Bullying no ambiente escolar: jurisprudência do tribunal de justiça de São Paulo (2018-2019)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tercioti, Ana Carolina Godoy
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16784
Resumo: A presente tese tem por objetivo estudar o bullying por meio de documentos – jurisprudência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo julgada em 2018 e 2019. A proposta foi dar o devido destaque ao conflito que o bullying gera na Educação e as repercussões no âmbito do Poder Judiciário paulista para dirimi-lo, no sentido de examinar se a configuração jurídica considera o ambiente escolar como um espaço de reconhecimento. O problema de pesquisa foi: “As formas como o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo vem analisando as ocorrências mais atuais (dos anos de 2018 e 2019) de bullying na instituição de ensino se configuram como uma experiência do reconhecimento jurídico?”. O método utilizado foi uma descrição dos recursos, portanto, documental e bibliográfico. A jurisprudência foi interpretada juntamente com as teorias de Axel Honneth e Hannah Arendt. Constatou-se que quando aplicamos a teoria de Honneth, não houve o reconhecimento recíproco entre as pessoas, e também não houve solidariedade por parte das testemunhas. No ambiente escolar, o bullying é uma violência que pode causar muitas doenças físicas e psíquicas, exigindo dos profissionais da educação empenho para a erradicação desse fenômeno e o bullying deve ser mais divulgado pelas instituições demandando políticas públicas para a sua prevenção. Por fim, estudamos que o bullying é uma violência que acontece na escola e pode ser dirimida quando são respeitados os direitos à autorrealização.
id PUC_CAMP-5_67a50333a9c46f8469587b6aebf3800e
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16784
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Bullying no ambiente escolar: jurisprudência do tribunal de justiça de São Paulo (2018-2019)Bullying in the school environment: jurisprudence of the São Paulo Court of Justice (2018-2019)EducaçãoJurisprudênciaBullyingEducationJurisprudenceA presente tese tem por objetivo estudar o bullying por meio de documentos – jurisprudência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo julgada em 2018 e 2019. A proposta foi dar o devido destaque ao conflito que o bullying gera na Educação e as repercussões no âmbito do Poder Judiciário paulista para dirimi-lo, no sentido de examinar se a configuração jurídica considera o ambiente escolar como um espaço de reconhecimento. O problema de pesquisa foi: “As formas como o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo vem analisando as ocorrências mais atuais (dos anos de 2018 e 2019) de bullying na instituição de ensino se configuram como uma experiência do reconhecimento jurídico?”. O método utilizado foi uma descrição dos recursos, portanto, documental e bibliográfico. A jurisprudência foi interpretada juntamente com as teorias de Axel Honneth e Hannah Arendt. Constatou-se que quando aplicamos a teoria de Honneth, não houve o reconhecimento recíproco entre as pessoas, e também não houve solidariedade por parte das testemunhas. No ambiente escolar, o bullying é uma violência que pode causar muitas doenças físicas e psíquicas, exigindo dos profissionais da educação empenho para a erradicação desse fenômeno e o bullying deve ser mais divulgado pelas instituições demandando políticas públicas para a sua prevenção. Por fim, estudamos que o bullying é uma violência que acontece na escola e pode ser dirimida quando são respeitados os direitos à autorrealização.This thesis aims to study bullying through documents – jurisprudence of the Court of Justice of the State of São Paulo judged in 2018 and 2019. The proposal was to give due emphasis to the conflict that bullying generates in Education and the repercussions when it comes to the Judiciary of São Paulo to resolve it, in the sense of examining whether the legal configuration considers the school environment as a space of recognition. The research problem was: “The ways in which the Court of Justice of the State of São Paulo has been analyzing the most current occurrences (from the years 2018 and 2019) of bullying in the educational institution configure themselves as an experience of legal recognition?”. The method used was a description of the resources, therefore, documentary and bibliographic. The jurisprudence was interpreted along with the theories of Axel Honneth and Hannah Arendt. It was found that when we applied Honneth's theory, there was no reciprocal recognition between people, and there was also no solidarity on the part of the witnesses. In the school environment, bullying is a form of violence that can cause many physical and mental illnesses, requiring education professionals to commit to eradicating this phenomenon and bullying should be more publicized by institutions, demanding public policies for its prevention. Finally, it was found that bullying is a violence that happens at school and can be resolved when the rights to self-fulfillment are respected.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Vitorino, Artur José RendaPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Tercioti, Ana Carolina Godoy2023-04-11T14:21:11Z2023-04-11T14:21:11Z2023-02-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/167849940434729024870porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2023-04-11T14:21:11Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16784Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2023-04-11T14:21:11Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Bullying no ambiente escolar: jurisprudência do tribunal de justiça de São Paulo (2018-2019)
Bullying in the school environment: jurisprudence of the São Paulo Court of Justice (2018-2019)
title Bullying no ambiente escolar: jurisprudência do tribunal de justiça de São Paulo (2018-2019)
spellingShingle Bullying no ambiente escolar: jurisprudência do tribunal de justiça de São Paulo (2018-2019)
Tercioti, Ana Carolina Godoy
Educação
Jurisprudência
Bullying
Education
Jurisprudence
title_short Bullying no ambiente escolar: jurisprudência do tribunal de justiça de São Paulo (2018-2019)
title_full Bullying no ambiente escolar: jurisprudência do tribunal de justiça de São Paulo (2018-2019)
title_fullStr Bullying no ambiente escolar: jurisprudência do tribunal de justiça de São Paulo (2018-2019)
title_full_unstemmed Bullying no ambiente escolar: jurisprudência do tribunal de justiça de São Paulo (2018-2019)
title_sort Bullying no ambiente escolar: jurisprudência do tribunal de justiça de São Paulo (2018-2019)
author Tercioti, Ana Carolina Godoy
author_facet Tercioti, Ana Carolina Godoy
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vitorino, Artur José Renda
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.contributor.author.fl_str_mv Tercioti, Ana Carolina Godoy
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Jurisprudência
Bullying
Education
Jurisprudence
topic Educação
Jurisprudência
Bullying
Education
Jurisprudence
description A presente tese tem por objetivo estudar o bullying por meio de documentos – jurisprudência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo julgada em 2018 e 2019. A proposta foi dar o devido destaque ao conflito que o bullying gera na Educação e as repercussões no âmbito do Poder Judiciário paulista para dirimi-lo, no sentido de examinar se a configuração jurídica considera o ambiente escolar como um espaço de reconhecimento. O problema de pesquisa foi: “As formas como o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo vem analisando as ocorrências mais atuais (dos anos de 2018 e 2019) de bullying na instituição de ensino se configuram como uma experiência do reconhecimento jurídico?”. O método utilizado foi uma descrição dos recursos, portanto, documental e bibliográfico. A jurisprudência foi interpretada juntamente com as teorias de Axel Honneth e Hannah Arendt. Constatou-se que quando aplicamos a teoria de Honneth, não houve o reconhecimento recíproco entre as pessoas, e também não houve solidariedade por parte das testemunhas. No ambiente escolar, o bullying é uma violência que pode causar muitas doenças físicas e psíquicas, exigindo dos profissionais da educação empenho para a erradicação desse fenômeno e o bullying deve ser mais divulgado pelas instituições demandando políticas públicas para a sua prevenção. Por fim, estudamos que o bullying é uma violência que acontece na escola e pode ser dirimida quando são respeitados os direitos à autorrealização.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-11T14:21:11Z
2023-04-11T14:21:11Z
2023-02-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16784
9940434729024870
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16784
identifier_str_mv 9940434729024870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210248908308480