Uso de Big Data em mídias sociais: panorama atual na ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Suzane Mangini
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15190
Resumo: Presente às transformações impulsionadas pela internet, verificou-se a disseminação do uso de mídias sociais e o emprego do Big Data como ferramenta capaz de estabelecer relação entre uma grande quantidade de dados inaugurando um campus de possibilidades para a pesquisa científica nos mais diversos campos do conhecimento. A pesquisa apresentou um panorama da produção científica que relaciona o uso de Big Data e Mídias Sociais segundo artigos publicados em periódicos indexados na base de dados Web of Science. Com caráter exploratório e de abordagem qualitativa-quantitativa, o estudo aplicou procedimentos de análises bibliométrica e cientométrica, além de análise de conteúdo. O corpus constituiu-se de 541 artigos que permitiu identificar o comportamento temático e empírico a luz do posicionamento geográfico e temporal, bem com analisar as contribuições e limitações nos diferentes campos do conhecimento. Os resultados evidenciam ampla diversificação de campos do conhecimento com interesses de pesquisa sobre a temática distribuídos em curto espaço de tempo, em variados contextos temáticos e em crescimento quantitativo. Com relação ao posicionamento geográfico identifica-se grande interesse de pesquisa em muitos países com grande concentração nos Estados Unidos da América. Fundamentalmente as pesquisas sobre Big Data e mídia social encontram-se em processo de consolidação na ciência
id PUC_CAMP-5_6444fa48823315081e0cc5ded520d34d
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15190
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Uso de Big Data em mídias sociais: panorama atual na ciênciaBig DataMídia socialCientometriaBibliometriaBig dataSocial mediaBibliometricScientometricPresente às transformações impulsionadas pela internet, verificou-se a disseminação do uso de mídias sociais e o emprego do Big Data como ferramenta capaz de estabelecer relação entre uma grande quantidade de dados inaugurando um campus de possibilidades para a pesquisa científica nos mais diversos campos do conhecimento. A pesquisa apresentou um panorama da produção científica que relaciona o uso de Big Data e Mídias Sociais segundo artigos publicados em periódicos indexados na base de dados Web of Science. Com caráter exploratório e de abordagem qualitativa-quantitativa, o estudo aplicou procedimentos de análises bibliométrica e cientométrica, além de análise de conteúdo. O corpus constituiu-se de 541 artigos que permitiu identificar o comportamento temático e empírico a luz do posicionamento geográfico e temporal, bem com analisar as contribuições e limitações nos diferentes campos do conhecimento. Os resultados evidenciam ampla diversificação de campos do conhecimento com interesses de pesquisa sobre a temática distribuídos em curto espaço de tempo, em variados contextos temáticos e em crescimento quantitativo. Com relação ao posicionamento geográfico identifica-se grande interesse de pesquisa em muitos países com grande concentração nos Estados Unidos da América. Fundamentalmente as pesquisas sobre Big Data e mídia social encontram-se em processo de consolidação na ciênciaFace to the transformations driven by the internet, it was verified the dissemination of social media usage and the application of Big Data as a tool capable of establishing a relationship between a great amount of data inaugurating a campus of possibilities for scientific research in the most diverse fields of knowledge . The research presented an overview of the scientific production that relates the use of Big Data and Social Media according to articles published in journals indexed in the Web of Science database. With an exploratory and qualitative-quantitative approach, the study applied bibliometric and scientometric analysis procedures, as well as content analysis. The corpus consisted of 541 articles that allowed the identification of thematic and empirical behavior in the light of the geographical and temporal positioning, as well as analyzing the contributions and limitations in the different fields of knowledge. The results show a wide diversification of fields of knowledge with research interests on the subject distributed in a short period of time, in various thematic contexts and in quantitative growth. Regarding geographic positioning, there is great research interest in many countries with great concentration in the United States of America. Fundamentally research on Big Data and social media is in the process of consolidation in science.PUC-CampinasPereira, Cesar AntonioPontifícia Universidade Católica de CampinasAlmeida, Suzane Mangini2022-02-16T14:39:51Z2022-02-16T14:39:51Z2018-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/151906151659399577935porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:06Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15190Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:06Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de Big Data em mídias sociais: panorama atual na ciência
title Uso de Big Data em mídias sociais: panorama atual na ciência
spellingShingle Uso de Big Data em mídias sociais: panorama atual na ciência
Almeida, Suzane Mangini
Big Data
Mídia social
Cientometria
Bibliometria
Big data
Social media
Bibliometric
Scientometric
title_short Uso de Big Data em mídias sociais: panorama atual na ciência
title_full Uso de Big Data em mídias sociais: panorama atual na ciência
title_fullStr Uso de Big Data em mídias sociais: panorama atual na ciência
title_full_unstemmed Uso de Big Data em mídias sociais: panorama atual na ciência
title_sort Uso de Big Data em mídias sociais: panorama atual na ciência
author Almeida, Suzane Mangini
author_facet Almeida, Suzane Mangini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Cesar Antonio
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Suzane Mangini
dc.subject.por.fl_str_mv Big Data
Mídia social
Cientometria
Bibliometria
Big data
Social media
Bibliometric
Scientometric
topic Big Data
Mídia social
Cientometria
Bibliometria
Big data
Social media
Bibliometric
Scientometric
description Presente às transformações impulsionadas pela internet, verificou-se a disseminação do uso de mídias sociais e o emprego do Big Data como ferramenta capaz de estabelecer relação entre uma grande quantidade de dados inaugurando um campus de possibilidades para a pesquisa científica nos mais diversos campos do conhecimento. A pesquisa apresentou um panorama da produção científica que relaciona o uso de Big Data e Mídias Sociais segundo artigos publicados em periódicos indexados na base de dados Web of Science. Com caráter exploratório e de abordagem qualitativa-quantitativa, o estudo aplicou procedimentos de análises bibliométrica e cientométrica, além de análise de conteúdo. O corpus constituiu-se de 541 artigos que permitiu identificar o comportamento temático e empírico a luz do posicionamento geográfico e temporal, bem com analisar as contribuições e limitações nos diferentes campos do conhecimento. Os resultados evidenciam ampla diversificação de campos do conhecimento com interesses de pesquisa sobre a temática distribuídos em curto espaço de tempo, em variados contextos temáticos e em crescimento quantitativo. Com relação ao posicionamento geográfico identifica-se grande interesse de pesquisa em muitos países com grande concentração nos Estados Unidos da América. Fundamentalmente as pesquisas sobre Big Data e mídia social encontram-se em processo de consolidação na ciência
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
2022-02-16T14:39:51Z
2022-02-16T14:39:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15190
6151659399577935
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15190
identifier_str_mv 6151659399577935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210238620729344