Adolescência à margem: projeto de vida na educação de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15775 |
Resumo: | A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano, que existe a partir de um contexto histórico e social, e reflete os interesses e possibilidades da cultura na qual ela está inserida. O Projeto de Vida pode ser uma importante ferramenta de proteção para os adolescentes, uma vez que ele possibilita a reflexão e a crítica sobre a própria realidade, de modo a poder transformá-la. A construção de um Projeto de Vida é indissociável do indivíduo, pois ele pensa em projetos para o futuro,seja de maneira estruturada ou não. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é composta por uma população de estudantes heterogênea, constituída por adolescentes, adultos e idosos. Recentemente, a EJA tem vivenciado um fenômeno de “juvenilização”, termo referente à exclusãode um grande número de adolescentes do Ensino Regular para a EJA, consequência do fracasso escolar. Este estudo se propôs a caracterizar quem são os adolescentes da EJA e como eles pensam seus Projetos de Vida. A coleta dos dados ocorreu em agosto de 2019 e participaram do estudo 16 adolescentes de 15 a 18 anos estudantes de uma região de nível socioeconômico baixo de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram: (a) Entrevista de Dados Sociodemográficos, (b) Entrevista Semiestruturadasobre a História de Vida e (c) Entrevista Semiestruturada sobre Projetos de Vida. Todas as perguntas foram abertas, a fim de respeitar a perspectiva do estudante sobre a própria realidade. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo, utilizando o modelo aberto de categorização. Em relação ao relato de História de Vida foram elencadas as seguintes categorias: (a) Local de Moradia, (b) Atravessamentos Intrafamiliares, (c) Atravessamentos Extrafamiliares e (c) Dificuldades Escolares. Em relação ao Projeto de Vida foram elencadas as seguintes categorias: (a) Trabalho, (b) Bens Materiais, (c) Relacionamento Afetivo, (d) Aprimoramento Pessoal, (e) Ajuda a Outrem e (f) Estudo.A partir dos resultados, percebeu-se que os participantes do estudo sofreram e sofrem uma série de violências e exclusões, consequências de sua situação social, econômica e cultural. Observou-se que a maior parte dos Projetos de Vida dos adolescentes objetiva a conquista de um trabalho, estabilidade financeira, acesso a bens e a serviços básicos. Além disso, destacou-se que os adolescentes constroem seus Projetos de Vida com o objetivo de ajudar suas famílias de origem e suas comunidades a construírem uma vida melhor e mais digna. Este estudo chama atenção para importância de se promover ações práticas de intervenção, enfrentamento e prevenção ao fracasso escolar e outras violências sofridas por essa população, considerando o Projeto de Vida como possível ferramenta emancipadora e transformadora da realidade desses sujeitos e suas famílias. |
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Recentemente, a EJA tem vivenciado um fenômeno de “juvenilização”, termo referente à exclusãode um grande número de adolescentes do Ensino Regular para a EJA, consequência do fracasso escolar. Este estudo se propôs a caracterizar quem são os adolescentes da EJA e como eles pensam seus Projetos de Vida. A coleta dos dados ocorreu em agosto de 2019 e participaram do estudo 16 adolescentes de 15 a 18 anos estudantes de uma região de nível socioeconômico baixo de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram: (a) Entrevista de Dados Sociodemográficos, (b) Entrevista Semiestruturadasobre a História de Vida e (c) Entrevista Semiestruturada sobre Projetos de Vida. Todas as perguntas foram abertas, a fim de respeitar a perspectiva do estudante sobre a própria realidade. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo, utilizando o modelo aberto de categorização. Em relação ao relato de História de Vida foram elencadas as seguintes categorias: (a) Local de Moradia, (b) Atravessamentos Intrafamiliares, (c) Atravessamentos Extrafamiliares e (c) Dificuldades Escolares. Em relação ao Projeto de Vida foram elencadas as seguintes categorias: (a) Trabalho, (b) Bens Materiais, (c) Relacionamento Afetivo, (d) Aprimoramento Pessoal, (e) Ajuda a Outrem e (f) Estudo.A partir dos resultados, percebeu-se que os participantes do estudo sofreram e sofrem uma série de violências e exclusões, consequências de sua situação social, econômica e cultural. Observou-se que a maior parte dos Projetos de Vida dos adolescentes objetiva a conquista de um trabalho, estabilidade financeira, acesso a bens e a serviços básicos. Além disso, destacou-se que os adolescentes constroem seus Projetos de Vida com o objetivo de ajudar suas famílias de origem e suas comunidades a construírem uma vida melhor e mais digna. Este estudo chama atenção para importância de se promover ações práticas de intervenção, enfrentamento e prevenção ao fracasso escolar e outras violências sofridas por essa população, considerando o Projeto de Vida como possível ferramenta emancipadora e transformadora da realidade desses sujeitos e suas famílias.Adolescence is a phase of human development, which exists from a historical and social context, and reflects the interests and possibilities of the culture in which it is inserted. The Life Project can be an important protection tool for adolescents, as it enables reflection and criticism about their own reality, so that it can be transformed. The construction of a Life Project is inseparable from