Evangelicalismo Latino-americano: uma perspectiva histórica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16314 |
Resumo: | A presente pesquisa lida com a problemática da formação da identidade evangelical latino-americana a partir de seus contingentes históricos na segunda metade do século XX. Primeiro, expõe as dificuldades relativas ao tema, tais como o problema semântico ligado à palavra evangélico e a transdenominacionalidade ligada às formas carismáticas de vivência da fé cristã. Também faz um breve retrospecto do estudo acadêmico do protestantismo e do evangelicalismo no qual esta se insere. Então apresenta caminhos para se tratar da problemática específica desta pesquisa. Num segundo momento, trabalha com a questão do campo político-religioso no qual o evangelicalismo latino-americano desenvolve sua identidade, apresentando seus principais agentes informativos: o catolicismo, ecumenismo e fundamentalismo. Por fim, faz uma análise discursiva dos documentos finais dos principais congressos e conferências evangélicas latino-americanas e do Congresso de Lausanne (1974). Assim, o Evangelicalismo é visto como um produto histórico em íntima relação com o contexto político, social e religioso das décadas estudadas. É fruto tanto fundamentalismo de onde desenvolve seu anti-ecumenismo, quando do ecumenismo do qual herda alguns questionamentos quanto à prática missiológica. |
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Evangelicalismo Latino-americano: uma perspectiva históricaEvangelicalismo Latino-AmericanoEcumenismoFundamentalismo.Latin American EvangelicalismEcumenismFundamentalism.A presente pesquisa lida com a problemática da formação da identidade evangelical latino-americana a partir de seus contingentes históricos na segunda metade do século XX. Primeiro, expõe as dificuldades relativas ao tema, tais como o problema semântico ligado à palavra evangélico e a transdenominacionalidade ligada às formas carismáticas de vivência da fé cristã. Também faz um breve retrospecto do estudo acadêmico do protestantismo e do evangelicalismo no qual esta se insere. Então apresenta caminhos para se tratar da problemática específica desta pesquisa. Num segundo momento, trabalha com a questão do campo político-religioso no qual o evangelicalismo latino-americano desenvolve sua identidade, apresentando seus principais agentes informativos: o catolicismo, ecumenismo e fundamentalismo. Por fim, faz uma análise discursiva dos documentos finais dos principais congressos e conferências evangélicas latino-americanas e do Congresso de Lausanne (1974). Assim, o Evangelicalismo é visto como um produto histórico em íntima relação com o contexto político, social e religioso das décadas estudadas. É fruto tanto fundamentalismo de onde desenvolve seu anti-ecumenismo, quando do ecumenismo do qual herda alguns questionamentos quanto à prática missiológica.This Dissertation investigates the social function of the symbol of God's Kingdom and the role it played during specific periods of the history of the Christian religion, as well as the ways in which was suitable as power of social legitimacy by different groups. To achieve this, we used a methodology that is divided in three moments: as a basic strategy is research used the qualitative method, which will assist in the description of the Kingdom of God, symbol of its meaning, ressignificações and evolution that suffered during the periods covered; How to approach and method of data collection was chosen the hypothetico-deductive, through which, from the gap of knowledge that is evident in problem formulated, it is possible to develop hypotheses and test them through the process of deductive inferences; finally, as a method of procedure and data analysis is comparative-historical method, which, at the time investigating the events, circumstances and institutions of the past, can also check similarities and explain differences with other periods, explaining the way the social function of the Kingdom of God symbol was developed in the past and its influence in later periods. One of the hypotheses obtained as a result is that the main social function of the symbol of God's Kingdom play a structuring role and organizer of life in society, through a discursive and symbolizing action plan whose objectives are to create an ideal society through religion. With that, one of the arguments that is driven by this result relates to ambiguity in the use of the symbol that is the result of disputes and group interests, sometimes antagonistic, who dispute the legitimacy and the symbol manipulation.PUC-CampinasSilva, Ana Rosa Cloclet daPontifícia Universidade Católica de CampinasSimões, Eduardo Vagner Santos2022-02-18T12:52:20Z2022-02-18T12:52:20Z2016-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/163146173272612799925porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:37Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16314Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:37Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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