Niilismo e religião na pós-modernidade: a sentença da morte de Deus e sua incidência na religião cristã
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16545 |
Resumo: | A presente pesquisa objetiva analisar a correlação entre o niilismo nietzschiano e a religião cristã no período denominado como Pós-moderno. Essa correlação não é sugerida ao acaso. A sua razão de ser decorre do anúncio da “morte de Deus” proferido pelo insensato, personagem do enredo presente no aforismo 125 da obra A gaia ciência (1882) de Nietzsche. Esse anúncio, bem como outros textos nietzschianos sobre o tema, impactaram as estruturas epistemológicas que dizem respeito à religião, sobretudo, a cristã. Consequentemente, a compreensão e a prática da religião cristã passaram e ainda passam por uma mudança, em que pese o lugar de Deus e da própria religião na vida ordinária. Diante disso, a ideia da “morte de Deus” – lema no niilismo nietzschiano – contribuiu para que os fundamentos e valores preestabelecidos pela metafisica tradicional fossem repensados acerca da sua validade e relevância para a sociedade ocidental. Um importante efeito disso tem sido demonstrado pela perda de referências e abandono dos metarrelatos que tentavam explicar e dar sentido às vivências humanas. Compreende-se que essa seja uma importante característica do presente período histórico no Ocidente, chamado de Pós-moderno por importantes intelectuais que estudam o tema. Assim, analisar em que medida o referido anúncio nietzschiano incide na compreensão e prática da religião cristã, tendo a pósmodernidade como lócus dessa correlação, urge como demanda para a melhor compreensão do período contemporâneo e da religião enquanto objeto sistemático de estudo. O método utilizado para a condução dessa pesquisa firma-se, majoritariamente, em pesquisas bibliográficas com especial ênfase aos escritos de Nietzsche sobre o tema da “morte de Deus” e do importante filósofo alemão Heidegger, além da compreensão dos filósofos Lyotard e Vattimo acerca da pósmodernidade. Os resultados desse trabalho apontam para um novo momento do fazer religioso no Ocidente, que se resume em novas formas de compreensão do sagrado e, portanto, do modo como a religião cristã tem sido praticada no presente período. A conclusão dessa pesquisa apresenta-se como caminho aberto, acerca da medida depuradora que o anúncio da “morte de Deus” tem trazido para a compreensão e o exercício da religião cristã. Mais do que uma relação antagônica, niilismo e religião cristã sugere uma correlação positiva, de modo que a religião continua com a mesma força de outrora sobre o imaginário humano, porém, sob uma nova perspectiva de abertura dialogal que visa superar os erros do passado. |
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Niilismo e religião na pós-modernidade: a sentença da morte de Deus e sua incidência na religião cristãNiilismoReligião cristãPós-modernidadeMorte de DeusNihilismChristian religionPostmodernityDeath of GodA presente pesquisa objetiva analisar a correlação entre o niilismo nietzschiano e a religião cristã no período denominado como Pós-moderno. Essa correlação não é sugerida ao acaso. A sua razão de ser decorre do anúncio da “morte de Deus” proferido pelo insensato, personagem do enredo presente no aforismo 125 da obra A gaia ciência (1882) de Nietzsche. Esse anúncio, bem como outros textos nietzschianos sobre o tema, impactaram as estruturas epistemológicas que dizem respeito à religião, sobretudo, a cristã. Consequentemente, a compreensão e a prática da religião cristã passaram e ainda passam por uma mudança, em que pese o lugar de Deus e da própria religião na vida ordinária. Diante disso, a ideia da “morte de Deus” – lema no niilismo nietzschiano – contribuiu para que os fundamentos e valores preestabelecidos pela metafisica tradicional fossem repensados acerca da sua validade e relevância para a sociedade ocidental. Um importante efeito disso tem sido demonstrado pela perda de referências e abandono dos metarrelatos que tentavam explicar e dar sentido às vivências humanas. Compreende-se que essa seja uma importante característica do presente período histórico no Ocidente, chamado de Pós-moderno por importantes intelectuais que estudam o tema. Assim, analisar em que medida o referido anúncio nietzschiano incide na compreensão e prática da religião cristã, tendo a pósmodernidade como lócus dessa correlação, urge como demanda para a melhor compreensão do período contemporâneo e da religião enquanto objeto sistemático de estudo. O método utilizado para a condução dessa pesquisa firma-se, majoritariamente, em pesquisas bibliográficas com especial ênfase aos escritos de Nietzsche sobre o tema da “morte de Deus” e do importante filósofo alemão Heidegger, além da compreensão dos filósofos Lyotard e Vattimo acerca da pósmodernidade. Os resultados desse trabalho apontam para um novo momento do fazer religioso no Ocidente, que se resume em novas formas de compreensão do sagrado e, portanto, do modo como a religião cristã tem sido praticada no presente período. A conclusão dessa pesquisa apresenta-se como caminho aberto, acerca da medida depuradora que o anúncio da “morte de Deus” tem trazido para a compreensão e o exercício da religião cristã. Mais do que uma relação antagônica, niilismo e religião cristã sugere uma correlação positiva, de modo que a religião continua com a mesma força de outrora sobre o imaginário humano, porém, sob uma nova perspectiva de abertura dialogal que visa superar os erros do passado.The present research aims to analyze the correlation between Nietzschean nihilism and the Christian religion in the period known as Postmodern. This correlation is not suggested by chance. Its raison d'être stems from the announcement of the “death of God” made by the fool, a character in the plot present in aphorism 125 of Nietzsche's The Gay Science (1882). This announcement, as well as other Nietzschean texts on the subject, impacted the epistemological structures that relate to religion, especially the Christian one. Consequently, the understanding and practice of the Christian religion has undergone and is still undergoing a change, despite the place of God and of religion itself in ordinary life. In view of this, the idea of the "death of God" - motto in Nietzschean nihilism - contributed to the rethinking of the foundations and values pre-established by traditional metaphysics about their validity and relevance to Western society. An important effect of this has been demonstrated by the loss of references and the abandonment of meta-reports that tried to explain and give meaning to human experiences. It is understood that this is an important characteristic of the present historical period in the West, called Postmodern by important intellectuals who study the subject. Thus, analyzing the extent to which the aforementioned Nietzschean announcement affects the understanding and practice of the Christian religion, having postmodernity as the locus of this correlation, urges as a demand for a better understanding of the contemporary period and of religion as a systematic object of study. The method used to conduct this research is based mainly on bibliographic research with special emphasis on the writings of Nietzsche on the theme of the "death of God" and the important German philosopher Heidegger, in addition to the understanding of the philosophers Lyotard and Vattimo about the post -modernity. The results of this work point to a new moment of religious practice in the West, which is summarized in new ways of understanding the sacred and, therefore, of the way in which the Christian religion has been practiced in the present period. The conclusion of this research presents itself as an open path, about the purifying measure that the announcement of the “death of God” has brought to the understanding and exercise of the Christian religion. More than an antagonistic relationship, nihilism and Christian religion suggest a positive correlation, so that religion continues with the same strength as in the past on the human imagination, however, under a new perspective of dialogic opening that aims to overcome the mistakes of the past.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Kirchner, RenatoPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Lima, Jocinei Godoi2022-04-07T19:04:38Z2022-04-07T19:04:38Z2022-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/165458429437549840243porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:37Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16545Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:37Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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