the individual, because he thinks about projects for the future, whether structured or not. Youth and Adult Education (EJA) is composed of a heterogeneous student population, consisting of adolescents, adults and the elderly. Recently, EJA has been experiencing a phenomenon of “juvenilization”, a term referring to the exclusion of a large number of adolescents from regular education to EJA, as a result of school failure. This study aimed to characterize who are the adolescents of EJA and how they think about their Life Projects. Data collection took place in August 2019 and the study included 16 adolescents aged 15 to 18 years old students from a low socioeconomic region of a city in the interior of the state of. The instruments used were: (a) Sociodemographic Data Interview, (b) SemiStructured Interview on Life History and (c) Semi-Structured Interview on Life Projects. All questions were opened in order to respect the student's perspective on their own reality. Data were analyzed through content analysis using the open categorization model. Regarding the Life History report, the following categories were listed: (a) Place of Housing, (b) Intrafamilial Crossings, (c) Extrafamily Crossings and (c) School Difficulties. Regarding the Life Project, the following categories were listed: (a) Work, (b) Material Goods, (c) Affective Relationship, (d) Personal Improvement, (e) Aid Others and (f) Study. From the results, it was noticed that the study participants suffered and suffer a series of violence and exclusions, consequences of their social, economic and cultural situation. Most of the Adolescent Life Projects aim to achieve work, financial stability, access to basic goods and services. In addition, it was emphasized that adolescents build their Life Projects with the aim of helping their families of origin and their communities to build a better and more dignified life. This study draws attention to the importance of promoting practical actions of intervention, coping and prevention of school failure and other violence suffered by this population, considering the Project of Life as a possible emancipating and transformative tool of the reality of these subjects and their families.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESPUC-CampinasDellazzana-Zanon, Letícia LovatoPontifícia Universidade Católica de CampinasMaciel, Mateus Carmona2022-02-16T18:56:00Z2022-02-16T18:56:00Z2020-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15775porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:13Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15775Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:13Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano, que existe a partir de um contexto histórico e social, e reflete os interesses e possibilidades da cultura na qual ela está inserida. O Projeto de Vida pode ser uma importante ferramenta de proteção para os adolescentes, uma vez que ele possibilita a reflexão e a crítica sobre a própria realidade, de modo a poder transformá-la. A construção de um Projeto de Vida é indissociável do indivíduo, pois ele pensa em projetos para o futuro,seja de maneira estruturada ou não. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é composta por uma população de estudantes heterogênea, constituída por adolescentes, adultos e idosos. Recentemente, a EJA tem vivenciado um fenômeno de “juvenilização”, termo referente à exclusãode um grande número de adolescentes do Ensino Regular para a EJA, consequência do fracasso escolar. Este estudo se propôs a caracterizar quem são os adolescentes da EJA e como eles pensam seus Projetos de Vida. A coleta dos dados ocorreu em agosto de 2019 e participaram do estudo 16 adolescentes de 15 a 18 anos estudantes de uma região de nível socioeconômico baixo de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram: (a) Entrevista de Dados Sociodemográficos, (b) Entrevista Semiestruturadasobre a História de Vida e (c) Entrevista Semiestruturada sobre Projetos de Vida. Todas as perguntas foram abertas, a fim de respeitar a perspectiva do estudante sobre a própria realidade. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo, utilizando o modelo aberto de categorização. Em relação ao relato de História de Vida foram elencadas as seguintes categorias: (a) Local de Moradia, (b) Atravessamentos Intrafamiliares, (c) Atravessamentos Extrafamiliares e (c) Dificuldades Escolares. Em relação ao Projeto de Vida foram elencadas as seguintes categorias: (a) Trabalho, (b) Bens Materiais, (c) Relacionamento Afetivo, (d) Aprimoramento Pessoal, (e) Ajuda a Outrem e (f) Estudo.A partir dos resultados, percebeu-se que os participantes do estudo sofreram e sofrem uma série de violências e exclusões, consequências de sua situação social, econômica e cultural. Observou-se que a maior parte dos Projetos de Vida dos adolescentes objetiva a conquista de um trabalho, estabilidade financeira, acesso a bens e a serviços básicos. Além disso, destacou-se que os adolescentes constroem seus Projetos de Vida com o objetivo de ajudar suas famílias de origem e suas comunidades a construírem uma vida melhor e mais digna. Este estudo chama atenção para importância de se promover ações práticas de intervenção, enfrentamento e prevenção ao fracasso escolar e outras violências sofridas por essa população, considerando o Projeto de Vida como possível ferramenta emancipadora e transformadora da realidade desses sujeitos e suas famílias. |
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