disperso da cidade. Irá observar em especial o caso da Rodovia Dom Pedro I, símbolo da fase mais recente de expansão urbana marcada pela desigualdade e segregação socioespacial, contradições expostas em uma área que demonstra fluidez, velocidade e dinamismo atrelado à riqueza e tecnologia na região. A análise será feita a partir da compreensão histórica e das discussões acerca da urbanização, metropolização e transformações no crescimento e expansão da cidade e o estudo da morfologia urbana produzida a partir desse contexto com atenção às formas de ocupação e de bem-estar urbano nesses territórios. O principal objetivo é situar as contradições socioespaciais que permeiam as áreas lindeiras à Rodovia Dom Pedro I no município de Campinas. O forte contraste entre a formação de bairros precários e condomínios fechados, indústrias e institutos de pesquisa e tecnologia resulta na desigualdade de ocupação desse território que proporciona a essas populações modos distintos de habitar a cidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-08T12:27:23Z
2023-05-08T12:27:23Z
2023-02-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16909
7333980823125392
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16909
identifier_str_mv 7333980823125392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1798415789604208640